/ Austrália, Fraser Island/ 11 comments

Você já ouviu falar em Fraser Island? A maior ilha de areia do mundo fica no estado de Queensland, a cerca de 300km de Brisbane.

Eu jamais tinha ouvido falar nesse lugar incrível, até que, perto da minha viagem à Austrália eu assisti a um programa que falava sobre ela. Depois disso, impossível não incluir em meu roteiro!

Uma bela combinação de floresta tropical, lagos de água doce, dunas e belas paisagens fez com que essa bela ilha fosse declarada Patrimônio Mundial em 1992.

COMO CHEGAR EM FRASER ISLAND

Ferry Boat:

Fraser Island

Ferry para Fraser Island

Você poderá sair de Raimbow Beach, uma linda praia cercada por areias coloridas. De lá, pegamos um ferry e a travessia demorou cerca de 15 minutos.
Raimbow Beach não é o único local possível de se atravessar para a ilha. Hervey Bay é o outro ponto,.

Avião:

Fraser Island

A foto não está Boa, mas eu queria mostrar o avião

Também é possível chegar à Fraser Island de aviões de pequeno porte. A pista de pouso e decolagem é na própria areia da praia, a mesma aonde você vai dirirgir ou passar junto com a sua excursão. Esses aviões fazem não só o transporte, você pode fechar pacotes de day trip ou incluindo hospedagem e/ou 4X4. Além de todas essas opções, você pode contratar um vôo panorâmico de 30 mins pela ilha a preços nada absurdos! Consulte o site da Air Fraser Island

COMO SE LOCOMOVER EM FRASER ISLAND

Ônibus de excursão:

Estive lá por uma excursão com a empresa Sunset Safaris, que foi a mesma que me levou para conhecer a grande barreira de corais em uma outra oportunidade. A excursão saiu de um ponto de encontro na rodoviária de Brisbane. Tanto no trecho Brisbane – Raimbow Beach quanto em Fraser Island, andamos em uns ônibus antigos, mas bem conservados.

Aluguel de carro 4X4:

Caso não queira ir de excursão, é possível alugar um 4×4 em Hervey Bay.
BIZÚ: Caso decida por alugar um carro, quando fizer contato com as empresas, pergunte muito sobre como andar na ilha, pois todo o trajeto é na areia da praia e existem horários proibidos de se andar por ali devido à alta da maré. Apesar de você dirigir na areia e não ter uma rodovia demarcada, você estará passando pela 75 Mile Beach Drive.

Diante de todos esses fatos e dados, penso que a decisão de ir com a Sunset Safaris foi acertada, mas acredito que dirigir um 4×4 naquela imensidão de areia seria uma super aventura! São 122km de comprimento!

ONDE FICAR EM FRASER ISLAND

Fraser pode ser conhecida em um dia, como um bate e volta, ou dois dias. Se você escolher a segunda opção, veja abaixo onde se hospedar em Fraser Island.

Fiquei hospedada no Eurong Beach Resort, um hotel simples, com quartos enormes e piscina. Eu gostei e indico a hospedagem por lá, que estava inclusa no pacote pago à empresa do tour que contratamos.

Fraser Island

Hotel em Fraser Island

A ilha ainda oferece a opções:

Kingfisher Bay Resort, que parece ser mais top e moderno;
Fraser Island Retreat, acessível apenas por 4×4;
• Campings, como por exemplo o Dundubara ou o Nomad.

Para ver mais opções de hospedagem em Fraser Island, clique aqui! 

BIZÚ: Se você foi acampar, tome cuidado com os Dingos! Você com certeza vai ver e ouvir falar desses cachorros selvagens em sua visita à Fraser. Ele não atacam se não se sentirem ameaçados, mas atacarão sua comida se você deixar ela solta!

O QUE FAZER EM FRASER ISLAND

Lagos:

A Grande atração de Fraser são suas lagoas de água doce e águas cristalinas. Visitamos duas paradisíacas!

Fraser Island

Lake Mackenzie

• Lake Mackenzie: Belíssimo lago de águas azuis claras, cercado de verde. Beleza linda e intocada. A paisagem mais linda de Fraser Island está aqui!
• Lake Birrabeen: De águas de tonalidade diferente, porém bonito também! Nesse não tivemos tempo para o mergulho, só a apreciação, mas tem uma praia e você pode aproveitá-la.
• Lake Wabby: Nossa excursão não passou por lá, mas algumas passam. É o lago mais fundo de Fraser Island, e também se pode mergulhar. Em tons de verde, ele se parece com o Birrabeen.

Mas a ilha não é só lagos, existem outros pontos super legais para se visitar!

 

Restos do Navio Maheno

Fraser Island

Em algum momento você vai passar por ali. Trata-se do esqueleto de um navio, o SS Maheno. Ele pertencia à Nova Zelândia e foi usado na primeira guerra Mundial. Um ciclone o arrastou até Fraser Island em 1935, 30 anos depois de sua primeira navegação.
Não existe restrição de acesso aos restos do navio, então tome cuidado para não se machucar.

Indian Head

Uma breve subida te leva ao topo de uma pedra aonde se pode apreciar o mar e a vista da ilha. Aquela infinidade de areia realmente impressiona.

 

Dali, caso você tenha sorte, arraias, tartarugas e até tubarões e baleias podem ser vistos!

Eli Creek

Trata-se de um rio de águas verde claras onde você pode se refrescar do calor Australiano ou descer a correnteza de boia. Quando estive lá, a correnteza não estava forte, ou seja, era uma diversão bem leve. Não havia bóias para alugar nem nada assim.

Como não é aconselhável mergulhar no mar de Fraser Island devido aos tubarões, águas vivas e à própria correnteza, o Eli Creek é o seu oásis na praia.

Pinnacles e Red Canyon

Falésias de diferentes tons de amarelo. Foi, para mim, a atração mais “sem graça” de Fraser Island. Não que seja feio, mas o resto é tão belo! Acho falésias incríveis, mas vamos combinar que o nosso nordeste é repleto delas!

Trilhas

Existem algumas trilhas que podem ser feitas por dentro da mata para se apreciar a Floresta Tropical. Escolhi não fazer pois no RJ temos uma infinidade de opções assim.

Champagne Pools

Pequenas piscinas naturais que se formam entre pedras a beira mar. Essa é a única oportunidade que você terá de aproveitar a água salgada da ilha!

FRASER ISLAND EM UM DIA

Como já dissemos, é possível visitar Fraser Island em Day Trips. Se você fizer nesse esquema, deverá priorizar, em minha opinião, os lagos e Indian Head. Nesse trajeto você vai passar pelo Navio Maheno e por Eli Creek.

Fraser Island

Praia Infinita em Fraser Island

11 Comments

  1. Nossa que lugar diferente! Uma coisa que são são lugares pouco explorados…. Obrigada por me mostrar um cantinho desses do outro lado do mundo!

  2. Já gostei em saber que há bancos de areia na Austrália. Eu nao sou muito medrosa no mar, mas se tratando da Austrália, todo cuidado é pouco.. kkkk… acho que me sentiria bem mais a vontade num banco de areia. kkk
    Anotei a agencia que te levou aos passeios para que eu possa fazê-los, quando eu tiver uma oportunidade. Deve ser bem gostosinho ficar boiando no Rio Eli Creek. Quantos dias você sugere para realizar os passeios?

  3. se tudo correr bem, ainda vou conhecer a australia esse ano <3 obrigada por compartilhar sobre essa ilha, não conhecia e com certeza vai pro roteiro <333

  4. Eu nunca tinha ouvido falar nesse lugar!
    Meu esposo tem paixão em conhecer a Austrália e esse lugar fartá parte do nosso roteiro.
    Que mar lindo!

  5. Meu Deu, que paraíso. Não conhecia. Estou planejando minhas proximas viagens e Australia sempre foi um destino que me agradou, mas ainda não consegui conhecer. como eu sou louuuca por praias, já amei muito essa dica. Lugar do jeito que eu curto. só não gostei dessa parte dos tubarões, um mar tão lindo desse…

  6. Caraca, que sonho esse lugar! pelo que percebi, em Fraser Island tem de tudo um pouco né? quando vi a primeira foto, tinha certeza que era praia… mas depois você disse que é um lago! Que tudo… eu amo a cor azul do mar, mas prefiro mesmo água doce, então um lago com essa tonalidade realmente me encantou. Acho que um paraíso desse realmente merece mais de um dia! Arrasou nas dicas!

  7. Eu nunca fui a Australia, confesso que fiquei mais animada ao ler o seu post. Tanta coisa bacana pra fazer e o que é essa ilha senhooooor!! Bom pra relaxar!! E os lagos saooo cristalinos, pirei demais!! Muito bacana descobrir um novo lugar, obrigada pelas dicas!!

  8. Esta é, realmente, a primeira vez que leio algo sobre esta ilha. Nunca tinha ouvido nem falar. Adorei estes lagos naturais. O tipo de água que mais curto para banho!! E ainda bem que tem ferryes, porque neste avião aí eu não iria jamais!! Oh vontade de ir para a Austrália que só aumenta!!

  9. Sensacional! Não sabia da existência deste lugar maravilhoso. Jamais imaginei lagos com água tão cristalina e de um azul lindíssimo. Eu tenho receio de ir a lugares de difícil acesso porque não tive boa experiência na travessia de Morro de SP, mas acho que vale a pena nesse caso! 🙂 ótimo post.

  10. Nossa! Não sabia desse lugar na Austrália! Gostei. Bom que a Oceania é um lugar para mergulhar de vez na natureza, não é mesmo? Ouve-se muito em montanhas, mas sobre praias ouve-se pouco, e, caramba, bonito mesmo! Água clarinha, cara de praia mesmo, não consigo acreditar que é lago… falésias belas (lembram algumas da costa brasileira). Tudo de bom!

  11. Que Paraíso.. nunca tinha ouvido falar, mas amei conhecer através de você, por isso amo visitar blogs de viagem, sempre com algum lugar desconhecido e maravilhoso para nos apresentar.
    Esse Rio Eli Creek é uma delícia hein?!

O que você achou??