/ BRASIL, Minas Gerais, São João Del Rey, Tiradentes/ 10 comments

Olá pessoal, tudo bem?  Eu sou a Dani, editora do blog Na Mochila da Ninja e fui convidada pela Aninha para escrever um pouquinho sobre a linda São João del Rei, em Minas Gerais.

São João Del Rei

Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer o Estado de Minas Gerais, posso dizer que está perdendo de conhecer uma parte da história brasileira. Não é à toa que o estado coleciona várias cidades históricas tombadas pelo Patrimônio Histórico: ele foi palco da principal exploração de riquezas no Brasil pelo colonizador (Portugal), após ter encontrado muitas minas de ouro e pedras preciosas.

Nesse post, eu falarei um pouco sobre a graciosa cidade de São João del Rei, localizada no sudeste de Minas Gerais, que foi fundada por bandeirantes paulistas e famosa por ser a cidade natal de Tancredo Neves.

Geografia

A cidade está embrenhada nas curvas da Serra da Mantiqueira, onde o seu ponto culminante fica localizado no Morro do Chapéu, no distrito de Emboabas (1338m). A vegetação predominante nessa região é o cerrado, sendo emoldurada pelas araucárias, no topo da serra.

Hoje, o centro urbano de São João del Rei possui quase 100 mil habitantes, sendo que parte consiste por nativos e outra parte, pela migração estudantil. Cidade universitária devido à presença da universidade federal UFSJ, a cidade possui várias repúblicas estudantis.

Melhor época para visitar?

Acredito que você possa visitar a cidade todo o ano, sendo que as datas festivas criam um aumento de turistas na região. Cada estação do ano possui as suas características próprias, lembrando que o inverno na Serra da Mantiqueira é um pouco mais rigoroso do que numa cidade no nível do mar.

São João Del Rei

Como ir?

O melhor meio de transporte para conhecer essa região ainda é o carro. Tenho certeza que você fará um passeio deslumbrante se incluir na sua rota a cidade de Itamonte no GPS. Dessa forma, você poderá percorrer as veias da Serra da Mantiqueira.

Quanto tempo ficar?

Isso vai depender da sua disponibilidade na região. Como há outras cidades históricas perto de São João del Rei, você pode visitar os monumentos históricos e adotar a cidade como base dormitório também.

O que fazer?

O principal guia turístico da cidade é formado pelas edificações históricas. Cada lugar marcou um pouco a história da cidade, que possui grande valor cultural. Seguem 10 dicas abaixo:

1- Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar: é a sede da Diocese de SJDR, em Minas Gerais. Foi construída a partir de 1732 pelas famílias mais afortunadas da época, encomendando folhas de ouro de Portugal para ornamentar o seu interior.São João Del Rei

2- Igreja de Nossa Senhora do Carmo: é uma das principais igrejas coloniais da cidade. A sua riqueza está no entalhamento das portas e obras de madeira em seu interior.

3- Igreja de São Francisco de Assis: famosa pela participação do mestre Aleijadinho como autor do projeto. O projeto da igreja era tendência do período colonial, onde se tinha um bloco retangular para o corpo da igreja e dois volumes laterais, um de cada lado, sendo representados pelas torres. A riqueza vem dos detalhes e toda a ornamentação da fachada e altar.

4- Teatro Municipal: foi construído em 1893 para difundir a cultura regional e, em 2003, foi finalizada as obras de manutenção, após anos de abandono e descaso com o edifício centenário.

Está gostando de São João Del Rei? Veja também:

5- Museu de Arte Sacra: funciona na antiga cadeia da cidade e foi criado para apresentar ao público peças de arte sacra da Diocese de SJDR.

6- Solar da Baronesa: um sobrado do período neoclássico, foi palco de saraus para recepcionar o imperador Dom Pedro II. Já foi um quartel, onde guardava munições, um local de comércio, uma hospedaria, o Colégio Conceição e, hoje, ele foi transformado em centro cultural.

7- Igreja de Nossa Senhora das Mercês: construída em 1808, substituiu uma antiga capela ali existente. Fica situada no final de uma ladeira, em um dos pontos mais altos da cidade, em frente à praça do Pelourinho e, de onde se pode ver boa parte do centro e um pôr do sol divino.São João Del Rei

8- Igreja de Nossa Senhora do Rosário: foi fundada pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, formada por negros. A capela foi construída em 1719 e a igreja, em 1751. Ela fica localizada em frente ao Solar da família Tancredo Neves. O ornamentos dela são de épocas diferentes dos da maioria na região, sendo desenvolvidos no período rococó.São João Del Rei

9- Rua Santo Antônio: primeiro caminho por onde os bandeirantes passaram e com um estilo único, onde a parede principal das casas são tortas.

10- Memorial Tancredo Neves: um museu que contém todas as informações vinculados a trajetória de Tancredo Neves, divulgando cartas políticas e o drama de sua morte.

Além das pontes da Cadeia, do Rosário, dos Suspiros, do Teatro e da Estação.

Dica: o artesanato em SJDR é rico em madeira, estanho e trabalhos manuais. Vale a pena entrar nas lojinhas para levar itens decorativos típicos da região.São João Del Rei

Passeio de Maria Fumaça entre SJDR e Tiradentes: ele é bastante procurado pelo turismo em geral e acontece de sexta a domingo, sendo que há somente um horário na sexta e domingo (10h) e nos sábados, 3 horários (10h, 13:30h e 15:30h). Caso você esteja visitando a cidade, pode fazer a reserva pelo site (www.vli-logistica.com.br)

Nota do Destinos e Afins: A Ninja também tem dica de hotel em São João Del Rei! Veja!

10 Comments

  1. minas é cheia de cidades históricas e lindinhas pra passar um feriado prolongado! eu to querendo ir faz tempo, pq fui muito novinha e não lembro de nada mais! adorei as dicas da dani!

  2. Nossa, que post cheio de dicas! Ainda não conheço São João Del Rei, mas adoro demais o Estado de Minas Gerais e assim que der quero aproveitar essa cidade cheia de história. Além do mais, a culinária é sem igual né?

  3. Eu só conheço Belo Horizonte em Minas, é vergonhoso.. rsrs Tenho super vontade de visitar São João del Rei, tem tanta coisa bacana pra se fazer ne! Eu amei essas dicas e certamente vou usa-las quando conhecer a cidade!

  4. Amei esse post!!! Eu que amo cidades históricas nunca conheci nenhuma de Minas, acredita??? Quais outras cidades próximas a SJDR vc recomenda para uma mesma trip???

  5. Minas Gerais é um encanto. Já fiz o roteiro pelas cidades históricas, mas minha passagem por São João Del Rei foi breve. Lendo o post, acho que deveria ter ficado ao menos uma noite na cidade para conhecer melhor todo o patrimônio histórico e cultural.

  6. Tenho muita vontade de conhecer esta cidade mineira, assim como outras cidades históricas do estado! Um desejo antigo que preciso realizar logo! O post está ótimo e super didático, fazendo um ótimo passeio pelas atrações do lugar!

  7. Que legais as dicas, Minas é mto fofa!! Cheia de histórias e cultura né? Já vou utilizar o roteiro de vcs quando for pra terrinha mineira =)

  8. Fui recente para essas cidades e ler o post, bateu uma baita saudade, em especial das comidas maravilhosas. São cidadezinhas tão bonitinhas, sensacional! Post nota 100000000, parabéns!

  9. Eu sou extremamente suspeita para falar das lindas cidades históricas mineiras porque eu amo demais Minas Gerais. Adorei seu post super completo de São João.

  10. Adoro cidades históricas, esse post me deu praticamente um roteiro prontinho pela cidade! Adorei, obrigada!!

O que você achou??