/ Bichinho, Minas Gerais, Tiradentes/ 22 comments

Sabe aquela cidade pequena, charmosa e cheia de bons restaurantes e coisas para se ver? Tiradentes é assim mesmo! Perfeita para passar um final de semana romântico ou entre amigos, a cidade recebe bem a todos? Ficou curioso? Veja aqui o que fazer em Tiradentes em 2 dias.

Como chegar à Tiradentes

Se você está em Belo Horizonte, ótimo! Tiradentes é perto pra você! São 190 km. Mas se você está no RJ, capital, o que foi meu caso, já vai ficando um pouco mais distante. Fizemos os 330 km em 4:30 sem trânsito nenhum. Já saindo de SP, a cidade histórica fica ainda mais longe. São 490 km.

Será que estamos falando isso para te desanimar? 

Claro que não! 

Tanto é que estivemos lá no feriado de Corpus Christi e vimos muitos mineiros, mas também muuuitos cariocas e paulistas. 

Basta se organizar que dá… E vale a pena! Ainda mais para quem não conhece outras cidades históricas de Minas.

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

O charme das ruas de Tiradentes

A cidade estava cheia mesmo o feriado tendo acontecido logo depois da greve dos caminhoneiros e todos os postos de combustível do caminho estarem com filas grandes…

A cidade vale tanto a pena que encheu!

BIZÚ: Se você sai de SP, RJ ou algum lugar distante, temos uma dica para você aproveitar sua ida à Tiradentes. São necessários 2 dias para conhecer o principal da cidade e seu entorno. Por isso, pegue um feriadão, mas não saia de casa na véspera dele. Saia no dia seguinte, quando o trânsito é muito menor e a viagem ficará menos cansativa. Assim, você chega lá no início da tarde (horário padrão de check in de pousadas ou casas de temporada) e ainda economiza a sua primeira diária. Que tal?

Vai passar em Belo Horizonte antes de conhecer Tiradentes? Não perca tempo, veja o que fazer em BH em 1 dia.

Para se situar – Um pouco de História

Não somos profundos historiadores e nem ligados à detalhes, mas gostamos muito de saber um pouco da história do lugar aonde visitamos. 

Tiradentes é uma cidade histórica, então não podíamos deixar de associar as lindas ruas aos acontecimentos que elas presenciaram há muitos anos.

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

Uma das ruas mais antigas da cidade!

O Estado de Minas Gerais foi muito importante político e economicamente para o Brasil na época que ainda éramos colônia, quando foi descoberto ouro na região.

Nesse contexto, apesar de Ouro Preto (na época Villa Rica) ter sido mais forte, Tiradentes (na época Villa de São José) também participou da inconfidência mineira. Em Tiradentes, a inconfidência foi liderada por Padre Toledo, que sediava reuniões em sua casa.

A Inconfidência foi um movimento separatista contra o domínio de nossas terras pelos portugueses. Os altos impostos sobre o ouro eram o principal motivador desse movimento. 

Ao final, o grupo foi traído por dois membros que teriam suas dívidas perdoadas em troca de denúncia (Alguém vê os primórdios da delação premiada por aqui?). Muitos inconfidentes acabaram mortos enforcados, como foi o caso de Tiradentes, exilados ou em prisão perpétua.

Além disso, a região faz parte do Roteiro Estrada Real, que é o caminho que a Coroa Portuguesa utilizava para escoar o ouro extraído em Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro. Hoje, a Estrada Real é um dos maiores roteiros turísticos do Brasil e passa por cidades como Paraty.

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

Passear no Centro Histórico

O Centro Histórico de Tiradentes é rico de opções: igrejas antigas, museus, galerias de arte, ruas fofas e arquitetura colorida. Como não amar?

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

Me diz… Como não amar?

Como o assunto foi ficando extenso para um só post, fizemos um post exclusivo com um Guia bem legal do Centro Histórico de Tiradentes! Veja aqui!

Quanto tempo separar para o Centro Histórico? Depende de quantos museus você vai entrar, do tempo que você vai admirar as igrejas… 

Nós não tiramos um dia para correr todo o Centro Histórico, passeamos nele entre outros passeios, cafés da manhã, almoços e jantas…  De qualquer forma, tudo pode ser visto em uma tarde ou, para os mais detalhistas, um dia inteiro!

 

Veja também onde Comer Barato em Tiradentes

Conhecer Bichinho

Apesar de pequenininha, Bichinho é puro charme! Por isso, tire um período do seu dia para visitá-la. Nós fomos e voltamos em menos de 4hrs, mas não paramos para almoçar.

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

Bichinho

Bichinho tem um restaurante famoso, se você quiser saber qual o nome e descobrir o que mais há para se ver em Bichinho, não perca nosso post, clique aqui!

Conhecer São João Del Rey e Passear de Trem

Distante 10km de Tiradentes, São João Del Rey costuma ser visita obrigatória para quem vai à região.   

Fomos na manhã de Domingo e nos surpreendemos com o tamanho da cidade. São João Del Rey é muito maior que Tiradentes e isso, na nossa opinião, tira um pouco do seu charme.

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

Até o hospital é lindo!

O Centro Histórico também é bem maior, tem ruas fofas, casas coloridas, lindas igrejas, mas também construções comuns. Apesar disso, ele é bem dissociado do Centro da cidade.

Além de ir de carro, existe um passeio muito famoso na região que é de Maria Fumaça. O trajeto é entre Tiradentes e São João Del Rey e costuma lotar, por isso, reserve com pelo menos um dia de antecedência.

O que fazer em Tiradentes em 2 dias


O Centro Histórico de São João Del Rey tem muitas Igrejas. Enquanto estávamos em uma Igreja no Pelourinho (Sim, SJDR tem Pelourinho), contamos mais 5 igrejas em nosso campo de visão.

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

O interior da Nossa Sra do Carmos

Gostamos muito da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Ela é bem clara por dentro, não é tão pesada quanto à Matriz de Santo Antônio, por exemplo. 

O mais engraçado é que quando chegamos havia acabado a missa e as pessoas estavam sentadas nos degraus externos da igreja com garrafas de cerveja! O único estabelecimento aberto no entorno era um botequinho daqueles que só tem balcão, não tem nem espaço para mesa e cadeira, mas estava bem cheio!

Para mais dicas de São João Del Rey, eu indico esse post excelente do Blog Trilhar e Mochilar

Se hospedar em São João Del Rey ou Tiradentes?

Como as pousadas por lá são mais baratas, nós chegamos a ficar na dúvida entre se hospedar. Na verdade, não tínhamos noção da diferença entre as cidades. A sorte é que pesquisamos com alguns blogueiros e todos nos indicaram ficar em Tiradentes

BIZÚ: Está com alguma dúvida desse tipo? Perguntem sempre a nós blogueiros, se a gente fez o blog é porque gosta de ajudar! A maioria não ganha nada com seu blog!! Pode comentar no blog, mandar direct no Instagram ou até email… Só não indico mensagem no face pois nem todos vêem.

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

Aquele charme de Tiradentes…

Realmente Tiradentes é mais pessoal, São João Del Rey é mais impessoal. Não sei se porque estivemos em uma manhã de domingo, mas não vimos um grande movimento por lá (só no botequinho!!), a não ser de igrejas. Não vimos aqueles vários restaurantes próximos um do outro no estilo do centro de Tiradentes. Então, super aconselhamos: hospede-se em Tiradentes!

Passeio de Quadriciclo

Nós amamos fazer passeios de Quadriciclo. Sempre fizemos em praia, como no Ceará, mas ano passado fizemos em Campos de Jordão e amamos, por isso nos planejamos de contratar esse passeio em Tiradentes… Pena que os horários não bateram!

A Hlera faz esses passeios e, no módulo mais completo, você vai até Bichinho e de quebra conhece o que ela oferece de melhor.

Os passeios costumam durar de 1 a 3hrs

 

Trilhas pela Serra de São José

Se você gosta de uma trilha, existem algumas opções na Serra de São José, aquela bem bonita que você vai ver do centrinho.

A Day, do Lole Pocket, fala tudo sobre Ecoturismo em Tiradentes, indica guias de turismo e mostra várias opções de passeio da Serra de São José, não perca esse post!

 

Pátio Libertas 

Não sei como definir o Pátio Libertas. Seria um centro comercial com algumas opções de restaurantes legais. Como aproveitamos bem o centro, não estivemos lá para almoço ou janta, mas aproveitamos o café da manhã da Vó Emília por dois dias e eu recomendo muuuito fortemente! Veja essa e outras dicas de onde comer em Tiradentes nesse post!

Museu da Moto

Também fora do Centro Histórico, próximo ao Pátio Libertas,  você encontra o Museu da Moto, que mostra a evolução desse meio de locomoção desde antes da bicicleta.  São quase 100 motos antigas em exposição.

BIZÚ: Se você gostou do assunto, provavelmente vai gostar de conhecer também o Museu dos Automóveis da Estrada Real em Bichinho. Bichinho fica bem pertinho de Tiradentes, leia nosso relato para mais detalhes.

Onde se Hospedar em Tiradentes    

Está aí uma dúvida cruel! São inúmeras opções de pousadas, algumas em pleno centro histórico, outras mais afastadas.

Nós ficamos no Airbnb do Lucas. Alugamos a casa inteira, ficava há 10 mins andando do Centro Histórico, o que nos fez deixar o carro em casa em meio à greve dos caminhoneiros, onde faltava combustível no posto de Tiradentes. A casa era simples, mas uma graça, decorada com amor, sabe? Nos atendeu plenamente!

Minha única ressalva seria um 

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

O que fazer em Tiradentes em 2 dias

blindex no banheiro no lugar da cortina, mas mesmo assim, não espalhou água pelo banheiro na hora do banho. Tudo estava bem limpo, sem qualquer limo!

Se você quer R$ 100 reais de desconto em sua primeira hospedagem pelo Airbnb, cadastre-se através desse link!

Escolhemos o Airbnb pois o preço era ótimo!

Como fomos no meio de um feriado e procuramos hospedagem um pouco em cima da hora (leia-se um mês antes), tinha muita coisa lotada e só estavam disponíveis pousadas caras.

Existem opções de pousadas distantes do Centro Histórico, e você precisa avaliar qual é a vibe da sua viagem.

Exemplo:  O Centro e o Largo das forras abrigam inúmeras opções de restaurantes e bares que vão noite adentro. Se você quer curtir isso a noite, gosta de um vinho, cerveja ou um drink, talvez seja legal estar por perto e sair à pé a noite.  Se você gosta de curtir sua pousada, dormir cedo e curtir bem o dia, não vejo problemas em estar mais distante!

De qualquer forma, filtramos no booking algumas opções super bem avaliadas (a voz do povo é a voz de Deus, não é mesmo?) e com um preço bom!

A pousada Solar da Amélia sem avaliação de 9.7, o que é maravilhoso, e um preço super justo

Pousadium fica no coração do Centro Histórico e tem quartos para 2, 3 e 4 pessoas. Também tem um quarto de casal econômico aonde você pode pagar a partir de R$ 145 a diária.

Recanto de Minas também tem quartos para 2 3 4 preço ótimo e a super charmosinha também no centro histórico de Tiradentes.

Pousada do Ó fala por si só acesse o link e veja o charme!! Puro custo-benefício favorável!

Essa casa fo-fa sobe um pouco o preço, mas temos que considerar a economia que alugar uma casa com cozinha pode proporcionar ao Viajante

Gostou das dicas sobre o que fazer em Tiradentes em 2 dias? Deixe suas impressões!

 

22 Comments

  1. Ah que saudade de Tiradentes! Preciso levar meu filho para conhecer. Adorei o post, as fotos e as dicas, vou salvar post para quando for! Beijão!

  2. Só conheço Ouro Preto, mas Tiradentes é tão famosa quanto (e, pelo seu post, igualmente charmosa). As ruas e interior das igrejas fazem muito lembrar algumas localidades portuguesas… Lindo passeio

  3. Deu para fazer bastante coisas em 2 dias, hein!
    Eu gosto de ir para os festivais, Tiradentes tem uma agenda muito diversificada e mesmo nos eventos de cerveja dá pra levar crianças e fazer uma viagem de família.
    Adorei a foto da Igreja Nossa Sra do Carmos. Esse branco me passou uma paz…

  4. Bom, com essas fotos e detalhes, Tiradentes entrou diretamente para os locais que mais desejo explorar quando voltar ao Brasil…

  5. Tenho muita vontade de conhecer Tiradentes, mas essa distância do Rio me desanima um pouco de ir em um feriadão. A cidade é muito lindinha. Adorei as dicas!

  6. Quantas dicas boas! A imagem inicial é bem característica: céu azul, amarelão do calçamento, a serra ao fundo. Saudades de Tiradentes…

  7. Nossa, que saudade que deu de Tiradentes e também Ouro Preto. Fomos de carro daqui de Criciúma, SC, e foi uma viagem inesquecível. Só não fizemos tudo isto que falaste, nem conhecemos as cidades próximas. Adorei as dicas! Deu vontade de voltar e usar esse guia. Ah, Aninha, para mim não aparece o link do centro histórico. Beijos!

  8. Tenho que confessar que Tiradentes é a minha preferida das cidades históricas de Minas! Já fui tantas vezes, mas ainda não conheço Bichinho =O

  9. Muito bacana a matéria! Sou de Tiradentes e pelos detalhes digo que foi bem proveitosa a visita! Gostaria de deixar uma dica se me permite: Um passeio de quadriciclo com o pessoal da empresa Dakar Loc que fica logo na entrada da cidade, ao lado do museu da moto, vale a pena, um passeio muito bonito e com muita aventura. Se retornar não deixe de fazer. Vou deixar o site caso tenham intenção de conhecer: http://www.dakarloc.com.br Grande abraço.

    1. Oi Filipe!! Que boa dica! Quase fizemos, mas o tempo estava apertado! Amamos quadriciclo!

      Vou colocar sua dica no post, Obrigada!

  10. Viajei no seu post, lindas fotos… Tiradentes é minha cidade histórica mineira predileta e ainda é cheia de festivais o ano todo!

  11. Eu acho Minas um Estado muito importante por tanta história que tem, além de ser lindo né? Ainda não conheço Tiradentes mas fiquei louca com seu post. Ainda mais depois de descobrir que a cidade das casinhas que parecem tortas fica próxima haha Você sabe se dá pra ir de ônibus até Bichinhos?

  12. Nossa, Tiradentes mora no meu coração! Quando fui, acho que fiquei uns dois ou três dias na cidade, mas não foi suficiente: queria ter conhecido a Serra de São José e Bichinho. Aliás, será que comer por lá é caro?

    1. Não achamos caro não! Temos um post socom dicas legais de onde comer por lá!

  13. Que post lindo! Confesso que não conheço quase nenhuma cidade de Minas Gerais e me bateu um baita arrependimento de não conhecer e nunca ter planejado viagem para essas belas cidades. Me encantei com Bichinho, além das ruas de Tiradentes. As fotos estão belíssimas! Já favoritei o post, obrigada por compartilhar conosco, tantas informações valiosas.

    1. Também não conhecíamos nada das cidades históricas até poucos meses atrás! Agora estamos loucos de vontade de desbravar ouro preto!

  14. Eu ainda não conheço Tiradentes! Já fui pra região algumas vezes mas ainda não passei por ali. Gostei muito da dica de pegar um feriado e ir, saindo cedinho no dia seguinte pra evitar trânsito. Adoro essas cidades históricas e Minas é demais né, sempre com muita coisa linda pra se ver.

  15. Me apaixonei por este post. Descreveu tão bem a região que senti como se estivesse lá. Tiradentes é lindíssima, como as cidades históricas de Minas, é um lugar rico em cultura.
    Uma dica, para quem vai de BH para lá, uma parada obrigatória é em Lagoa Dourada… Lá vendem o melhor rocambole do mundooo.. 😉

  16. Sou louca para voltar a Tiradentes! Fui quando pequena e só ouço as histórias que minha mãe conta. E agora preciso explorar e levar as crianças para conhecer também. Adorei as dicas e amei os looks (arrasando hein menina).

  17. Amo essa região! Quando nos fomos, pegamos o caminho pela Serra da Mantiqueira. Parece que é o mais longo, mas que apresenta uma beleza fenomenal.
    Uma pena que visitamos Tiradentes numa tarde! Precisamos voltar para fazer as famosas trilhas e se deliciar com a culinária local.
    As hospedagens, de uma forma em geral, estavam muito cheias no feriado?

  18. Pretendo conhecer Tiradentes quando fizer o Roteiro Estrada Real, um dia. Como moro longe, preciso me organizar bem para ir e conhecer com calma as principais cidades do roteiro. Sem dúvidas, Tiradentes será um dos meus focos e seu relato me deu ainda mais certeza disso. Excelentes dicas!

  19. Ai que delicia deve ser conhecer Tiradentes, tenho tanta vontade! Me perder pelas suas ruazinhas e historia! Amei o post e as dicas, e de comida, tem restaurantes bacanas?

O que você achou??