/ BRASIL, Piauí, Rota das Emoções/ 10 comments

Desde que conhecemos Jericoacoara, ficamos com muita vontade de completar a Rota das Emoções. Os Lençóis Maranhenses já são conhecidíssimos no Brasil e no exterior, mas o Delta do Parnaíba nem tanto, o que nos despertou muita curiosidade.

Quando um casal de amigos se mudou para o Maranhão, não tivemos dúvidas: as próximas férias seriam a realização daquele sonho antigo! Rota das Emoções, aí vamos nós!

Após uma breve estadia nos Lençóis Maranhenses, o destino da vez é a cidade de Parnaíba no Piauí. Espremidinho entre o Ceará e o Maranhão, o litoral Piauiense é o menor do Brasil. Como já comentamos aqui em outros posts, Parnaíba nos surpreendeu positivamente! Seja pela sua estrada de acesso de ótima sinalização e qualidade (só após a divisa do Maranhão, antes, ainda carece de melhorias), seja pela sua limpeza e organização, Parnaíba deixou um gostinho de quero mais!

O que é o Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é uma formação na foz do Rio Parnaíba que compreende uma área de cerca de 2.700km² e mais de 70 ilhas. O Rio se abre em vários braços, formando essas ilhas de areia.

Delta do Parnaíba

Uma ilha no Parnaíba só para nós!

Visitar o Delta do Parnaíba é um passeio imperdível porque é o terceiro do mundo em tamanho e o único das Américas a desaguar no mar, o que faz com que ele seja conhecido também pelo nome de Delta das Américas.

Esse nome, aliás, não convenceu os nossos amigos do Piauí. Afinal, se o Delta é do Rio Parnaíba, então não temos porque mudar seu nome agora!

Como resultado de todas essas características geográficas únicas, temos uma beleza impressionante, quase intocada!

Como conhecer o Delta do Parnaíba

Apesar de o Delta ter sua área dividida entre Piauí e Maranhão, sendo a maior parte pertencente ao território do Maranhão, foi o estado do Piauí que saiu na frente ao se estruturar para receber os turistas.

Com pousadinhas charmosas (dica de excelente custo benefício nesse post!), agências de turismo e o porto dos Tatus, preparado para a saída de passeios diários pelo rio, a cidade de Parnaíba nos surpreendeu.

O que nós chamamos de pousadinha charmosa:

Onde ficar em Parnaíba

Agora se imagine aqui no meu lugar!

Muito limpa, organizada e estruturada, lamentamos o pouco tempo que tivemos por lá. O desejo de voltar e explorar melhor o Delta, a cidade e o Piauí como um todo é grande!

Como chegar no Delta do Parnaíba

Considerando a cidade de Parnaíba, no Piauí, como base para a nossa aventura pelo Delta homônimo, podemos estabelecer algumas opções para sua chegada.

AVIÃO

Você pode voar até Teresina e se deslocar para Parnaíba. Nesse caso, serão cerca de 350km e mais de 4 horas de estrada. Por isso, caso seu destino seja somente o Delta, aconselhamos que voe até lá diretamente. A azul tem vôos regulares para Parnaíba passando por Campinas, seu hub.

ROTA DAS EMOÇÕES

Agora, se você quer fazer como nós aqui do Destinos e Afins e conhecer a Rota das Emoções, o Delta do Parnaíba será a segunda parada, saindo dos Lençóis Maranhenses ou de Jericoacoara.

Como chegar no Delta do Parnaíba saindo dos Lençóis Maranhenses

Após alguns dias explorando os Lençóis por Barreirinhas, finalmente partimos para conhecer o Delta do Parnaíba.

Os 180km que dividem Barreirinhas e Parnaíba foram feitos em cerca de 3horas e 20 minutos em setembro de 2018. A previsão, entretanto, é que esse trecho seja encurtado já para a temporada de 2019. Isso porque o trecho inicial da estrada MA-315, assim que sai de Barreirinhas, ainda é de chão por quase 40km. As obras para colocação do asfalto, no entanto, estão a todo o vapor.

Delta do Parnaíba

A estrada de chão que você respeita!

Alugamos um carro 1.0 para esse trecho e ficamos com um pouco de medo com a estrada de terra. A maior tensão nesse trecho foram as pedrinhas que batiam na lataria do carro a cada segundo, mas deu tudo certo! 

Após a estrada de chão, passamos por Paulino Neves e Tutóia em uma parte da estrada mais movimentada, que acompanha alguns povoados. Seguindo rumo ao Piauí, após essas cidades, entramos em trechos mais desertos e não muito bem sinalizados. Como estava a noite, ficamos tensos, mas seguimos viagem.

Finalmente, a grata surpresa veio ao passarmos à divisa dos estados. A parte da estrada em solo Piauiense estava novinha: bem pintada e sinalizada. Depois, soubemos depois que as estradas no Piauí são ótimas, o que só nos fez ter mais vontade de voltar e explorar um pouco mais esse estado tão lindo!

Como chegar no Delta do Parnaíba saindo de Jericoacoara

Os 3 destinos da Rota das Emoções não foi feito por nós de uma vez só. Já havíamos conhecido Jericoacoara alguns anos antes quando decidimos retornar à região e completar com os outros 2 destinos. Por isso, não fizemos o trajeto Jericoacoara – Delta do Parnaíba. Pelo que ouvimos, ela é bem complicada para se fazer sem uma 4X4.

BIZÚ: Se você vai fazer toda a rota das emoções de uma vez, talvez a melhor opção não seja o carro alugado. Por isso, existem empresas que fazem esses transfers. Nós conhecemos pessoalmente e fizemos os passeios pelo Delta com a Naturturismo e, por isso, indicamos de olhos fechados com base em nossa experiência positiva.

O que conhecer no Delta do Parnaíba

Desde que começamos a planejar essa viagem, fizemos contato com algumas empresas da região. A que nos chamou mais a atenção foi a Natur Turismo, por sua atenção com o cliente e depois, pela receptividade. Além disso, ao conversar com a equipe da Natur, descobrimos os planos que eles têm de expansão do turismo pelo Delta.

Para completar, ainda nos contaram sobre a idéia de investir em lanchas com acessibilidade para cadeirantes. Também têm planos de implantar saídas regulares diárias para os passeios! Isso tudo nos fez perceber o quanto a Natur está investido e empreendendo por lá!

Delta do Parnaíba

Só uma amostra da beleza dos passeios!

Um dos maiores dificultadores dos passeios por lá é a regularidade. Ao pesquisar, descobrimos que a maioria dos passeios fecha o preço pela lancha. Como estávamos em casal, tudo saía mais caro, pois o preço era pouco diluído. Por isso, falamos no parágrafo anterior do quanto será importante a Natur Turismo implantar as saídas regulares diárias. Sendo assim, nossa aposta é que, com isso, o turismo na região só vai crescer!

Os passeios na região do Delta do Parnaíba são, basicamente, pelo Rio. Por isso, eles vão se diferenciar pela abrangência de cada passeio.

Passeios no Delta do Parnaíba

Nós fizemos e vamos detalhar os dois passeios que fizemos em um dia:

  • O primeiro deles tomou a nossa manhã e foi um verdadeiro roteiro de primeiro contato com o Delta. Veja aqui nosso relato sobre ele.
  • O segundo passeio foi muitíssimo esperado: a Revoada dos Guarás, um magnífico espetáculo da natureza, sério. Veja também o nosso relato!

Nós tivemos um dia inteiro e duas noites em Parnaíba, ou seja, o tempo foi muito curto. De fato não esperávamos tanto de Parnaíba e nos surpreendemos. Por isso, ficou aquele gostinho de quero mais.

Delta do Parnaíba

A inesquecível Revoada dos Guarás

Para quem tiver mais tempo na cidade, recomendamos fortemente que façam o roteiro das praias do Piauí! Assim, vamos indicar novamente a Natur Turismo para ajudar com os roteiros! O site da empresa tem algumas possibilidades interessantes para conhecer o estado!

Onde ficar no Delta do Parnaíba

Nossa escolha foi a pousada Vila Parnaíba. Uma decisão super acertada e com um custo benefício inacreditável. Aqui nesse post, contamos todos os detalhes sobre a linda Vila Parnaíba.

10 Comments

  1. Você sabe que fazer a rota das emoções é um dos meus sonhos pelo Brasil. Também fiquei sabendo dessa rota quando conheci Jericoacara e fiquei morrendo de vontade de conhecer. Agora com seu post, fiquei ainda mais encantada com o delta do parnaíba e com o estado do piauí. Adorei a indicação da agência e vou dar uma olhada neles quando for organizar a minha viagem!

  2. Nossa! Que passeio sensacional e lindo! De fato não tinha conhecimento sobre o delta do Parnaíba, mas já fiquei com muita vontade de conhecer! Adoro essas paisagens de rio e o nordeste tem um charme todo especial! Já vou incluir na minha lista de viagens! Parabéns!

  3. Meodeus! Estou morrendo de vontade de conhecer Parnaíba. Sou apaixonada por destinos pitorescos…
    Quanto tempo para ficar por lá?

  4. Amei o post! Mas como já conheço os Lençóis, pensei em fazer esse roteiro junto com Jericoacoara, mas pelo que você disse o trajeto de carro entre Jeri e Parnaíba não é legal! Você sugere alguma opção para quem quer ver apenas Jeri e o Delta? Se puder esclarecer essa dúvida, agradeço muito. Um abraço.

  5. Fiquei impressionada com a beleza da Delta de Parnaíba, conhecia bem pouquinho, achei surpreendente a revoada dos guarás, que coisa mais linda, as arvores até mudou de cor rs.. ficou vermelha!.. Irei incluir no roteiro quando for para Lençois Maranhenses. Rota das emoções deve ser incrível. Gostei das dicas!!

  6. Nossa, que surpresa boa, era um destino que nao estava nos meus planos, adorei as dicas. Quantos dias recomenda pra ficar por la?

  7. Fui há tanto tempo atrás, que amo rever a minha viagem através do seu blog. Eu também fico mega tensa com essas pedrinhas que batem na lataria do carro. Já penso logo o quanto a agência de aluguel do carro vai me estorquir 😂😱.. a Rota das Emoções é incrível! Mas não fui na última ponta, Jeri! Doida para conhecer!

  8. Até hoje não acreditooooo que fui nos Lençóis Maranhenses e em Jeri numa mesma viagem, mas não fiz a Rota das Emoções, contemplando o Delta! Vendo as suas fotos, só tenho a certeza que errei mesmo, rs. Preciso muito conhecer esse local. Parabéns pelo post!

  9. Tenho até vergonha, mas confesso que sabia quase nada do Delta do Parnaíba e fiquei apaixonada por todos os passeios. Nunca fizemos nada da Rota da Emoções, mas com certeza quando fizermos o Delta entrará no roteiro.. fiquei encantada com a Revoada dos Guarás!

  10. Sempre quis entender o que era Rota das Emoções e seu post foi muito esclarecedor. Nada sabia sobre o Delta e morreria sem saber que carro não é a melhor opção. Dica anotada! Se eu queria ir pra Jeri e Lençóis, agora quero fazer tudo e ficar mil dias. hahahhaa

O que você achou??