/ Argentina, Bariloche, Rota dos 7 Lagos, San Martin de Los Andes/ 21 comments

Uma vez, há alguns anos, uma foto em um Instagram qualquer nos chamou muito a atenção. Era uma praia deslumbrante, o local marcado, era “Espejo Chico”. Imediatamente pesquisamos um pouco mais sobre esse lugar. Descobrimos que era uma praia de Lago e ficava entre duas cidades próximas à Bariloche. Descobrimos também que como aquele lago, existiam mais alguns que formavam a Rota dos 7 Lagos. A partir daí, conhecer esse lugar se tornou um sonho.

Bariloche no verão

Rota dos 7 Lagos

Foi em dezembro de 2017, em nossa lua de mel, que conseguimos realizar esse sonho. Chegamos ao aeroporto de Bariloche, de lá mesmo pegamos o carro e dirigimos rumo à bela Villa La Angostura. Como o propósito era fazer tudo com calma, passamos uma noite nessa bela cidade e no dia seguinte, partimos rumo à Rota dos 7 Lagos

Também é possível chegar ou sair da região pelo aeroporto de Chapelco, que fica mais próximo à San Martin de Los Andes. Nós chegamos a considerar essa opção (chegar por Bariloche e sair por Chapelco), mas não conseguimos bons preços de passagens nesse aeroporto e desistimos.

O que facilitou muito nosso planejamento no verão foi o fato de que os dias são bem longos, escurece por volta das 21hrs. Isso nos ajudou a curtir mais o hotel, passear na cidade e partir para a nossa rota com calma.

O que é a Rota dos 7 Lagos?

É o caminho entre Villa La Angostura e San Martin de Los Andes, duas lindíssimas cidades Argentinas próximas à Bariloche. A primeira, Villa La Angostura, fica a 80 km de Bariloche, enquanto San Martin fica cerca de 110km mais a frente.

A Rota dos 7 Lagos é um trecho da Ruta 234 e da Ruta Nacional 40, famosa estrada que percorre a Argentina do sul ao norte, passando por várias cidades. É a maior rodovia do país e passa por vários lugares turísticos, como Mendoza (veja aqui o que fazer em Mendoza).

San Martin de Los Andes

Ruta 40 é o nome da Rodovia que cruza Toda a Argentina e passa por San Martin de Los Andes

Em nosso post com dicas de Bariloche no Verão nós indicamos a rota como um dos principais atrativos da região, é um roteiro cênico de se apaixonar!

Vale à pena pernoitar nessas duas cidades?

Com certeza! Nós gostamos mais de San Martin de Los Andes e de Villa La Angostura do que de Bariloche, pois elas são mais charmosas. Isso não quer dizer que Bariloche não é legal, ok? A cidade tem muitas vistas legais, passeios gostosos, e oportunidades de turismo de aventura também!

San Martin de Los Andes

San Martin de los Andes

A diferença é que as outras cidades, por serem menores, são um  pouco mais charmosas. Mas nós indicamos o pacote completo: conheça as três, e faça a rota dos 7 lagos, não tem como se arrepender!

Em que época fazer a Rota dos 7 Lagos?

A melhor época para realizar esse passeio é no verão, quando você encontra dias mais ensolarados, águas mais claras e os Argentinos aproveitando o mergulho! Quem sabe você mesmo não dê um mergulho. Se não der para ir no verão, evite o mês de maio pois é o mais chuvoso na região.Rota dos 7 Lagos

Mesmo assim, no verão pegamos uma temperatura máxima de 21°, média de 17° durante o dia e 6°a noite. Ou seja, nós, como bons cariocas, morremos de frio!

Como fazer esse passeio?

Indicamos muito que seja feito em carro alugado, da mesma forma que fizemos. Como a rota tem mais que 7 lagos, tem mirantes e praias, além de áreas para piquenique, as pessoas provavelmente terão gostos diferentes e necessidades de tempo diferentes para ficar em cada ponto. Lembre-se: para nós, Brasileiros, é uma paisagem muito única, aproveite ao máximo!Rota dos 7 Lagos

BIZÚ: No inverno é importante atentar-se que as estradas podem estar cobertas de neve. Caso você faça esse caminho de carro alugado, precisa se informar sobre como acorrentar os pneus para rodar na neve!

Bike: Existem pessoas que fazem de bike e pernoitam em alojamentos ou campings no meio do caminho. Já imaginou? Vimos por lá e por todo o caminho pessoas de bike. existem roteiros que levam alguns dias, por isso, converse com a equipe da Bariloche Select Travel e pergunte a eles se fazem esse pacote ou indicam alguma agência.

Passeio: As agências fazem esse passeio em Vans que param nos principais lagos. Indicamos novamente a Bariloche Select Travel, que fez alguns passeios conosco na região e amamos.

O caminho e a sinalização da Rota dos 7 Lagos

Apesar de ser uma rota oficialmente reconhecida pelos departamentos de turismo Argentinos, achamos a sinalização um pouco confusa. As placas apareciam em cima da hora e algumas vezes precisamos andar um pouco mais até uma parte reta da estrada e retornar.

A estrada era de mão dupla (uma pista em cada direção) e bem conservada. Se não fossem alguns pecados da sinalização, diríamos que o caminho é perfeito. Mesmo assim, não desista. A rota segue basicamente uma estrada e não é um bicho de 7 cabeças. Por isso, aqui no blog nós vamos dar todas as dicas de como encontrar todas as belas paradas dessa rota!

Rota dos 7 Lagos

E essa estrada linda??

Se você ler algum artigo dizendo que parte da estrada é de terra, temos uma notícia que vai te animar: em dezembro de 2017 tudo já estava asfaltada, para a nossa alegria!

A Rota dos 7 Lagos pode ser feita em ambos os sentidos. Aqui, vamos fazer saindo de Villa La Angostura e terminando em San Martin de Los Andes, ou seja, se afastando da cidade de Bariloche (mas não muito, não se assuste!). Ao todo, são cerca de 110 km com muitas paradas! Todas as direções que eu disser aqui, de direita e esquerda, será respeitando esse sentido, ok?

Em quanto tempo fazer a Ruta?

Depende! Nós fizemos em uma tarde inteira. Almoçamos bem cedo em Villa La Angostura e partimos, parando com calma. Você pode fazer em um dia inteiro, passar mais tempo admirando cada lago e levar um piquenique.

Quais paradas são imperdíveis?

Se você tem pouco tempo e pode fazer poucas paradas, saiba que será difícil restringir! Mas vamos te ajudar separando as nossas favoritas:

  • Lago Correntoso: ponte, rio e praia;
  • Lago Espejo: Rápida Parada no mirante;
  • Lago Espejo Chico: Praia linda, temos uma queda especial por ela;
  • Lago Hermoso: a mais linda praia de lago de toda a rota.
  • Lago Lácar: A praia é linda, procure dormir um dia em San Martin de Los Andes e aproveite!San Martin de Los Andes

A Rota dos 7 Lagos – Lago a Lago

Vamos conhecer cada parada da Rota dos 7 lagos, que engloba mais do que 7 na verdade.

Para que você não se perca, vamos indicar a quilometragem de cada lago a partir da oficina de turismo de Villa La Angostura. Como dissemos, não há sinalização clara para a maioria dos acessos aos lagos, por isso, marcar os quilômetros a partir do ponto que indicamos vai ajudá-los a não perder tempo.

A oficina de turismo de Villa La Angostura é a última casa da rua principal de Villa La Angostura (Av. Arrayanes, 9). Você vai fazer uma curva para a direita, aonde terá uma bifurcação. As placas são claras, siga na bifurcação à esquerda. Logo ali, marque a quilometragem do seu carro, os acessos aos lagos são contados a partir daqui!

Lago Correntoso – 4Km

Esse foi o primeiro com sinalização ruim! Perdemos seu acesso na ida e tivemos que parar na volta, no dia seguinte, quando o dia não estava tão lindo. Para que você não se perca, anote: entradinha à esquerda da estrada, no km 4 a partir da Oficina de Turismo Villa la Angostura, (Av. Arrayanes 9).

Assim que você desce, a primeira parada é a ponte do Rio Correntoso, com águas cristalinas. Nessa ponte instalaram algumas plaquinhas de óbito de pessoas de diferentes idades. Talvez  as cinzas tenham sido jogadas ali. Se alguém souber o motivo, nos conte.

Rota dos 7 Lagos

Quantos likes essa foto merece? 🤣🤣

O Rio Correntoso tem apenas 200m e é conhecido por lá como o menor rio do mundo. Não sabemos se isso é verdade, mas o fato é que quando estiver nessa ponte, olhe para um lado (esquerda de quem entra na ponte) e veja o Lago Nahuel Huapi, que não está na lista dos 7 Lagos. Se você olhar para a direita, verá o Lago Correntoso.

Voltando ao carro, basta descer mais um pouco e você chega na belíssima praia do Lago Correntoso. Linda mesmo com o tempo nublado, não é?Rota dos 7 Lagos

Seguindo a estrada, você vai passar por uma bifurcação. Se seguir à esquerda, você seguirá rumo ao Chile. Sei que é tentador, mas aqui vamos seguir à direita, pois têm muito lugar incrível para vermos! Mais à frente, próximo ao km 20, você terá a oportunidade de passar por um mirante para o mesmo lago, à direita da estrada.

Lago Espejo – 11Km

O próximo Lago da Rota é o Espejo, aproximadamente no km 11 do nosso caminho. Esse tem um mirante lindo.

Rota dos 7 Lagos

Mirante do Lago Espejo

A partir daí, na estrada, você vai passar pelo Mirador do Lago Correntoso, aonde falamos logo acima.

Lago Espejo Chico – 22Km

Cerca de 11 km à frente, é possível ver um acesso à esquerda da estrada. Entre sem medo, pois serão só mais 2km e  finalmente chegamos ao motivo por estarmos ali. A realização de um sonho!

Rota dos 7 Lagos

i Espejo Chico

O Espejo Chico não entra na conta dos 7 lagos, mas não havia menor possibilidade de não pararmos ali! Infelizmente, a água era gelada demais e não pudemos nadar nesse sonho realizado. Mesmo assim, sentamos e apreciamos a paisagem e os corajosos nadadores, que eram poucos. Aliás, em todos os lagos encontramos poucas pessoas. É um passeio bem relaxante e silencioso.

O Lago Espejo Chico fica em uma área bem próxima à estrada e ainda perto da cidade de Villa La Angostura.  Talvez nos finais de semana e nos dias mais quentes, ele deve ser bem frequentado, pois o estacionamento é grande! Ainda tinha também uma pequena lanchonete e um deck que infelizmente estava fechado.

Seguindo à estrada, teremos a oportunidade de ver novamente o Lago Correntoso, aquele da saída de Villa La Angostura. Dessa vez à direita da estrada, ele nos acompanhou por mais algum tempo em nosso caminho.

BIZÚ: Se você quer estender sua viagem e desviar um pouquinho a sua rota, pode conhecer a Villa Traful. Essa vila tem menos de 500 habitantes e fica dentro do parque nacional NahuelHuapi. O destino costuma ser mais uma escapada na rota dos 7 Lagos. O desvio não é curto. São mais de 50 km só de ida, o que nos convenceu a ficar em nosso caminho e aproveitar um pouco mais de cada parada. Se você quiser conhecer, pegue o acesso à direita no km 30 do nosso caminho.

Lago Escondido – 55Km

Esse faz juz ao nome. O mirante não foi difícil de achar, mas as árvores encobriam a visão do lago, é o menor dos lagos da rota! Seu mirante fica por volta do KM 55 de nossa rota!

Lago Villarino – 56Km

O lago Villarino também pode ser apreciado de um mirante na estrada. Lindeza que só!

Rota dos 7 Lagos

Pena que ali a vegetação o esconde um pouco…

Lago Falkner – 59Km

Passamos pelo Lago Falkner à direita. Ele tem uma extensa faixa de areia bem próximo à estrada e por isso tinham alguns Motorhomes parados por ali. Há também camping e pousada. O lugar costuma ser uma das principais paradas para quem faz a rota de bike.

Rota dos 7 Lagos

Lago Falkner

Lago Hermoso – 71Km

Esse foi um dos que perdemos a entrada, pois tinha placa de Escola, de Guardaparque, de Camping, mas nada escrito Lago Hermoso! Rs Como tínhamos um mapinha nas mãos, percebemos que a entrada deveria ser por ali. Fizemos um retorno (que consiste em esperar não vir ninguém dos dois lados e voltar, pois retornos oficiais não existem nesse trecho da estrada!) e pegamos uma estrada de terra de 2km.Rota dos 7 Lagos

Outro que faz jus ao nome, que beleza de lugar! Encontramos lá uma quantidade significativa de jovens curtindo o dia e mergulhando e nadando no lago!

Por ali também tinha um camping e família fazendo churrascos. Sentamos em um daqueles troncos enormes que devem não ter sido colocados acidentalmente ali e apreciamos a vista por muito tempo!Rota dos 7 Lagos

Lago Machónico 78Km

O Lago Machónico é uma paradinha com mirante e vista. Os mirantes dos lagos são uns mais lindos que os outros, mas gostamos mais do contato com o Lago, nas prainhas, por isso, paramos, olhamos e seguimos.

Rota dos 7 Lagos

Rota dos 7 Lagos de Carro

Lago Lácar 117Km

O último lago da nossa rota fica em San Martin de Los Andes. Ali, a praia é bem utilizada. A paisagem é sensacional. O Lago Lácar está em um Fiorde (águas entre desfiladeiros de altas montanhas), então, você consegue imaginar a beleza que é sua visão?San Martin de Los Andes

Um pouco antes de chegar à cidade, você pode parar na estrada à sua esquerda, pois terá uma visão linda do lago e de sua praia! Se você ler o post de San Martin de Los Andes no verão, também verá outra dica top de Mirante!

Gostou desse Post?

Então faça algo simples para nao perdê-lo nunca! Salve-o em sua pasta favorita do Pinterest clicando na imagem abaixo!

Rota dos 7 Lagos Bariloche no verão  Argentina

21 Comments

  1. Tenho a vontade de encaixar a Argentina em um mochilão pela América do Sul. Mas, depois de ver as informações sobre a região dos 7 lagos (que eu não conhecia), to chegando a conclusão que é melhor pegar uma viagem de férias só pra Argentina! rs

    1. Maiara, é pura lindeza,vai sim

  2. Muito legal esse post, eu nunca tinha ouvido falar dessa rota, tenho vontade de uma road trip pela Argentina e é ótimo ir descobrindo lugares assim nesse planejamento, ainda mais uma rota que dá para conhecer em pouco tempo encaixando em outros roteiros 🙂

    1. Esse lugar é visita obrigatória! Vai e nos conta

  3. Não conhecia essa Rota, que passeio LINDO! fiquei encantada com o 7 lagos! Agora, fiquei pensando aqui… vocês foram no verão e em todos tinham poucas pessoas, não rola entrar nunca então né? vai ser sempre muito frio

    1. Pode mergulhar sim, resta ter coragem!rs
      A criançada e um grupo de adolescentes estavam aproveitando!

  4. Que roteiro sensacional! Estive em Bariloche e fiz a travessia dos lagos chilenos, mas não visitei os 7 lagos. Rota linda, que deveria ser mais divulgada, pois acho que poucos brasileiros fazem esse passeio, restringindo-se à Bariloche. Amei a dica e já vou salvar o pin deste post.

    1. É perto e barato, vale demais a pena! Estou aqui para divulgar muito! Rs

  5. Que interessante, não sabia dos 7 Lagos. Deve ser uma aventura bem bacana visitar todos. Eu tbm iria preferir me hospedar em uma cidade menor, amo cidades charmosas.

    1. Então, Villa La Angostura e San Martin de Los Andes são cidades que você vai amar! Tem post por aqui

  6. Fiz a rota dos 6 Lagos no sul do Chile e pelas fotos as paisagens são bem parecidas, belíssimas! No Chile em alguns lagos, no verão o pessoal tomava banho.. viu algm tomando banho qdo vc foi? É permitido?

    1. Vimos adolescentes mergulhando felizes! Nós estavámos com frio, mas tinha gente na agua sim!

  7. Uau! Eu já realizei o sonho de conhecer Bariloche, próximo passo é fazer a rota dos sete lagos também. Cada lago mais lindo que o outro. Valeu por compartilhar suas dicas e experiências. Abraço

    1. Faz sim que é amor na certa!

  8. Não conhecia essa rota dos lagos e achei lindíssima!! Ah vou me programar para ir em breve, cada foto maravilhosa que vocês fizeram! Que lugares lindos. amei

  9. Post mais do que completo sobre a Rota dos 7 Lagos! Pra mim, sem dúvidas, um dos passeios mais lindos que já fiz! No caso, fiz com agência em um dia, porque era inverno (apesar de que não tinha neve nenhuma, estava igual às suas fotos), e eu teria medo de dirigir (vai que começava a nevar!). Mas fiquei com vontade de me hospedar em San Martin de los Andes. Linda demais. Numa próxima visita a Bariloche, uma boa alugar um carro.

    1. Nós aqui amamos mais San Martin e Villa La Angostura do que Bariloche para sermos sinceros!

  10. Fui há muito tempo para Bariloche e fiz um bate e volta em Vila de La Angostura. Na época, fiquei apaixonada pela vila e, acredito, que agora deve ter mais infraestrutura. Não tive tempo para curtir San Martin e a rota dos 7 Lagos. Achei uma ótima opção para sair do óbvio em Bariloche (para quem já conhece o roteiro, é claro!).. 🙂

    1. Aquela região é totalmente sensacional! Vale a pena e deveria fazer parte do óbvio em Bariloche rsrs

  11. Meu Deus! Que paisagens lindas!
    Vocês dormiram no caminho ou fizeram um bate e volta de Bariloche? O aluguel do carro foi em Bariloche mesmo, né?
    Eu amei essa Rota dos 7 Lagos!

    1. Então, foi como contamos: dormimos em Villa La Angostura e depois em San Martin de Los Andes. Fizemos o roteiro com bastante calma!

O que você achou??