/ BRASIL, Piauí, Rota das Emoções/ 14 comments

Foi com muita ansiedade que partimos de Barreirinhas rumo à cidade de Parnaíba no Piauí. Primeiro, porque nunca havíamos imaginado pisar no Piauí. A curiosidade era grande. Depois, por que teríamos a oportunidade de ver de perto a Revoada dos Guarás.

Revoada dos Guarás

Hora de dormir

Sério, desde o início das nossas pesquisas, a maioria dos sites que falavam sobre o Delta do Parnaíba indicavam a revoada dos Guarás como um passeio imperdível.

Por isso, mesmo com o tempo curtíssimo na cidade, conversamos com a equipe da Natur Turismo e encaixamos esse belo passeio na nossa agenda.

O QUE É A REVOADA DOS GUARÁS

Primeiro: o que são os Guarás? E Por que queremos tanto vê-los voar?!

Os Guarás são pássaros que vivem na região do Delta do Parnaíba. Nesse passeio, nós vamos ver os Guarás vermelhos, pássaros que adquirem essa coloração por que comem crustáceos.

Todo dia, na hora do pôr do sol, eles voam rumo à sua ilha dormitório para passar a noite!Revoada dos Guarás

O espetáculo é lindo, são centenas de pássaros chegando de todas as direções! A maior concentração de Guarás do país está nessa região, então imaginem o espetáculo!

COMO É O PASSEIO PARA A REVOADA DOS GUARÁS

Como já tínhamos feito um outro passeio pelo Delta do Parnaíba na parte da manhã, a revoada dos Guarás foi a sua continuidade. Por isso, depois do almoço, saímos de barco do restaurante, nos distanciando cada vez mais de Parnaíba.

Delta do Parnaíba

Passeando pelo Delta do Parnaíba

Se você contratar somente a Revoada dos Guarás no dia do seu passeio, o barco deve sair do Porto dos Tatus por volta das 14:30, já que o fenômeno só acontece no final da tarde!

Paradas

No caminho, o barqueiro entrou em um Igarapé para conhecermos. Um igarapé é longo braço de um rio, geralmente raso e de mata quase fechada. A palavra Igarapé significa caminho da canoa, o que faz todo o sentido, pois somente pequenos barcos conseguem navegar em Igarapé.

Delta do Parnaíba

Plena no Igarapé!

O desvio foi rápido e já voltamos para o curso do rio normal!

Depois de algum tempo de navegação, cerca de 40 minutos no total, chegamos à primeira parada do passeio! Uma prainha de rio cheia de dunas lindas. Uma vista linda!

Estávamos na época de seca (setembro) e havia lagoas secas. Imaginamos que o local deve ser estonteante com aquelas lagoas cheias! Um misto de Lençóis Maranhenses com Delta do Parnaíba em um só passeio. Não atoa a rota leva o nome de emoções!

Passeios no Delta do Parnaíba

CONHEÇA OS LENÇÓIS MARANHENSES E TRANSFORME-SE! VEJA NOSSO POST!

A Revoada dos Guarás

Por ali não ficamos muito tempo. Quando, de longe, nosso barqueiro viu que os Guarás começavam a chegar, embarcamos na voadora e atravessamos para o outro lado do rio.

Lá, existe uma distância mínima da Ilha delimitada para que os barcos possam parar e assistir às lindas aves vermelhas chegando para dormir sem atrapalhar a natureza.

Foram 40 minutos de um espetáculo incrível! A revoada dos Guarás é tão linda e tão incrível que conseguimos ficar esse tempo todo de costas para o pôr do sol!

Revoada dos Guarás

Só olhem

Ao final, retornamos ao Porto dos Tatus e encontramos o seu Olívio, que nos deixou na pousada em segurança e conforto. Veja a nossa opção de hospedagem em Parnaíba, a pousada Vila Parnaíba.

Revoada dos Guarás

Esses pontos vermelhos são os guarás, não são folhas.

Também quer assistir a revoada dos Guarás ou fazer outros passeios no Delta do Parnaíba?

Destinos e Afins assistiu à revoada dos Guarás a convite da Natur Turismo. Nosso compromisso, entretanto, é o de relatar exatamente como essa excursão aconteceu para que você possa tomar suas decisões de viagem.

Entre em contato com a equipe da Natur para orçar os SEUS passeios no Delta do Parnaíba:

NATUR OPERADORA DE TURISMO E RECEPTIVO LTDA

E. Alzira Guilhermina Neves, 145, Reis Veloso – Parnaíba, PI CEP: 64.210-380

Tel.: 86 3322.8174 | 86 99971.5143 |                            Plantão: 86 98822.1261 | 86 98827.5543

E-mail: atendimento@naturturismo.com.br

14 Comments

  1. Depois que li um artigo sobre Barreirinhas fiquei com muita vontade de conhecer, ainda mais agora depois de ler o relato de vocês. Vi que vocês comentaram que tiveram um tempo por lá. Se pudessem ficar mais, quantos dias acreditam que são necessários?

    1. Oi Naiara! Parnaíba fica a cerca de 3hrs de Barreirinhas, mas vale demais a pena

  2. Ah que bom que conseguiu ir vê-los! Eu conheci essa região mas não fiz esse passeio. Pelo que vc mostrou vale a pena demais…. Saudade já dessa terrinha no Piauí!

    1. Seguimos várias dicas suas, Luiza, até da Pousada! Obrigada! Também estamos com saudades do Piaui

  3. Que legal o seu post! Não tive a oportunidade de conhecer o Piauí ainda, mas com certeza quando for vou tentar assistir a revoada dos guarás! Realmente parece muito especial! Vocês gostaram do receptivo? Tem alguma época ideal para ver?

    1. Adoramos o receptivo, fizeram roda a diferença para o passeio ser especial! A revoada acontece o ano inteiro, sempre no por do.sol!

  4. Que lindo Aninha! Eu ia amar ver esse momento de pertinho. Acontece sempre essa revoada? Essa é a viagem que você combinou com Lençóis Maranhenses? to querendo fazer em junho do ano que vem!

    1. Oi Anna! Foi essa mesma que combinamos com os Lençóis e também pode ser combinada com Jeri, formando a Rota das Emoções! Essa revoada acontece todos os dias, não tem época do ano!

  5. Que delícia de passeio! Amo fazer passeios assim em contato com a natureza e ainda mais quando podemos apreciar um espetáculo desses que é a revoada dos guarás. Amei a dica!

  6. Nossa. Que coisa legal de que eu nunca tinha ouvido falar HAHAHA! Gostei!!! Minha esposa ama simplesmente de paixão as aves, e eu pessoalmente gosto muito delas. Revoada de 40 minutos? É como um balé no ar!

  7. Oi,
    Nesta viagem, conciliariam outras cidades ?
    Vocês têm uma recomendação de cidade de praia linda no Piauí perto do Deskta para poder assistir esse espetáculo da natureza ?

  8. Lendo esse post, me arrependo profundamente de não ter ido no Delta, quando estava em Barreirinhas, já tenho um motivo gigante para voltar a essa região. Eu não sabia da existência dessa revoada e confesso que amei demais, sou super amante da vida animal, muito incrível. Também achei sensacional o passeio pela igarapé, com certeza um day use nota 10.

  9. Só tinha ouvido falar desse passeio, mas nunca tinha pesquisado a fundo antes, como é lindo! Deve ser muito bacana registrar esse momento. Tem alguma época do ano que é melhor para ir?

  10. Que fantástico a preocupação que as operadoras de turismo local tem com o ambiente.
    Eles sabem que se o barco grande chegar perto, provavelmente, os pássaros deixaria de posar naquele local.
    Amo ler histórias de lugares lindos com atitudes respeitosas com o meio ambiente. Já querendo assistir também os Guaras!

O que você achou??