/ Rio de Janeiro, Rio de Janeiro | Bairro a Bairro, Rio de Janeiro | Capital/ 14 comments

Urca

Urca vista da Baía de Guanabara

Você conhece a URCA? Mesmo não sendo carioca, você já deve ter ouvido falar desse pacato bairro à beira-mar do Rio de Janeiro, que conquistou até o Rei Roberto Carlos, o mais famoso morador da região.

Eu acho que esse bairro merece um dia inteiro de visita. Conheça cada um dos lugares que estamos falando, bem na ordem apontada aqui. Se consegui agendar a dica bônus, melhor ainda!

Além de ser o Bairro onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada, a Urca também marca a Porta de Entrada para a Baía de Guanabara, o que fez com que quartéis de Exército e Fortaleza se instalassem por lá a fim de proteger a entrada da cidade.

Como chegar na Urca

O bairro, além de pequeno, marca uma das extremidades da cidade. Isso quer dizer que não é um local de passagem. Por Isso, não são muitos os meios de transporte que passam por ali.

Ônibus

  • A linha 107 sai da Central e passa pelo Centro da Cidade;
  • O 513 vem da Lagoa e passa por dentro do bairro de Botafogo;
  • O Circular 2 faz o trajeto Urca x Leblon pelo Jardim Botânico, túnel Rebouças e Laranjeiras

Metrô

O metrô não chegou à Urca, mas está no seu bairro vizinho, Botafogo. De lá, você vai pegar o ônibus 513.

A combinação metrô + ônibus 513 é a melhor se você está em Copacabana ou Ipanema e quer chegar ao bairro de transporte público.

Bike

O bairro também é servido por ciclovias, o que pode ser bem útil para quem estiver em bairros próximos.

 

Se você ainda não conhece a Urca, continue lendo para descobrir 11 motivos + dica Bônus no final!!

 

Praia Vermelha

Urca

Fim de tarde na Praia Vermelha

A Praia Vermelha é uma subregião do bairro, onde fica a principal atração do RJ: o Pão de Açúcar! Mas não é só isso. Continue lendo para babar por essa parte da Urca!

UrcaA Praia Vermelha é a mais charmosa do RJ na minha humilde opinião. Ela está aos pés do Morro Pão de Açúcar. O entardecer ali é uma beleza. Além de tomar um banho de sol e de mar, você pode praticar SUP e Canoagem.

Ela está cercada por dois antigos fortes. Um abriga uma escola municipal (na qual eu fiz o meu jardim de infância) e outra um clube militar. Ambos possuem réplicas de canhões que eram usados para proteger a cidade, pois o mar naquela região é o acesso à Baía de Guanabara.

 Pão de Açúcar

Pão de Açúcar: esse não é só o primeiro motivo para você visitar a Urca, esse é o primeiro motivo para você visitar o RJ.

UrcaPara quem ainda não sabe, funciona da seguinte forma: você pega o bondinho no primeiro trecho e ele te deixa no Morro da Urca.O segundo trecho te deixa no Morro Pão de açúcar, o mais alto e pontudo.

Entre as duas estações você encontra bondinhos antigos, museus, lanchonetes, vistas e mais vistas, mirantes, heliponto, etc. O passeio é maravilhoso. Tente ir com o dia aberto na parte da tarde para esperar o pôr do sol.

BIZÚ: No Morro da Urca rolam algumas festas no final de semana a noite. Acompanha e programação. Se você tiver oportunidade de ir a alguma delas, aproveite! Não são baratas, mas ver o sol nascer de lá de cima, é surpreendente. Quando você vai á uma festa, não tem acesso ao Morro Pão de Açúcar. Por isso, são duas visitas diferentes. Uma contemplativa e outra para diversão!

BIZÚ 2: Tá sem grana para conhecer esse cartão postal? Continua lendo pois vou contar aonde se sobre uma trilha para chegar ao Morro de Urca!

Praça General Tibúrcio

Praia Vermelha

Praça General Tibúrcio

Praça General Tibúrcio. Rodeada por edifícios históricos militares, a praça fica a passos de distância da estação inicial do bondinho.

Nela você tem um ângulo lindo para o Pão de Açúcar, mas os atrativos também estão no chão: um enorme monumento aos mortos na Intetona Comunista, chafariz, banquinhos e jardim que costumam estar bem cuidados, pois são mantidos pelos militares.Urca

Está curtindo o Rio de Janeiro? Veja mais dicas AQUI.

Pista Cláudio Coutinho

Atrás da escola municipal, à extrema esquerda da praia, tem uma subidinha que você não pode ignorar. É o acesso à pista Claudio Coutinho, uma pista entre o mar e a montanha de onde você pode ver a Praia Vermelha por outro ângulo. Também conhecido como caminho do bem-te-vi, mas o nome atual se popularizou em homenagem ao ex treinador da seleção brasileira.

UrcaA pista tem 1,25km de extensão e sinalização a cada 50m. Perfeita para a prática de corrida ou caminhada.

De lá parte a trilha aonde você pode chegar de graça ao Morro da Urca após 40 mins de subida. Chegando no topo, você pode descer de volta ou adquirir o ingresso e usar o bondinho. Na minha infância a descida pelo bondinho era cortesia, era comum fazermos piqueniques lá em cima…  A pista também é controlada pelo exército e abre de 6hrs às 18hrs.

Clube Militar

Praia Vermelha

Réplica de Canhão

Círculo Militar da Praia Vermelha (ou CMPV) é o clube que eu falei que fica do outro lado da praia. Ele tem como atração, além da réplica do canhão utilizado para proteger a entrada da baía, um relógio do sol e o restaurante Terra Brasilis, que tem comida brasileira delícia, pizza na lenha com música ao vivo depois das 18hrs e, adivinhe: lindíssima vista para o mar e o morro.

Praia Vermelha

Restaurante Terra Brasilis

Repare que eu falei de 5 pontos e nem entrei direito no Bairro da Urca!!!

Mureta da Urca

Urca

A famosérrima mureta da Urca

Saindo da Praça General Tibúrcio, pegue a primeira rua à direita (Rua Ramon Franco) até ver o mar. Ali funciona a versão mais nova e barata da Mureta da Urca. Já vou explicar porquê. Se quiser tomar um chopp apreciando a vista…

Igreja Nossa Senhora do Brasil

De lá, siga para a direita a Avenida Portugal (a beira mar) até a Igreja Nossa Senhora do Brasil. Uma linda igrejinha, com cara de cidade pequena de frente para o mar. Se for à missa de domingo, torça para encontrar o Rei Roberto, figurinha carimbada, pois mora três prédios a frente;

Praia da Urca

A Avenida Portugal termina na Praia da Urca. Mesmo que você veja ela cheia, não arrisque o banho, pois não costuma estar própria. Entretanto, um fim de tarde ou almoço nos restaurantes do entorno é imperdível.

Contornando a praia, existe um prédio por onde os carros passam por baixo. Ali, onde já funcionou a TV Tupi e o Cassino da Urca hoje é a sede do IED, o Instituto Europeu de Design, um local com cursos e palestras que abordam design de mobiliário, interiores, moda e etc).

No térreo há uma cafeteria que também oferece refeições leves, mas não abre aos domingos.

Bar Urca

Urca

A vista da Mureta na altura do Bar Urca

Continue acompanhando o mar até chegar na original mureta da Urca, onde fica o Bar Urca. Os finais de semana sempre bombaram de casais e famílias locais, além dos frequentadores de uma escola de mergulho que funcionava em uma embarcação naquela altura. De alguns anos para cá, o lugar virou moda total e chega a ser difícil conseguir um espacinho naquela mureta.

Mureta em frente ao Bar Urca

 

Os pedidos que antes eram feitos a garçons que atravessavam a rua e te identificavam pelas características (tinha a comanda do casal jovem, mãe e filha de azul, etc), hoje são feitos no próprio balcão do bar.  Se o bar é pequeno, não espere nada muito maior no restaurante que funciona no seu segundo andar. Mas a comida é deliciosa!! O camarão na Moranga é divino. Se não quer ter dor de cabeça na fila, chegue umas 10:30, peça seu pastel, fique na mureta e deixe seu nome na fila para quando a porta do restaurante abrir.

 

Fiquei devendo explicar a razão de a mureta lá do início ser a versão mais nova e barata, mas você já deve ter entendido. Com tanta gente frequentando o Bar Urca, os preços por lá subiram um pouco.

Quadrado da Urca

Quadrado da Urca

O  Cristo estava encoberto no dia da foto…

Quase saindo da Urca, você passa por uma ponte com uma bela vista para o Iate Clube, o Cristo Redentor e uns barquinhos de pescadores. Ali é o lindíssimo Quadrado da Urca. Patrimônio tombado, o quadrado e a praça ao lado, são locais super pacatos e diferentes.

Urca

… Mas minha cunhada salvou! Tinha uma foto com o Cristo aparecendo!!!

Sempre tenho a impressão de estar no interior por lá. Não é bem cuidada como a Praça General Tibúrcio, mas a visita é obrigatória.

Dica Bônus!

Fortaleza de São João! O bairro é rodeado por quartéis militares e a Fortaleza fica bem no final dele.

O local onde hoje funciona a Escola de Educação Física do Exército é paradisíaco: conta com duas praias e uma belíssima fortaleza, que foi cenário da história do Brasil: foi ali que foi fundada a cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá em 1565.

Urca

O Forte visto do avião (na parte debaixo, onde tem um campo de Futebol)

Para visitar, se você não é militar, pode agendar nos contatos abaixo:

Serviço 
Av João Luiz Alves, s/nº – Urca – Rio de Janeiro
Visitação: (apenas para grupos, com hora marcada): de 2ª a 5ª feira, das 09:00  às 16:00h 6ª feira, das 09:00 às 12:00h
Tel(s).: (21) 2543-3323 –  Fax.: 2295-0743
Email: csdpep@hotmail.com

Onde se Hospedar na Urca?

Gostou tanto que quer se hospedar no Bairro? Eu não lhe julgo. Morei 18 anos por lá e só penso em voltar.

Nao existem muitas opções de hotel no bairro, e eu não gosto de indicar os que não tem aspecto ou avaliação legal, então indico esse:

O Hotelinho tem uma excelente avaliação e piscina com vista diva!

Mas não desanime…

O Airbnb também tem boas opções.  Se você nunca se inscreveu lá, acesse esse link, se inscreva e ganhe R$ 100 de desconto em sua primeira hospedagem.

Esse apartamento é uma graça e está com um preço ótimo!

Esse loft tem o preço Mara e você vive como um morador!

Esse apartamento de 3 quartos é bem próximo da mureta e da para ir em família!

Studio bom, bonito, barato e reformado! Quem quer? 3 opções…  Aqui, Aqui e aqui!

Essa casa de vila com decoração charmosa e cheia de referências é ideal para levar os amigos.

Quer acordar e ver o Cristo? Toma esse apê!

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo #RIOunico, e tem como tema levantar atrativos turísticos interessantes espalhados pelos bairros do Rio de Janeiro. Para acessar outros posts de outros bairros do Rio veja a lista abaixo:

Post: Um Roteiros pelo charmoso bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro
Blog: Olívia Garimpando Por Aí

Post: Descubra e Encante-se com a Lagoa Rodrigo de Freitas
Blog: Viagens Bacanas

Post: Madureira: expressão da alma do subúrbio carioca
Blog: chicaslokas

Post: Roteiro de 1 dia en Paquetá: O que fazer?
Blog: Despachadas

Post: Por que se hospedar em Copacabana no Rio de Janeiro (e o que fazer no bairro)?
Blog: 1 viagem, 2 visões

Post: O que fazer na Barra da Tijuca
Blog: Diário de uma Viajante

 

14 Comments

  1. Morei no Rio durante 2 anos. Dois maravilhosos anos. E sabe ? Adorava ir na praia vermelha me bronzear e subir até o Pão de Açúcar pela trilha. Sabe se existe ainda ?

  2. Que arraso esse post! Eu que vivo indo ao Rio e tenho família que mora lá não conheço tudo o que disseram. preciso fazer a trilha da Urca, sabia…..

  3. Fui ao Rio 2x e é um destino que sempre tenho vontade de voltar. Em nenhum das duas vezes que fui eu conheci o Bairro da Urca, mas já ouvi falar muito do Bar do Urca, a famosa mureta e da Praia Vermelha. Agora o mais me interessou foi a sua diva bônus, da Fortaleza de São João. Preciso reservar com muita antecedência?

    1. Nada! Liga pra lá e marca! O bairro é lindo, você precisa ir!

  4. Nostalgia total ler esse post! Eu amo a urca e sempre que vou ao rio fico por lá. Amo acordar e ir correr na Cláudio Coutinho, ficar na mureta conversando, a praia vermelha.. é um bairro que fico muito tranquila e acho muito seguro! arrasou no post!

  5. Que sonho deve ter sido estudar tão pertinho da praia. O Rio é incrível mesmo, né? Cada bairro com suas particularidades e cheios de coisas para se fazer… Adorei as dicas! Certeza que da próxima vez que for ao Rio vou seguir seu roteiro! =)

  6. Morando no Rio há 13 anos, percebo que nunca explorei a Urca como deveria! Adorei o seu post e as fotos! Vou aproveitar esse fim de semana de folga e passear pelo bairro! Se der praia já começo pela Praia Vermelha e termino curtindo a tarde sentada na Mureta da Urca! Adorei!

  7. Acredita que meu primeiro passeio no Rio foi no Pão de açúcar, foi um dos melhores passeios que fiz. Ameii!! Mas ainda não conheço a praia e nem a mureta famosa da Urca, gosteii das dicas.. Da próxima ida p Rio, quero a sua ilustre companhia rs..vamos tomar um chopinho com essa vista maravilhosa, fiquei morrendo de vontade de ir.. bjs

    1. Fechado!!! Vou amar te fazer companhia!

  8. Que delícia esse pedacinho do Rio, não conhecia! Fui há muito tempo para essa terra maravilhosa e estou planejando voltar, já salvei o post com essas dicas da Urca!

  9. Já tive a oportunidade de ir à praia da fortaleza! Que delicia de lugar! A Urca é aquele bairro apaixonante que te remete ao interior do Estado.
    Amo caminha pela pista Cláudio de Coutinho e nadar na praia vermelha! Preciso voltar a essa rotina de exercícios., kkkk…
    Ja fui numa festa à noite no Pão de Açúcar e achei bem legal! O clima é agradável e a vista da cidade à noite é fantástica também.

  10. Que post lindo!!! A Urca é um encanto e pontos apresentados por vocês são maravilhosos, a pista Claudio Coutinho tem um lugar especial no meu coração.

  11. Adorei as dicas da Urca, acho esse bairro um charme. Estou louca para conhecer a Pista Claudio Coutinho.

  12. Amo o bairro da Urca e seu post fez jus aos encantos do lugar. Praia Vermelha, pista Cláudio Coutinho… Amoooo! Abraços!

O que você achou??