/ Alagoas, Maceió, Paripueira/ 15 comments

Em muitas das nossas viagens, nos identificamos com alguns lugares a ponto de dizer: me mudaria pra cá amanhã! Você já sentiu isso? Conte aqui nos comentários!

Sentimos  essa vontade quando fomos à Maceió. Até hoje, morar, só lá!  Se voce quer entender o porquê, contamos um pouco da nossa passada por  Maceió em um outro post!

Além da capital, que tem aquele clima de cidade pequena, muitas praias no litoral Alagoano nos chamaram a atenção.

Por isso, aqui nesse post, vamos montar um roteiro esperto para que você possa conhecer o principal do estado e, quem sabe, se apaixonar também! Veja 3 opções de roteiro Alagoas e escolha a sua!

ROTEIRO ALAGOAS | 7 DIAS:

1º DIA – BARRA DE SÃO MIGUEL E PRAIA DO GUNGA:

Ficamos no Ibis em Maceió porque tiramos nos pontos. A maioria dos hotéis fica na Orla de Pajuçara ou Ponta verde, uma ao lado da outra. Ali mesmo as pessoas vendem mil passeios… E foi ali que reservamos um dia nesses dois destinos: Barra de São Miguel e Praia do Gunga. São duas praias próximas, é possível fazer em um mesmo passeio 2 em 1.

A primeira é bem bonitinha, tem bastante lojinhas e parece, pelo o que o guia nos contou, que é o refúgio dos ricaços no verão… Mas não achamos nada demais diante da beleza da vizinha, Gunga. Por isso, os passeios que passam por lá são muito rápidos.

Essa, fica numa fazenda de coqueiros, tem um mirante, vários passeios, até de ultraleve… Nós fizemos dois passeios no Gunga: um de quadriciclo e um que era uma lanchinha bem simples até os corais e para num banco de areia aonde tem um barzinho em alto mar. Não era lá um barzinho, mas tinha água de coco, cerveja e espetinho de camarão.

2º DIA – CÂNIONS DO RIO SÃO FRANCISO:

Como já contamos no  post de arrependimentos (sim, fizemos um post de arrependimentos, porque nem sempre é possível conhecer tudo em um destino turístico), não fizemos esse passeio e acho que é um dos maiores arrependimentos da nossa vida turística. Vimos alguns posts sensacionais sobre o lugar e é o porquê de indicamos esse passeio.  Vocês precisam conhecer.

3º DIA – MACEIÓ

Aproveite para conhecer a cidade e as deliciosas praias, faça o passeio às piscinas de jangada (eu escolhi a mais colorida que tinha na praia!!), e visite os centrinhos de artesanato. Ao contrário de outras capitais do nordeste, as praias são ótimas para banho. Aproveite!

Roteiro Alagoas

Pajuçara em Maceió

Já contamos em um dos nosss posts sobre as opções que Maceió oferece. Para montar o seu roteiro na cidade, não deixe de ler!!

4º DIA: RUMO À MARAGOGI COM PARADAS LINDAS E ESTRATÉGICAS

Existem duas formas de se chegar lá de carro: via BR, a estrada normal, e via Rota Ecológica. Nos fomos pela BR e voltamos pela Rota. Foi dessa forma que planejamos esse roteiro. Você pode fazer como quiser, mas tente incluir a Rota Ecológica no seu roteiro, o caminho é belíssimo.

Roteiro Alagoas

Paripueira

Como fomos pela BR, paramos no caminho em Paripueira, bem pertinho de Maceió, na saída da cidade. No caminho também tem Ipióca que também é linda. Aproveite para curtir parte do dia em uma delas antes de seguir estrada para Maragogi. De Paripueira saem passeios para a Praia de Carro Quebrado, uma bela praia deserta no entorno. À noite, você já dorme em Maragogi.

Quando chegar lá, você já busca nas barracas de praia ou em sua pousada aonde agendar o seu passeio para as piscinas naturais. Como o passeio sai dependendo da hora da melhor maré, ele pode sair bem cedo, por isso é melhor não deixar para o mesmo dia.

Veja como consultar a tábua das marés e aproveitar o melhor das piscinas naturais

5º DIA: MARAGOGI

Bom, chegando em Maragogi já é lindo…  Assim como Maceió, a cidade tem passeio para as piscinas Naturais. Enquanto na capital nós vamos de jangada, na segunda a melhor opção é a lancha, pois são 6km de distância entre as piscinas naturais e a praia de Maragogi. Em Maceió é bem mais perto, por isso a jangada… Tem seu charme!! Fizemos os dois.

Roteiro Alagoas

Maragogi

Para escolher o melhor dia para os passeios, o ideal é consultar a tábua das marés…  Não deixe de ler o post sobre isso!  Te ensinamos a entender a tábua das marés.

Maragogi não é feita só de piscinas naturais, a praia também é bonita. Ficamos 2 noites, mas uma já atende! A nossa pousada era a última coisa do estado de Alagoas, a partir dali começava Pernambuco. O nome é Encontro das Águas e eu indico bastante. Ela é romântica, tem piscina e praia praticamente particular, é bem pé na areia meeesmo.

Roteiro Alagoas

Maragogi

Logo que você passa a divisa entre Alagoas e Pernambuco, você encontra à beira mar um restaurante chamado Calamares que super vale a pena. De noite, ele é romântico, tem luz baixa, música ambiente gostosa. De dia, vistão para o mar.

6º DIA: SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Voltando pela Rota Ecológica, dê uma parada na região depois do trecho de balsa (não se assuste, é bem tranquilo). É paradisíaca. Eu passaria duas noites em São Miguel dos Milagres, Toque ou Porto da Pedra…  Qualquer um desses lugares. A cor do mar é sensacional, mas o lugar é meio paradão, para descansar meeeesmo… Se você não estiver nessa vibe, tenta passar pelo menos uma noite para conhecer melhor. Veja mais dicas e impressões de São Miguel dos Milagres pelos olhos da Mirella, nossa amiga do Melhor Viajar.

Roteiro Alagoas

Rota Ecológica

7º DIA: curta mais um pouco São Miguel e região antes de ir embora! Você não vai se arrepenter.

Roteiro Alagoas

São Miguel dos Milagres

E aí, o que você achou dessa semana magnífica em Alagoas? Se você tiver mais ou menos dias, continue lendo…

ROTEIRO ALAGOAS | 10 DIAS:

Tendo mais tempo de viagem, você pode estender sua estadia em Maragogi e curtir a capital por mais um dia, pois as 24 horas que planejamos ali em cima, ficam corridas!

Lembramos que perto de Maragogi, mas já em Pernambuco, você encontra a praia dos Carneiros ou até Porto de Galinhas. Resolvemos não ir até lá pois queremos dedicar uma viagem para conhecer esses lugares com mais calma!!

ROTEIRO ALAGOAS | 4 DIAS:

Tendo menos tempo de viagem, nosso conselho:

1º DIA – MACEIÓ

2º DIA – PRAIA DO GUNGA

3º DIA – IDA À MARAGOGi: vá pela rota ecológica e conheça as praia e belas paisagens do caminho. Quando chegar à Maragogi, agende seu passeio às piscinas naturais na sua pousada ou nas barracas da praia.

4º DIA – GALÉS DE MARAGOGI

Gostou do nosso post? Quer salvar essas dicas?

Salve a foto abaixo em seu Pinterest!

Roteiro Alagoas

E aí? Qual roteiro se encaixa na sua viagem ao estado do Alagoas? Se você tem uma quantidade de dias diferente ou quer mais dicas, escreva seu comentário!!

 

15 Comments

  1. Oii Aninha, estou indo nesse fds, eu inclui os Cânions, essa é minha segunda vez em Maceió e a primeira tb me arrependi em não ter ido. Ficarei na Barra de São Miguel e São Miguel dos Milagres, inclui um bate volta para Maragogi. Eu vou está de carro, vc fez por conta própria essa rota até Maragogi? passou por Japaratinga?

    1. Fizemos por conta própria, carro alugado! Passamos.por Japaratinga, eh muito pertinho de Maragogi!
      A rota ecológica foi bem tranquila de carro.. teve uma parte de balsa, mas zero problemas

    2. fizemos por conta propria! alugamoa carro e fomos! passamos ppr Japaratinga na ida e na volta, mas nao pegamos praia por la! aproveite e volte aqui para acrescentar maia dicas!

  2. Super me identifiquei… eu queria morar em tantos lugares que era melhor ser nômade logo de uma vez (quem sabe um dia eu consigo… mas eu quero ser uma nômade ryca, tá? nada de mochilão e perrengues kkkkkkkk sonhar é bom!)… Então, eu fui a Maceió quando eu tinha 12 anos de idade e amei! Lembro muito bem dos artesanatos (da feirinha), da praia do Gunga, das falésias. Lugar lindo demais. Mas agora preciso muito voltar, porque ainda não conheço Maragogi nem São Miguel dos Milagres. Se eu decidir ficar por lá, eu te convido pra se hospedar na minha casa!

    1. Hahahahaha oba! Já temos lugar pra ficar no paraíso!!

  3. Esse post é a definição do paraíso! Você achar justo deixar seus leitores com água na boca assim, como estou agora? Que saudades desses lugares! Quero voltar, muitas vezes! Adorei!

  4. Te entendo perfeitamente, tem alguns cantos que eu gostaria de morar, principalmente em Minas rs amo aquele Estado. Eu quero muito fazer o passeio no Rio São Francisco, tô ansiosa por esse dia que ainda nem marquei mas que vai chegar!

  5. Eu já tive essa sensação sim viu de querer morar em algum lugar. Acho que o que mais me fez sentir assim foi Bruges. Mas não imagina que Maceió era assim tão gostoso e que seria gostoso até pra morar. Eu conheço Fortaleza e até acho bonito mas nunca me enxergaria vivendo lá rs. As praias de Alagoas realmente parecem fantásticas e fiquei com uma vontadezinha agora de fazer uma viagem pra lá! Vou pensar nisso com carinho!

  6. Muito bom esse post pq da para adaptar com o tempo disponível, eu fiquei 4 dias em um reveillon por lá a uns anos e penso em voltar para mais uns 4 dias, seu post ajudou bastante pq agora consigo fechar td q indicou rs

  7. Eu ficaria com o roteiro de 7 dias, dá pra aproveitar todos os points que vc mencionou, e são lindos demais hein! É claro que quanto mais tempo melhor né? rs Sou apaixonado por Maragogi e com certeza ficaria um tempo só curtindo as piscinas naturais e a praia!

  8. Ahhh, muitos lugares eu já tive essa vontade de ficar pra sempre! hahahaha! Apesar de ser nordestina ainda não conheço Alagoas.. amei esse post! Esse roteirinho de 4 dias ficou super bom, mas a vontade é de ficar pelo menos 2 dias em cada praia! Tem o que fazer à noite em São Miguel, tipo restaurantes e tal?

  9. “Post de arrependimentos” foi algo engraçado e trágico ao mesmo tempo, haha! Esses cânions devem ser incríveis, colocaria no meu roteiro, sim, sem dúvidas! Alagoas tem tanta praia bonita, tanta coisa pra ver, não é mesmo? O texto ficou ótimo. Acho que, em uma visita ao Nordeste, provavelmente Alagoas seria a escolha! Tudo lindo.

  10. Fui a Maragogi há alguns anos atrás. Que lugar lindo. Lembro de poder andar muito mar adentro, com água nas canelas. Que delícia. Por isso sua dica da tábua das marés é realmente importante para aproveitar bem aquele paraíso. Excelente post!!

  11. Nossa, eu sinto essa vontade de me mudar pra todo lugar que viajo! hahahahah
    Mas Maceió é realmente gostoso demais, fui quando era bem pequena, mas vejo as fotos e é lindo.

    Maragogi deve ser lindo! Tô babando nas fotos, que lindo! Que água gente!!!
    Suas fotos estão sensacionais. Quero ficar 10 dias, 1 mês, pra sempre? hehehe
    Quem dera…

    Parabéns pelo post. Beijos

  12. Pingback: O que fazer no litoral norte de Alagoas: Hotel, Restaurantes e Passeios

O que você achou??