/ Bichinho, Minas Gerais, Tiradentes, Uncategorized/ 13 comments

O que é Bichinho? Onde fica? 

Bichinho anda famoso nas nossas redes sociais, principalmente por umas casinhas tortas coloridas, você já viu? Fomos lá conferir e contamos aqui o que fazer em Bichinho. 

O que fazer em Bichinho

Antes de conhecer pessoalmente,  não entendíamos o que era Bichinho. Bom, Bichinho, ou Vicente Vitoriano (nome oficial) é um distrito do Município Mineiro de Prados. Você pode acessar por Prados ou por uma estrada em Tiradentes.

Passamos uma manhã por lá, pois estávamos em Tiradentes passeando. Esse tempo foi legal para conhecermos o distrito e um pouco do que falamos aqui. Mesmo assim,  vimos várias pousadinhas…  Se você tiver oportunidade, pode passar uma noite e curtir a calmaria do lugar!

Como chegar a Bichinho?

Se você está em Tiradentes, separe um período do seu dia para Visitar Bichinho. Siga as placas a partir do Posto Ale no centro de Tiradentes (não o histórico, o centro mesmo, bem ali pertinho!) e em cerca de 30 mins você estará lá.

Você também pode fazer um passeio de quadriciclo a partir de Tiradentes. Veja no post de Tiradentes essa e outras opções de o que fazer por lá!

BIZÚ: antes de passar no portal de bichinho observe a vista linda da região. É possível ver até São João Del Rey dali. Se programe para parar na volta, pois está na sua mão.

O que fazer em Bichinho? 

Conhecer a Casa Torta

Como falamos, Bichinho tem se tornado mais conhecida pela sua Casa Torta, uma cafeteria que fica um pouco depois do portal de entrada por Tiradentes. A Casa Torta foi criada por artistas. É uma cafeteria lúdica, com ambiente cheio de jogos. Cobra-se R$ 10 por pessoa para entrar.

O que fazer em Bichinho

 

Visitar Alambiques e Provar Cachaça


Seguindo a estrada, temos a cachaçaria Mazuma. Entramos achando que era algo mais artesanal, mas a casa não deveria ter me enganado. É uma produção mais profissional. Não se vende aqueles licores de cachaça docinhos que temos o costume de provar nas cidades mais frias. Lá é lugar de cachaça mesmo, envelhecida em diferentes barris.

Fomos muito bem recebidos e provamos, mas saímos de lá com um queijo Mantiqueira MARAVILHOSO! Além do queijo, você pode comprar goiabada e doce de leite, tudo da melhor qualidade.

A Loja da Mazuma tem um acesso para vermos as cachaças descansando nos barris, mas você pode fazer uma visita guiada e conhecer todo o processo produtivo de lá.

A Mazuma não é o único alambique da região. Na verdade, ela é mais recente, tem um ano de funcionamento. Se você quiser conhecer algo mais tradicional, pode visitar o alambique Velho Ferreira, a Cachaça Tabaroa ou a sua lojinha na rua do restaurante da Ângela

Comprar móveis rústicos

Não só em Bichinho, mas também em Tiradentes, é muito comum ver lojas de móveis de madeira de demolição e rústicos em geral. No caminho para Bichinho nós vimos coisas lindas! Nos chamou a atenção o tamanho das lojas Cida Guimarães de Móveis e Decoração. São enorme perto das demais lojinhas de Bichinhos.

Visitar Ateliês

Logo ao lado da Casa Torta, vimos um ateliê chiquérrimo, o Moisés Jordano, que, pena, estava fechado! O Moisés Jordano tem bordados exclusivos em almofadas, toalhas e todo o enxoval caseiro. Os bordados do Moisés sempre fazem parte de cenários das novelas Globais e já foram apresentados também em programas como o É de Casa.

O que fazer em Bichinho

Ateliê Moisés Jordano

Mas ao longo do caminho, vimos  outro mais rústico, bem ao estilo Bichinho, o AteliÊ Luiz Rocha. Esse, voltado para pintura. O Luiz Rocha também tem uma loja em Tiradentes recém inaugurada.

Conhecer o Centrinho

Quando você vai seguindo a estrada principal de Bichinho (onde fica a casa torta, as lojas de móveis, o alambique Muzema, etc), você chega em um centrinho, um pouco antes da igreja. Por ali você encontra lojinhas de artesanato, de especiarias, decoração e coisas para a casa (rede, pano de prato, jogo americano, etc) tudo com um toque bem mineiro.

 

Visitar o Museu de Carros Antigos da Estrada Real

Como já contamos no post sobre Tiradentes, essa região faz ´parte da estrada Real. O Museu é perfeito para quem curte carros antigos. O pessoal do Sonhando em Viajar foi ao Museu e conta mais detalhes nesse post!

 

Comer comida mineira

É nesse centrinho que você pode provar o melhor da comida mineira. O restaurante mais famoso e elogiado dali é o Tempero da Ângela, mas existem outras boas opções, como o Cozinha Flor, bem ali pertinho. Veja detalhes nessa resenha sobre o Tempero da Ângela.

Ir à Igreja

Bichinho, é claro, tem a sua igreja! A Igreja Nossa Senhora da Penha não é tão bonita perto das que vimos em Tiradentes e São João Del Rey, mas é mais um ponto turístico local!

Onde ficar em Bichinho?

Como falamos, vimos várias pousadinhas por lá, mas não nos hospedamos em nenhuma.

Deixamos aqui uma indicação bem avaliada no Booking:

Pousada Cantagalo Bichinho: muito fofa, com piscina e super bem cuidada! Nota 9,1

13 Comments

  1. Até hoje eu não me conformo de não ter ido pra Bichinho quando fui para Tiradentes. Pequei por não pesquisar direito o destino! =/ O lado bom é que depois de ler esse post, fiquei com mais vontade de conhecer e aproveitar para fazer trilhas na Serra de São José!

  2. Bichinho com certeza é um destino imperdível para quem vai a Tiradentes. Seu post ficou muito bom dando para sentir até o clima desse lugarzinho incrível. Não conheço a cachaçaria Mazuma, mas já quero ir provar um pouco e sair de lá com um queijo também hahahaha

  3. Bichinho realmente é um lugar que não se pode deixar de visitar se estiver passando por Tiradentes! O clima do lugar é muito legal, com as pessoas simples e hospitaleiras, um artesanato bem interessante e vários lugares para se apreciar uma boa comida mineira bem caseira! Parabéns pelo post!

  4. Bichinho é muito fofa, é um destino listado para 2018. Essa Casa Torta é uma belezura a parte. Comida mineira é tudo de bom né? fico imaginando os quitutes delícia dessa viagem. Dicas megas úteis. Já favoritei o post.

  5. Adorei o post! Sobre a cafeteria da casa torta, você acha que vale a pena entrar para visitar?? Não sabia q era cobrada a entrada rs

    1. Nos não entramos.. estávamos sem fome e não temos um espírito muito participativo em brincadeiras lúdicas!
      Vá para tomar café e entra!

  6. Achei o apelido da cidade a coisa mais fofa!!!! Já tinha visto a foto das casas tortas, mas não tinha me atentado à cidade. Curti o passeio na cachaçaria e sou doida por queijos.. Com certeza ia curtir e sair com alguns de lá!

    1. Ali Manu… também sou queijólatra

  7. Amei Tiradentes e São João del Rei! Você acredita que eu não conheço Bichinho?! Pasmem! Chovia muito e não conseguimos conhecer essa cidade tão encantadora e única! A casa torta, o artesanato e a comidinha que enche a boca d’água. Espero que eu possa voltar a Tiradentes em breve ou dormir em Bichinho mesmo.

  8. Que lugarziho maiiiis lindoo!! Amei!! Que nome engraçadinho também! Já tinha visto umas fotos com essas casinhas tortas mas não sabia que era tão perto. Já vou programar uma viagem para lá.

  9. aiii que coisinha mas fofa!! nao conhecia essa cidade e agora to morrendo de vontade de conhecer!! Otimas dicas, ja salvei aqui!! Iria amar essas casinhas tortas e pelo que vi da pra fazer um bate e volta ne?!

  10. Tenho ouvido falar muito de Bichinho! Pelo post de vocês vale super a pena. né? Uma graça a casinha torta. Espero conseguir conhecer melhor Minas Gerais em breve, tão difícil arrumar um tempinho maior de viagem. Obs: não poderia faltar a ingrejinha mesmo!

  11. Obrigada por citar o Sonhando em Viajar! Lugar que vale a pena conhecer. Ótimo post!

O que você achou??