/ Niterói, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro | Capital/ 21 comments

Se você está planejando sua ida ao Rio de Janeiro, deve considerar Niterói. Para quem mora perto, acredito que a cidade mereça pelo menos um final de semana todo dedicado a ela. Mas se as oportunidades de virem às terras Fluminenses é única, tire pelo menos um dia para atravessar a Baía de Guanabara. Descubra aqui o que fazer em Niterói em um dia!

Como chegar a Niterói saindo do Rio de Janeiro

 

Carro:

Lógico, você pode atravessar à Ponte Rio Niterói de carro.  São 13 km de distância e um belo caminho. O Museu do Amanhã, Aeroporto Santos Dumont e o Pão de Açúcar compõem a vista que você terá do RJ durante o trajeto. Saiba que no sentido RJ x Nit há um pedágio, que custa algo em torno de R$ 6,00. Então leve dinheiro na carteira! A entrada para Niterói é logo após o pedágio, então prefira as cabines da direita, pois à esquerda você continuaria na estrada rumo ao norte do estado.

Barca ou Catamarã:

 Eu acho essa travessia um charme. Como sempre morei no RJ e fiz faculdade em Niterói, essa travessia fez parte da minha vida por 5 anos. E nunca me cansei! Garanta seu lugar na janela, pois serão lindos ângulos. O ponto negativo de não ir de carro à Niterói é que as atrações da cidade são distantes umas das outras , o que pode dificultar a circulação por lá. São duas as estações em Niterói. A primeira e mais tradicional é a estação da Praça Arariboia, aonde chegam barcas e catamarãs e fica no centro. Os catamarãs fazem a travessia em cerca de 10 mins enquanto as barcas levam o dobro do tempo. A outra fica em Charitas, um dos bairros litorâneos e é servida somente pelos catamarã, ou seja, é um pouco mais cara. Se você escolher atravessar pela baía, pode chegar pelo centro  e

Ônibus:

De alguns bairros do RJ saem ônibus direto para a cidade. Gávea e Leme são alguns deles. Logo, a Zona Sul é quase toda coberta por confortáveis ônibus que seguem rumo à Niterói.

Táxi:

 Você pode ir de táxi, mas existe uma cobrança de taxa de retorno, o que não é injusto, já que eles não podem pegar corrida por lá, têm mesmo que voltar vazios. Pesquisei muito e vi em sites como o Jornal O Globo que essa taxa é ilegal. Já a própria 99 Táxis e a Easy Táxi dizem ser uma cobrança legal. Então, nesse caso, sua viagem pode sair até 50% mais cara!  Aplicativos como o Uber não cobram essa taxa (já que podem pegar corrida na cidade!)

O que fazer em Niterói em um dia

 

MANHÃ:

 

MAC – Museu de Arte Contemporâneo

O que fazer em NiteróiSe você começaria o meu passeio pela Cidade Sorriso pelo seu símbolo. O Museu de Arte Contemporanea é o principal cartão postal da cidade. Desenhado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, ele é recente, foi inaugurado em 1996. Como ele fica na orla, tanto na parte interna do MAC quanto na externa você vai ter uma bela vista do RJ.

Aliás, existe uma “rixa” saudável entre RJ e Niterói, onde os cariocas dizem: “ O melhor de Niterói é a vista pro Rio!” Sendo verdade ou não, vou te indicar alguns lugares gostosos com vista para a cidade Maravilhosa para se conhecer no seu dia em Niterói!

Voltando ao Museu de Arte Contemporânea, apesar de parecer pequeno, ele tem várias salas de exposição. Algumas com acervo permanente, outras, itinerante. O subsolo ainda tem um lindo bar e restaurante, o Bistrô MAC.

O que fazer em Niterói

Em sua visita de um dia em Niterói será possível perceber o carinho e a influencia de Niemeyer pela cidade.  O MAC não é o único projeto do arquiteto por lá. Ele foi o projeto pioneiro de algo maior, o caminho Niemeyer. Se você chegar à cidade de barcas, já verá algumas das edificações que compõem esse caminho, como o Teatro Popular de Niterói e a Fundação Roberto Silveira. 

O Museu de Arte Contemporânea fica no bairro de Boa Viagem, um bairro de classe alta. Sempre que passo por ali, fico imaginando como será morar naqueles prédios com aquelas vistas incríveis. Como as ruas são pequenas, nos finais de semana não é muito fácil achar vaga por ali. Mas seja paciente e não deixe o carro em qualquer lugar, a Guarda Municipal de Niterói é sempre atenta e costuma aplicar bastante multa.

Ilha da Boa Viagem

O que fazer em Niterói em um dia

Quando estiver no MAC, com certeza você vai se interessar por uma ilhota ligada ao continente por uma ponte, bem ali perto! Trata-se da Ilha de Boa Viagem.

Ali, a fofa Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem (Alô povo, quer viajar mais? Já sabem a quem pedir! Rs) é tombada pelo IPHAN e fica aberta para visitas. Só para reforçar, a vista dali é belissima, então, não deixe de caminhar até lá!

Infelizmente, a praia que cerca essa região não costuma estar própria para o banho. Mas vamos indicar outras praias de Niterói aqui!

O que fazer em Niterói

Olha esse vistão!!!

Icaraí

Você pode terminar seu passeio por aquela região caminhando até a praia de Icaraí.  Um dos bairros mais famosos da cidade.

ALMOÇO:

 

Saco de São Francisco

 

O que fazer em Niterói

Orla da praia de São Francisco

Ainda seguindo a orla, o seu Break para o almoço pode ser na região boêmia do bairro de São Francisco. A noite ali ferve, mas como você só tem o dia, indico que pare para almoçar por ali! A região concentra alguns dos melhores bares e restaurantes de toda Niterói. Não importa o que esteja procurando, vai encontrar ali. Os preços de Niterói são bem parecidos com os do Rio, ou seja, caros! Rs Brincadeiras à parte, o Rio tem um custo de vida alto e o povo gosta de sair, comer e beber bem, o que aumenta os preços. Mesmo assim, indico guardar um dinheirinho e vir conhecer essas belezas todas!

TARDE:

 

Praias da Região Oceânica

 

Se você cansou de vistas, pode passar a sua tarde em uma das belas praias da Região Oceânica de Niterói. Você pode escolher entre Camboinhas, Piratininga, Itaipú e Itacoatiara. Se escolher a última, ainda pode fazer a trilha do Costão de Itacoatiara, um percurso de 2km que leva a um lindo ponto Panorâmico. Veja aqui mais informações sobre o Costão.

… OU …

Parque da Cidade de Niterói 

O que fazer em Niterói

Se você ainda não cansou de ter lindas vistas, pode subir de carro rumo aos mirantes do Parque da Cidade de Niterói.

De lá, você tem acesso a uma vista linda da região oceânica de um ponto e de outro ponto mais uma bela visão do Rio de Janeiro. Esse espaço, inclusive, é uma rampa de vôo livre. Por lá você pode contratar o seu passeio. Imagine que incrível sobrevoar aquilo tudo?O que fazer em Niterói

Além desse ponto principal, o Parque da Cidade possui 13 trilhas diferentes, sendo a maior delas a Travessia Tupinambá. A Travessia tem quase 8km de extensão, passa pelo Mirante da Tapera, aonde é possível ver praias e fortes e termina no Jardim Imbuí, pertinho da praia de Piratininga.

A entrada do Parque é gratuita e você pagará o estacionamento a um guardador. O Parque da cidade está aberto à visitação de 7h às 18h (ou às 19h em horário de verão).O que fazer em Niterói

A subida para o parque fica bem próxima ao final da praia de São Francisco, por isso encaixamos essa atração após o seu almoço. Entretanto, é muito comum visitar o parque na hora do pôr do sol, pois ele oferece um visual único.

Como a nossa próxima dica também inclui lindas vistas e um pôr do sol de cair o queixo, deixamos para você a escolha da ordem dos fatores!

Fortaleza de Santa Cruz

Eu já comentei no post sobre a Urca, um delicioso bairro do Rio de Janeiro, sobre alguns pontos que marcam a entrada da Baía de Guanabara e serviam como fortalezas para proteger a entrada do RJ na época da colonização. Do outro lado da Baía fica a cidade de Niterói, por isso encontraremos mais fortalezas. É o caso da que vamos visitar agora.

O meu caso de amor com a Fortaleza de Santa Cruz começou ao sermos convidados para um casamento no local, bem no horário do pôr do sol.

O que fazer em Niterói

Fortaleza de Santa Cruz

Para visitar, entretanto, você não precisa ir a casamento nenhum. O Forte está aberto para visitas guiadas como relata lindamente o Blog Turista Profissional.

Onde ficar em Niterói

Nossas dicas aqui são para o roteiro de um dia na cidade. Entretanto, como demos opcionais, você pode querer passar a noite. E eu indico.

Há alguns anos a cidade vem saindo da sombra da vizinha e se posicionando como destino de turismo. Por isso, vem crescendo o número de hotéis conceituados, pousadas charmosas e Airbnbs do outro lado da poça (como o povo chama carinhosamente a Baía!)

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Niterói ou nossas dicas abaixo:

O H Hotel Niterói  tem quartos com vista e uma piscina de tirar o fôlego

Na linha bom, bonito, barato e  bem avaliado, o DZ9 tem nota 9,8 e você pode escolher entre quarto duplo e dormitórios.

Já o Icaraí Bed and Breakfast tem quartos descolados a preços ótimos e boa localização. A piscina completa a indicação.

O Airbnb também tem opções muito interessantes de hospedagem como esses flats com decoração moderna e excelente localização!

Flat 1 | Flat 2 | Flat 3 | Flat 4

Se você gostou dessas opções, se inscreva nesse link e ganhe R$ 100 de desconto em sua primeira reserva pelo Airbnb!

21 Comments

  1. Niterói é tão encantadora quanto o Rio. Unindo história, arquitetura e belezas naturais únicas, merece mesmo ser desbravada.

  2. Não conheço Niterói e não imaginava essa quantidade de opções na cidade. Só o MAC já renderia uma visita, mas agora com esse roteiro redondinho fica fácil reservar um dia para conhecer mais dessa linda cidade.

  3. Já fui para Niteroi duas vezes, uma de balsa e uma de carro (peguei um transito enormeeeee naquela ponte haha). Mas não conheci quase nada de lá. Mas esse museu eu fiquei horas. Lindo demais.

    1. Na hora do rush a ponte lota, o melhor é ir de barca ou catamarã! Já que você já conhece a MAC, indico fortemente o Parque da Cidade na próxima oportunidade que você tiver!!

  4. Ótimo roteiro! Me deu vontade de voltar e explorar melhor Niterói, quando fui fiquei apenas uma manhã e fui no MAC – que amei!!!!!!! Me interessei pelas praias oceânicas…

  5. Eu adooooooooro Niterói! Tenho uma best que mora lá, então vou à cidade com frequência. Seu roteiro de um dia ficou ótimo, o ruim é ter que escolher entre as lindas praias oceânicas (principalmente Itacoatiara) ou o Parque da Cidade com aquela vista perfeita e um por do sol que merece ser admirado…

  6. Adorei Aninha! É a primeira vez que leio algo sobre Niterói, eu literalmente não sabia nada sobre a cidade, tirando a ponte que leva à ela rs. Parece ser um lugar encantador e estou maravilhada com as vistas, suas fotos estão excelentes Aninha, parabéns. Me convenceu a incluir a cidade num roteiro pelo Rio.

    1. Obrigada!!! Adoro quando elogiam as fotos,pois não tenho nada muito rebuscado, é só celular e Go Pro!

  7. Eu tenho um amigo que mora em Niterói e sempre me convida e ainda não fui visitá-lo! Mas irei em breve e adorei suas dicas. Adoro as obras do Niemeyer e o MAC deve ser simplesmente demais. Acho que ia querer passar o dia inteiro ali. As vistas são incríveis, nem imaginava que tinha tanta coisa bonita pra fazer em Niterói!! Valeu

  8. Fui só uma vez em Niterói mas não consegui conhecer muita coisa. Preciso voltar lá , principalmente p visitar a igrejinha e fazer muitos pedidos p Nossa Senhora da Boa Viagem.

  9. Muito show as suas dicas do que visitar em Niterói! Fui uma única vez e apenas conheci o museu. Mas tenho tido vontade de dedicar pelo menos um dia à cidade da próxima vez que for ao Rio! Não fazia ideia da existência deste mirante no Parque da Cidade e já quero conhecer! Certamente eu seguiria a opção para quem não se cansou da vista. Afinal, tem como se cansar? Lindo demais! E as fotos estão perfeitas!

  10. Ótimo post, realmente Niterói ainda é poco conhecida mas vem crescendo o turismo por lá, mesmo nós cariocas não costumamos visitar muito a cidade e admito que nunca fui na Ilha da Boa Viagem, mas amei as fotos e já estou aqui olhando o calendário para tirar um dia e ir lá conhecer rs

  11. Adorei o post, várias atrações legais em Niterói. Dicas salvas.

  12. Já ouvi falar super bem de Niterói mas ainda não consegui conhecer. Uma das coisas que mais me atrai é a vista linda do Rio, além do MAC que deve ser incrível. Bom saber que em um dia consigo conhecer Niterói, amei as dicas!!!

  13. Eu adoro NIterói também, já fiz várias coisinhs da lista, mas peguei umas dicas espertas. Não sabia da Ilha da Boa viagem e achei um charminho só!! A Fortaleza de Santa cruz entrou pra wishlist agora! Lindíssimas suas fotos, que câmera você usa?

    1. Go Pro e Galaxy! Não tenho câmera profissional!
      Obrigada pelo carinho! Venha visitar Niterói e ficará boquiaberta

  14. Eu sempre amei Niteroi, nao so pelas praias mas pela “imagem de cidade de interior”, cidade pequena.. Ela é tão charmosa e as pessoas tao receptivas. Lendo seu post me bateu uma super saudade! Preciso voltar agora conhecer a tal da Ilha de Boa Viagem!! Otima dica

    1. Hahahah eu só não acho que ela tem muita cara de interior,mas também amo!

  15. Niterói e seus encantos! Tão bom reviver lugares únicos e que transpiram cultura e história.
    O caminho para o MAM é fantástico! Sem contar o design do próprio.
    Eu amei a vista da Baía de Guanabara pelo Parque da Cidade! Ê fantástica! Fiquei até o pôr do sol!
    As praias oceânicas de Niterói são apaixonantes e poucas pessoas ainda conhecem suas belezas.

  16. É definitivamente uma boa opção ir conhecer Niterói. Não fomos ainda, até porque não conhecemos todas as atrações do Rio.. Mas não precisa, né? Deu pra ver que tudo é bonito, ainda mais que, de lá, como dizem os cariocas mesmo, tem vista para a cidade maravilhosa, haha! Ah, e essa ilhazinha aí é um charme. Visitaremos. Valeu!

    1. Quando vierem ao RJ podemos acompanhar vcs até Nit,vão amar

O que você achou??