/ Chile, Puerto Varas/ 10 comments

Puerto Varas é uma cidade deliciosa no norte da Patagônia Chilena. Nós passamos por lá durante nossa lua de mel. Localizada na região de Los Lagos (acho esse nome lindo!), ela fica à beira do Lago Llhanquihue (Pronuncie o Ll como um J) e é a cidade de referência na região.  Você pode se hospedar por lá e fazer alguns passeios.

Vista dos Vulcões desde Puerto Varas

Vista dos Vulcões desde Puerto Varas

Além das lindas paisagens e possibilidades de passeios, o que encantou demais nos 3 dias que passamos por lá foi a proximidade com tantos vulcões, algo tão único para nós,  Brasileiros. Nos dias ensolarados você consegue ver os Vulcões Osorno e Cabulco.

Como chegar à Puerto Varas

A forma mais comum de se chegar à cidade é avião. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Puerto Montt, distante 25km.

A forma que nós chegamos foi de barco. Fizemos o Cruce Andino, uma travessia entre lagos e montanhas que você pode fazer saindo de Bariloche ou o caminho contrário.

 

Quer fazer duas viagens em uma e conhecer Bariloche? Veja as dicas!!

 

Estrada! Sim, você pode sair de Santiago e viajar 12 horas de estrada. Não acho tão ruim, pois se você pegar um ônibus noturno vai passar grande parte desse tempo dormindo e economizar estadia de uma noite, não é? O que vale a pena comparar são os preços da cia Low Cost Chilena Sky. Apesar de termos chegado via Argentina, voltamos de nossa lua de mel via Santiago e voamos Sky. Foi ótimo e barato pois o tempo estava curto.

As meninas do blog Elas Viajando fizeram esse roteiro aí e incluíram Pucón. Quer saber como foi a experiência delas nas estradas chilenas? Leia esse post!

Estrada em Puerto Varas

Estrada em Puerto Varas

Pela estrada, se você está vindo de Pucón, um outro destino Chileno incrível, serão 4hrs de viagem. Nada mal, né?

Quantos dias em Puerto Varas

O letreiro fica próximo à Puerto Varas, no caminho para Frutillar

Mesmo sabendo o quanto isso é relativo, indicamos uma permanência de 4 dias. Com esse período você vai fazer as principais atividades e passeios que a região oferece.  Caso queira explorar mais o Parque Nacional ou descansar, separe mais alguns dias.

O QUE FAZER EM PUERTO VARAS – ROTEIRO DE 4 DIAS

 

1º DIA:

 

Manhã:

City Tour Puerto Varas e Puerto Montt

Comece seu dia com o City Tour pelas duas cidades. Achamos legal de esse ser o primeiro ítem da programação, pois permite que você veja os lugares aonde quer retornar com mais calma e encaixa na sua programação pela cidade.

Fizemos o Tour com o Cristo, um dos melhores guias de viagem que eu já conheci! Fizemos nosso primeiro contato pelo Instagram da Só Viagem e Turismo e agendamos tudo por whats App. O Cristo já morou no Brasil e fala português com quase sotaque nenhum, o que nos ajudou a tirar muitas curiosidades em nossos passeios.

O Cristo nos pegou no hotel, assim como ao outro grupo de turistas que iam conosco.  O City Tour e os outros passeios que fizemos com a Só Viagens foram em uma Van limpa, nova e nunca cheia. O Cristo prefere levar no máximo 7 a 8 pessoas por passeio, quando ele poderia levar até 10. Para completar toda a atenção recebida, sempre encontrávamos mimos na van (chocolates, balas, suco, água).

Agência de Viagens Puerto Varas

Os mimos do Cristo

Puerto Varas

Bom, nosso tour começou por Puerto Varas. Cristo nos explicou sobre as casas e fomos até a Iglesia del Sagrado Corazon que fica no alto da cidade, mas bem próximo ao Centro. Infelizmente, choveu o dia inteiro e as fotos do Tour não estão muito legais! A Igreja é um patrimônio Histórico do Chile, feita de madeira como muitas das construções históricas da região. Sua construção é de 1918. A visita é bem legal!

O Tour passou também pelo Museu Pablo Fierro, um misto de Museu de Antiguidades com obras de arte que fica na Costanera. A entrada é gratuita e por isso ele não está tão bem conservado, mas quem vai diz que a visita vale! O museu é a atração nº 10 em recomendações no Trip Advisor.

Escultura de Licarayen em Puerto Varas Nossa próxima parada do Tour foi na escultura de Licarayén feita em ferro e instalada na Costanera. Licarayén representa a princesa de uma lenda Mapuche (povo indígena da região). Vamos deixar que Cristo conte a história à vocês!

A última parada foi no Parque Philippi, que é bem agradável para exercício.

Apesar de ficar no alto, o Parque não tem uma boa vista para a cidade, pois as árvores cresceram na frente do mirante. Cristo nos contou que foi uma decisão da comunidade local preservar a flora e não cortar as árvores, praticamente dando fim ao mirante.

Puerto Varas

O que restou da vista!

Caso esteja passeando por conta própria  e com o tempo apertado, não consideramos o Parque Philippi imperdível.

Durante todo o passeio, o Cristo nos dá dicas incríveis mostrando os restaurantes mais famosos da cidade, onde ficam, que tipo de comida servem e qual o preço médio.

Puerto Montt

Agora, andamos rumo à Puerto Montt, a cidade mais economicamente ativa da região. Apesar de não ter muitos atrativos turísticos, nós consideramos que, uma vez que estávamos na região, seria importante conhecer tudo o que fosse possível!

Catedral de Puerto Montt

Catedral de Puerto Montt

Assim, rodamos um pouco pela cidade junto com Cristo e seu animado grupo de Brasileiros. Assistimos à parte da missa na Catedral de Puerto Montt, localizada na Plaza de Armas da cidade. A catedral é datada do século XIX, ou seja, tem muita história para contar!

Nossa segunda e última parada em Puerto Montt foi no Mercado Angelmó. Aos pés do Oceano Pacífico, o Mercado nos possibilita ver os lindos Leões Marinhos em seu habitat natural. Lá é um excelente lugar para comprar lembranças como imãs, artigos de lã e artesanato em geral.

Mercado Angelmó em Puerto Montt

Mercado Angelmó em Puerto Montt

O que nos chamou a atenção ao passar pelas barracas de legumes e verduras foi ver a cor e o tamanho de cada produto.

Tarde:

Frutillar

Frutillar

Frutillar no Chile

Já contamos aqui que estivemos em Frutillar duas vezes. Como na primeira estava chovendo, encaixamos uma segunda visita em nosso roteiro e aproveitamos um lindo dia de sol!

Veja aqui dicas desse lugar tão fofo que é Frutillar!

 

2º DIA:

Passeio aos Saltos de Petrohue, Lago Todos Los Santos e Vulcão Osorno

Quer um dia de total contato com a natureza?!  O que acha de passear de teleférico em um vulcão? E de conhecer pequenas quedas d´agua de um tom de verde magnifico?

Saltos de Petrohue em Puerto Varas

Saltos de Petrohue – o vulcão está lá atrás encoberto pelas nuvens

Veja detalhes desse dia incrível de passeio nos arredores de Puerto Varas nesse link.

Como nós decidimos não alugar carro durante nossa estadia na cidade, fizemos todo esse roteiro com excursão. Entretanto, todos os lugares são super acessíveis para que você vá de carro alugado.

3º DIA:

Manhã: Cochamó

Cochamó

De cair o queixo: Cochamó

Cochamó foi uma belíssima surpresa em nossa vida. Marcou o nosso último dia de lua de mel em um lugar surreal!

A cidade é muito pouco conhecida e não está nos roteiros das principais agências de viagens de Puerto Varas, mas está no roteiro de Cristo! Graças a Deus!

Veja nosso relato sobre a Cochamó e tente não se apaixonar!

 

Tarde: Puerto Varas      

Sim, já fizemos nosso City Tour, mas como se hospedar em uma cidade tão charmosa e não perambular por aí?!

Aproveite a tarde para entrar no Museu Pablo Fierro, passear pelas ruas e ver construções históricas de perto como a Casa Kuschel, fugir até o Museu Antonio Felmer ou ficar só admirando o lago e os vulcões enquanto toma um sorvete da Cassis.

Falando em Cassis, tem um sorvete de framboesa com suspiro com o qual eu sonho até hoje. Melhor da vida!

Puerto Varas

Sorvete da Cassis e o Osorno no fundo

Indo em direção à escultura de Licarayén você também encontra uma tenda com barraquinhas de artesanato. Ótima para lembranças, porem mais caras que no Mercado Anglemó em Puerto Montt.

4º DIA:

CHILOÉ

Excursão para Chiloé

Excursão para Chiloé

Esse é um bate e volta mais cansativo, pois demora!

Mas se você quiser conhecer uma ilha Chilena mais bruta, com palafitas e pinguins, esse é o seu lugar!

Como não conseguimos encaixar essa belezinha em nosso roteiro, pedimos aos nossos Amigos Da Partner Reps Chile para falar um pouco desse lugar. Veja aqui como seria a sua excursão à Chiloé!

10 Comments

  1. Que lua de mel bacana! Uma região linda dessas com certeza deu um belo tom nesse início de casamento. Adorei!

  2. Que sonho de lugar! Quero muito conhecer a Patagônia. Esses cenários dos Saltos de Petrohue e Cochamó são lindos demais!

  3. Que fantástico artigo!!!eu adorava conhecer, tenho esse sonho..obrigada pela partilha

  4. Das mais belas regiões do Mundo. Este post fez-me ter ainda mais saudades e vontade de voltar…

  5. Cada vez me sinto mais curiosa por conhecer esse lado do continente americano e o seu post só veio aumentar a curiosidade!

  6. Pingback: Destaques de Viagem: 27 de Abril de 2018 – Roteiro Planejado

  7. Vou para o Chile em Junho, mas fazer a parte do Atacama, lendo o post só pense: porque não deixei mais alguns dias para fazer a região sul também? já vou ter que voltar para o chile novamente haha

  8. Sempre ouvi falar desse lugar, mas nunca tinha lido um post detalhado. Ameeeeei os Saltos. Foto linda! Já quero conhecer.

  9. Estive em Puerto Varas no século passado kkkk e achei muito lindinha. Gracias por me fazer recordar.

  10. Bem interessante esse roteiro, incluindo até Chloé. Um dia ainda vou conhecer essa região.

O que você achou??