/ BRASIL, Piauí, Rota das Emoções/ 9 comments

Foi pontualmente às 8hrs que o Sr Olívio, da Natur Turismo nos buscou na pousada Vila Parnaíba. A programação do dia estava cheia: muitos passeios no Delta do Parnaíba!

A pousada fica bem pertinho da ponte que leva à Ilha Grande, aonde fica o Porto dos Tatus, de onde saem os barcos de passeio. Mesmo assim, ainda antes de subir a ponte, já estávamos em um papo animado sobre a região de Parnaíba e da Rota das Emoções, que ele domina bem!Passeios no Delta do Parnaíba

Os principais passeios no Delta do Parnaíba são:

  • o passeio de barco que navega pelos braços do Rio, passa por Igarapés mostrando um pouco da flora e fauna local. O nosso, foi rumo à Baía do Feijão Bravo! Magnífico!
  • A revoada dos Guarás, que nos leva para ver lindas aves que pintam o céu e as àrvores de vermelho no fim de tarde.

Delta do ParnaíbaA inesquecível Revoada dos Guarás

Sendo assim, foram esses os passeios que a Natur Turismo nos indicou enquanto ainda estávamos em casa, programando essas férias pela Rotas das Emoções!

Nesse post, vamos contar como foi esse dia de passeios no Delta do Parnaíba para que você organize sua viagem e aproveite como nós!

Se você quer entender um pouco mais sobre o Delta do Parnaíba, o que é, onde se hospedar e por que ir, veja nosso post!

Navegação pelo Delta do Rio Parnaíba

Transfer Pousada – Porto dos Tatus

Cerca de 10 minutos após nos buscar, o Sr Olívio fez uma parada estratégica na Associação de Rendeiras nos Morros da Mariana. Lá na associação funciona uma loja e o ateliê das rendeiras da região. Nós não sabíamos como a renda era feita. A habilidade da Ana, que nos atendeu por lá, foi de impressionar.

Após essa parada (e uma pequena comprinha, por que não?), finalizamos essa etapa no Porto dos Tatus, 10 mins mais tarde.

Lá, o Sr Olívio nos deixou em um mercadinho colado no porto que presta um serviço bem inteligente. Eles emprestam um isopor para que o cliente leve suas bebidas para o passeio de barco, contanto que elas, assim como o gelo, sejam adquiridos na loja. Excelente oportunidade, pois faz calor nos passeios no Delta do Parnaíba!

Adquirimos tudo isso por um preço muito justo, assim como tudo em Parnaíba, e finalmente, embarcamos na lancha, nosso principal meio de transporte daquele dia!

Passeios no Delta do Parnaíba

BIZÚ: Se você gosta de tomar uma cervejinha, aproveite que nos passeios no Delta do Parnaíba isso é permitido.  Quando estávamos no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, vimos que por lá, a bebida alcoólica é proibida.

BIZÚ 2: O mercadinho também vende protetor solar. O pessoal da Natur avisa com antecedência sobre essa necessidade, mas se você esqueceu, esse é o momento. As lanchas dos passeios oferecidos pela Natur são cobertas, mas existem vários momentos durante o dia em que ficamos expostos ao sol.

Passeio de Barco

Cerca de 9hrs nossa lancha já estava saindo. O rio onde fica o porto é o Rio dos Morros, que deságua no rio Parnaíba. Logo no início do trajeto já avistamos macacos (não eram miquinhos que costumamos ver por aí, eram macacos maiores!) nos observando nas árvores que beiravam o rio.

Chegando ao rio Parnaíba, atravessamos uma parte bem próxima de seu encontro com o mar. Por ali, a água fica batida e parece que estamos em mar aberto. Tudo isso devido ao vento! Venta-se muito por lá, o que é ótimo, já que a produção de energia eólica está crescendo.

Essa parte do passeio foi muito gostosa, porém com um pouco de aventura. Essas lanchas têm o apelido de voadeira não é atoa, já que realmente parecem que estão voando pelas águas. O passeio mal tinha começado e já estávamos curtindo demais!

Quando atravessamos o rio, já estávamos no estado do Maranhão.

A próxima parte do passeio é pura calmaria… Nossa lancha começou a navegar em braços do rio Parnaíba onde só havia nós! Para nós dois, parecia um labirinto em forma de delta, de tantos caminhos que pegamos, mas o nosso experiente barqueiro, sabia onde estava indo.

Passeios no Delta do Parnaíba

Pelo Delta…

Paradas

Foi então que paramos em uma tranquila praia de rio, na região do Feijão Bravo. Mais uma vez, só a nossa lancha. Achamos essa solidão do passeio sensacional. É uma característica diferente do passeio da tarde, rumo à revoada dos guarás (embora, cheio ou vazio, seja essencial!).

A Praia do Feijão Bravo em si é a voltada ao mar. Para chegar, você tem que atravessar as dunas, mas não é muito distante. Como a água do rio estava baixando, não pudemos chegar à praia em si, não ia dar tempo e a nossa lancha poderia ficar presa. Mas, para falar a verdade, não estávamos lá para ver praia de mar, então, curtimos ficar naquele paraíso particular!

No caminho de retorno desse labirinto do delta, o relógio já nos autorizava a abrir uma Corona, que estava beem geladinha! Foi molezinha curtir a paisagem!

Finalmente de volta ao lado Piauiense do rio Parnaíba, passamos pela Pororoca da região. O encontro do rio com o mar ali é tímido, mas fica bem visível para quem está passando de barco.

Passeios no Delta do Parnaíba

Pororoca do Parnaíba

Foi ali perto a última parada da manhã. Mais uma ilha, aonde podíamos avistar as praias e cataventos de energia eólica do litoral e o rio desaguando no mar. Contemplar aquela paisagem linda é de emocionar a qualquer um!

Passeios no Delta do Parnaíba

Almoço

Paramos para almoçar no restaurante Casa de Caboclo. Ele fica ali na ilha das Canárias, a segunda maior do Delta (a primeira é a Ilha Grande, aonde pegamos a lancha, no Porto dos Tatus). O restaurante é uma gracinha, as fotos já dizem por si.

A entrada (patinhas de caranguejo) estava deliciosa, acompanhamos com caipvodka de maracujá e cervejinha. O prato principal pedido foi um risoto de camarão. Estava bom, mas não ótimo, pois não era um risoto, era um arroz de camarão.

De sobremesa, pedimos pé de Caboclo, o pé de moleque feito com castanha do caju. Soccorro, que delícia! Baratinho (R$ 2,00 em setembro de 2018)! Em razão disso, levamos um monte pra casa!

Passeios no Delta do Parnaíba

É assim que se almoça por lá!

A nossa parada para o almoço durou cerca de 2:30hrs. Geralmente não gostamos de perder muito tempo nessas paradas para almoços durante os passeios. Também,  para nós esses restaurantes não passam de pegadinhas, pois frequentemente não agradam. Mas esse foi diferente, uma vez que era bem charmosinho. Ainda tinha vista, atendimento amigável e até um mirantezinho.

No fim, achamos ótimo para relaxarmos! Olhamos o movimento do Rio e fazer digestão para a próxima fase do passeio de lancha: a revoada dos Guarás!

Passeios no Delta do Parnaíba

A varanda do restaurante

Essa parada para almoço aconteceu porque tínhamos na agenda da tarde a ida à revoada dos Guarás. Se você for fechar só o passeio do Delta com a Natur, verifique com eles se o pit stop na Casa do Caboclo realmente ocorrerá.

Também quer fazer passeios no Delta do Parnaíba?

Destinos e Afins conheceu os passeios no Delta do Parnaíba a convite da Natur Turismo. Nosso compromisso, entretanto, é o de relatar exatamente como essa excursão aconteceu para que você possa tomar suas decisões de viagem.

Entre em contato com a equipe da Natur para orçar os SEUS passeios no Delta do Parnaíba:

NATUR OPERADORA DE TURISMO E RECEPTIVO LTDA

E. Alzira Guilhermina Neves, 145, Reis Veloso – Parnaíba, PI CEP: 64.210-380

Tel.: 86 3322.8174 | 86 99971.5143 |                            Plantão: 86 98822.1261 | 86 98827.5543

E-mail: atendimento@naturturismo.com.br

9 Comments

  1. Que beleza natural incrivel!!Adorei o seu post e todas as dicas.

  2. Que delícia de passeio – e fiquei com água na boca ao ver a foto do almoço! Adoraria conhecer o delta do Parnaíba… o Brasil é mesmo incrível!

  3. Esse lugar parece lindo. fiquei cheia de vontade de conhecer!

  4. Que lugar maravilhoso!!! E esse almoço?!?!? Fiquei com vontade! rs

  5. O seu país tem lugares maravilhosos. É importante que saibam preservar toda essa riqueza. Fiquei maravilhada com a revoada dos Guarás. P.S. Pena o risoto que não era risoto

  6. Que lugar lindo! Onde fica e como faço para chegar?

  7. amooo essas comidas de praia com camarão, muita delícia num prato só e perfeito para recuperar as energias depois desses passeios incriveis!

  8. Adorei essa região! As belezas naturais são exuberantes! Fiquei com água na boca com essas patas de carangueijo que eu amo! mt bom!

  9. Paseio delicioso, com natureza (lindos, os guarás, né?), cultura (adoro ver as rendeiras) e almocinho com vista – e esse barquinho cheio de almofadas sugere um cochilo!

O que você achou??