/ Argentina, Bariloche, San Martin de Los Andes/ 15 comments

Foi no planejamento da nossa lua de mel que lemos sobre uma cidadezinha que fica no fim da rota dos 7 Lagos, San Martin de Los Andes.San Martin de Los Andes

As descrições nos animaram: cidade com praia de lago, vida noturna, ruas gostosas de andar, pequena e aconchegante. Por isso, decidimos que um bate e volta talvez não fosse o ideal e reservamos uma noite por lá.

Como chegar a San Martin de Los Andes

San Martin de Los Andes

Ruta 40 é o nome da Rodovia que cruza Toda a Argentina e passa por San Martin de Los Andes

Vindo do Chile

Você pode chegar na cidade vindo do Chile pela rodovia, são somente 45km desde a fronteira e 184km de Pucón. Imagine juntar esses dois lugares em uma viagem?

Vindo da Bariloche e Villa La Angostura

O mais comum, entretanto, é chegar por lá após fazer a rota dos 7 lagos, passeio obrigatório para quem visita Bariloche no verão. São 190km desde a cidade. Caso você faça como noite, e passe uma noite na cidade de Villa la Angostura, o início da rota dos sete lagos, serão 107 km de distância.

Aqui não cabe falar em tempo de viagem, pois o caminho é muito lindo, então as pessoas vão mesmo parando e desviando até às praias lacustres.

Para não perder a chance de delirar com esse passeio, aconselho fortemente que vá de carro alugado. A estrada já está 100% asfaltada (os blogs que falam em caminho de rípio são relatos mais antigos!).

Aeroporto de Chapelco

Também existe um aeroporto mais próximo de San Martin que o de Bariloche chamado Chapelco. A Aerolineas voa para lá, e quando eu fui, estudei chegar opor Bariloche e sair por Chapelco, mas estava bem caro!

O que fazer em San Martin de Los Andes em um dia

O Charmoso centrinho

San Martin de Los Andes

Iglesia de San Jose

Passear pelo seu centrinho é clássico. Por lá, você vai encontrar a pracinha com feira de artesanato, a igrejinha de San José, a prefeitura e uma infinidade de cafés, restaurantes e sorveterias. As ruas eram bem arborizadas e seguras. Fomos no final de dezembro e estava bem movimentada. Essa época é alta temporada para os Argentinos e Chilenos. Se nós procuramos a neve no inverno, eles procuram as belas paisagens lacustres no verão. Ainda assim, encontramos alguns Brasileiros, como nós, maravilhados com a região nessa época do ano.

Lago Lácar

Passear na beira lago é outro clássico.  O Lago Lácar é o último da rota e tem uma praia extensa e um píer. Mesmo com os 18° que pegamos ao longo do dia, a praia estava movimentada e algumas pessoas se arriscavam na água! Por ali, você pode apreciar os “fiordes” Argentinos, fazer piquenique ou sentar em um restaurante da orla. Claro, se quiser arriscar, também pode dar uma nadadinha. Pelo o que soube, a temperatura média da água no verão pode chegar aos 11°… Gostoso, né? Rs Como as aguas dos lagos andinos são provenientes de degelo das montanhas da Cordilheira, você não vai conseguir encontrar água quentinha para se banhar.San Martin de Los Andes

 

Passear no lago também é uma opção. No píer do Lago Lácar, é possível contratar passeios, sendo o destino mais famoso Quila Quina, uma vila dentro de uma comunidade Mapuche. Os Mapuches, por sinal, serão assunto de qualquer guia turístico da região, pois foram os primeiros habitantes dessa região do país, são os nativos.

 

San Martin de Los Andes

Mirantes

Mirante Arrayan é bem pertinho do centro. Ao final da praia, ao invés de pegar a estrada à sua direita, suba  uma ladeira que começa bem ali à sua esquerda. Cerca de 2km e você estará no mirante que possibilita ver o lago, a praia e a cidade.

São dois mirantes Arrayan, alto e bajo. Um fica bem pertinho do outro. O baixo possibilita uma melhor vista da cidade e o alto, do Lago!

San Martin de Los Andes de cima parece aquelas cidades planejadas do Sin City!

San Martin de Los Andes

San Martin e a praia do Lago Lácar

Se você subir mais um pouco, verá placas para a Casa de Té (Chá em espanhol) Arrayán. Antes de ir, se informe se está aberto, pois ela fica echada em algumas épocas do ano.

Existe um outro Mirante também próximo ao Lago, mas na estrada. Ele se localiza quase chegando na cidade. Eu não consegui descobrir o nome do mirante (se é que ele foi batizado), então vamos chamá -lo aqui de Mirante da Estrada. De qualquer forma não tem erro, pois tem um pequeno recuo na estrada e sempre tem alguém lá. Tiramos a foto quando estávamos indo embora e estava nublado, mas vejam que escândalo essa visão do caminho que o Lago faz entre as montanhas.

Por último, o Mirador Las Bandurrias exige uns 40mins de caminhada. Quem foi disse que vale muito a pena!

Você vai ficar em San Martin de Los Andes por mais noites?

Então pergunte no centro de informações ao turista sobre as possibilidades. Indicamos o Vulcão Lanin, a trilha para o Lago Escondido e o Museo del Che Guevara!

E no inverno? Tem neve em San Martin de Los Andes?

Sim!!!! O Cerro Chapelco funciona como umaestacão de esqui no inverno. No verão, a pessoa que nos atendeu no Centro de Informações ao Turista do centro (bem na esquina da praça principal com a Av San Martin!) disse que não valia tanto a pena para quem tinha apenas 1 dia na cidade.

Onde ficar em San Martin de Los Andes

A cidade é bem turística e foi difícil escolher entre as opções. Optamos por nos hospedar no centro, pois teríamos um fácil acesso à praia e também as lojinhas e restaurantes.

 Escolhemos, então, o Hotel Y Cabañas Le Village e não nos arrependemos da localização. Em frente à igreja de San Jose, o hotel fica em um belo casarão. Os quartos são bem estilo serra, com detalhes modernos em madeira. Como estávamos em lua de mel resolvemos ostentar e pegamos esse quarto que é uma gracinha! O que eu posso falar de ponto negativo do hotel foi o mesmo que dei na avaliação: café da manhã simples.

San Martin de Los Andes

Quarto no Cabanas Le Village! Lindo!

Além desse, você pode procurar no booking  outras opções de hospedagem em San Martin de Los Andes. Para facilitar seu trabalho, pesquisei alguns lugares com bom custo benefício. Olha só:

  • Cabañas Aitue tem a melhor avaliação entre as diárias abaixo de 200 (em loft para casal). O lugar também tem apartamentos de 2 e 3 quartos com valores bem justos. Nota 9,5. Algumas acomodações têm uma pequena cozinha, o que ajuda a economizar com alimentação!
  • Tunkeley bem no centro. Bom, bonito, barato e bem localizado!
  • Sieteflores hosteria de montaña tem outra proposta. A 5km do centro,tem uma vista linda e uma piscina infinita pras montanhas. Mais romântica!

15 Comments

  1. Adorei San Martin de los Andes e toda a Ruta dos 7 lagos. Bateu uma saudade.

  2. Fizemos um bate e volta de Bariloche a San Martin e poi puxado, rs , mas a cidade é uma gracinha. Talvez a melhor opção seja mesmo passar mais tempo e curtir as atrações que vocês compartilharam com a gente. Boas dicas.

  3. Que fofura de cidade! Nem acredito que fui super perto mas não cheguei aí… terei que voltar!

  4. A região dos lagos andinos é incrível demais! Sou apaixonada e preciso voltar para conhecer cidades que pulei, como San Matín de los Andes. Parabéns, as fotos tão lindas!

  5. Adorei a dica! Não conhecia essa cidade e pelo seu relato me pareceu uma ótima opção para conhecer uma cidade do interior argentino fugindo do lugar comum de Bariloche. O lago parece bem agradável para um passeio.

  6. Que lugar charmoso para curtir a dois. Eu não conseguiria fazer praia com essa temperatura, mas com certeza daria um grande passeio por lá. As rosas junto da placa que diz Ruta 40 são maravilhosas!!

  7. Que lugarzinho tão lindo e pitoresco, a Argentina é um país incrível é dá vontade de conhecer quase tudo, ainda quero ir a San Martin de Los Andes!

  8. Pingback: Destaques de Viagem: 9 de Março de 2018 – Roteiro Planejado

  9. eu descobri esse lugar esses tempos e achei incrível! coloquei no meu roteiro da viagem de carro pela patagonia, q infelizmente não rolou…mas ai publiquei o roteiro pois vai rolar essa viagem daqui uns aninhos!

  10. Que graça de cidade. Estou querendo ir a Bariloche e agora já estou pensando em incluir San Martin no roteiro. Valeu pelas dicas.

    1. Pode incluir San Martin e Villa La Angostura sem medo!

  11. Estive e San Martin de Los Andes em minha primeira viagem à Argentina, muitos anos atrás. Passei alguns dias por lá fazendo snow e comendo fondue. Foram dias deliciosos nesta cidade tão lindinha!! 🙂

  12. Pingback: O que fazer em Bariloche no Verão? 8 dicas para você cair de amores ⋆ Destinos & Afins

  13. Oi, gostaria de saber como está a estrada de San martin de los Andes até Pucon, se já está toda asfaltada ou tem algo de terra. Pois estou programado para ficar em San Martin 2 dia e depois ir para Pucon de carro.

  14. Pingback: Trekking no Parque Lanin, em Junin e San Martin de Los Andes, Argentina

O que você achou??