/ Brasilia, Uncategorized/ 11 comments

Tenho feito uma série de posts sobre a nossa capital e já contei aqui o quanto me encantei quando pude entrar e conhecer o Palácio do Planalto. Mas se existe um lugar que me conquistou ainda mais foi em nossa visita ao Palácio do Itamaraty. Vem comigo conhecer esse ícone arquitetônico da nossa capital!

HISTÓRICO

O Palácio do Itamaraty abriga o Ministério das Relações Exteriores. Por isso não é raro que os repórteres se refiram ao ministério usando a palavra Itamaraty. O palácio, desenhado por Oscar Niemeyer foi inaugurado em 1970 já para este fim. Até hoje, é lá que recebemos presidentes e chefes de estado de outros países.

Se você percorrer a Esplanada dos Ministérios, vai perceber que os prédios que abrigam cada ministério foram planejados e construídos dentro de um padrão. Exceto o Palácio do Itamaraty. Isso aconteceu exatamente pelo significado desse ministério e pela importância das suas visitas.

ÁREA EXTERNA

O Palácio já se destaca por fora. Com lindos jardins planejados por Burle Marx, espelhos d´agua e inúmeras colunas, ele receberia o nome inicial de Palácio dos Arcos, e não é difícil entender o porquê!

Visita ao Palácio do Itamaraty

Detalhes do Palácio

Por falar na área externa, o que mais me chamou a atenção foi o jardim aquático. Ele circunda o palácio como aqueles fossos de castelos antigos, o que dificulta o acesso direto da rua ao prédio.

A VISITA GUIADA AO PALÁCIO DO ITAMARATY

Se o Itamaraty já é lindo por fora, imagine só por dentro!

A visita ocorre em grupos pequenos e começa pelo térreo. O acesso principal, na parte da frente do palácio permanece fechado no dia a dia, por isso, adentramos ao térreo pelo lado. Lá, um vão enorme com uma escada linda já nos deixaria boquiabertos. Trata-se de um dos maiores vãos abertos sem coluna do mundo. A grandiosidade impressiona.

O térreo em si já é obra de arte, mas ainda tem uma escultura na qual se pode mexer e mudar sua forma. Chamada Ponto de Encontro, possui 230 placas de alumínio presas em um eixo, mas móveis em volta dele, compondo diferentes formas. .No fundo, mas não menos importante, mais um adorável jardim aquático de Burle Marx.

Visita ao Palácio do Itamaraty

Jardins internos no Palácio do Itamaraty

Caprichamos nas fotos nessa área, pois por ali não tem escritórios. O térreo é usado somente para circulação e solenidades, por isso é permitida a foto durante a visita.

A linda escada dá acesso à próxima parte do nosso passeio.visita ao Palácio do Itamaraty

O segundo andar tem uma parede no estilo Cobogó desenhada por Athos Bulcão e chamada Treliça. Outra obra de arte! Como é uma área funcional, ou seja, aonde pessoas trabalham, não se pode tirar fotos.

Visita ao Palácio do Itamaraty

Vão aberto no térreo do Palácio do Itamaraty

Está gostando de acompanhar a visita ao Palácio do Itamaraty? Então veja o relato de nossa visita ao Palácio do Planalto!

O mesmo ocorre na área interna do terceiro pavimento. Para conhecer os tapetes persas, as obras de artistas renomados e os mobiliários antigos em estado perfeito de conservação, você precisará agendar a visita e ver com seus próprios olhos.

Dentre os ambientes que se pode visitar, temos uma sala com nada mais nada menos a mesa em Jacarandá na qual a Princesa Isabel assinou a lei Áurea.

Felizmente, a área externa do Palácio pode ser fotografada. Infelizmente, a minha câmera deu tilt e as fotos ficaram meio escurecidas e eu tive que tratá-las para postar aqui! Que jardim!

As plantas que compõem esse e os demais jardins do palácio são Tropicais ou originárias do cerrado

Visita ao Palácio do Itamaraty

Jardim Suspenso do Palácio do Itamaraty

AGENDE SUA VISITA AO PALÁCIO DO ITAMARATYvisita ao Palácio do Itamaraty

A nossa visita ao Palácio do Itamaraty teve duração de cerca de 50 mins.

Não sei se era por conta da guia, foi a que eu achei mais séria e restrita que a visita guiada ao Palácio do Planalto e a do Congresso Nacional. Ainda assim, foi a mais linda! Para agendar, você precisa fazer contato com o email visita@itamaraty.gov.br .

11 Comments

  1. Pingback: Visita Palácio do Planalto: Conheça por dentro! ⋆ Destinos & Afins

  2. Trabalho em frente ao Itamaraty, vejo ele da minha janela o dia inteiro e acredita que nunca entrei lá! Preciso ir, ainda mais depois do seu post. Que vergonha pra mim!

    1. Por favor, Adriana! É Tão lindo que quero voltar! Você não vai se arrepender

  3. Concordo com você, o Itamaraty é lindo e eu acho que um dos prédios mais lindos de Brasilia. Fiz essa visita em 2016 e vale muito a pena.

  4. Lindo mesmo este palácio, obrigada por compartilhar. Me deixou aqui louca de vontade de ir pra fotografar!

    1. É realmente um excelente cenário para fotos!

  5. Já passei pelo Itamaraty algumas vezes mas também nunca tive a oportunidade de entrar! Da próxima vez será diferente haha

    Abraços!

  6. Quando fui a Brasília não consegui visitar o Palácio. Fiquei bem curioso e com vontade de ir agora que li seu post.

  7. Pingback: Destaques de Viagem: 13 de Abril de 2018 – Roteiro Planejado

  8. Que bonito, eu nem sabia dessa possibilidade de fazer a visita na parte interna. Quando fui, conheci só por fora mesmo.

O que você achou??