/ BRASIL, Destinos, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro | Bairro a Bairro, Rio de Janeiro | Capital/ 17 comments

A Barra de Guaratiba é um bairro delicioso que está caindo cada vez mais nas graças dos cariocas. O público que o visita gosta do rústico, de fazer passeios diferentes, viver os dias de sol e comer frutos do mar (leia até o fim para as nossas dicas!). Antes esquecida, Guaratiba tem recebido cada vez mais investimento em turismo e, por isso, nós indicamos a visita!

O que fazer em Barra de Guaratiba

Pedra do Telégrafo

Sabe aquelas fotos clássicas de pessoas se segurando para não cair e uma linda vista atrás? É aqui! Mas Nao Se engane que a foto é fácil! Ouvi relatos de gente que ficou mais de 1hr na fila para tirá-la, você acredita? Veja o relato sobre a Pedra do Telégrafo do Blog Viciada em Viajar aqui!!

Praias Selvagens 

Além das praias que falamos no post sobre o Receio dos Bandeirantes, Prainha e Grumari, mas que podem ser muito cheias no verão, existem outras que podem ser vazias em qualquer dia do ano!

Ficou curioso?

Veja esse post com o relato de um passeio que leva às praias do Perigoso, do Meio, Funda, Conchas e Inferno!

Você pode chegar por trilhas, que leva cerca de 2hrs o passeio, ou barco!

Alambique Maxicana

Além do passeio ao Alambique de fato para conhecimento da produção da cachaça e da lojinha (com direito à muitas provas!), o alambique tem um bar com restaurante e uma piscina para que as pessoas possam curtir mais tempo por lá. O ambiente é bem legal, super família!

Guaratiba

Cachaçinha da Maxicana

A Cachaça está ficando cada vez mais famosa na cidade. É comum ver seus licores de sabor nas prateleiras de alguns supermercados, nos food trucks de drinks e também no Mercado do Produtor da Barra da Tijuca! Ainda assim, aproveite a lojinha do local que tem um preço bem mais convidativo. As cachaças de sabor são realmente uma delícia. Quanto ao restaurante, amamos o pastel de camarão, e gostamos razoavelmente do Bobó, nada demais. 

Clubinho SUP Marambaia

Como o nome diz, é um local para se praticar Stand Up Paddle, mas não necessariamente no mar. Eles oferecem aluguel e aulas de SUP no meio do Mangue.

Guaratiba

Crédito: Instagram Clubinho SUP Marambaia @clubinhomarambaiasup

As fotos são de tirar o fôlego e o passeio também! É uma atração muito diferente no meio de uma cidade tão grande como o Rio de Janeiro.

Casa do Remo

Tem um serviço parecido com o clubinho SUP. Lá, você pode guardar seus equipamentos, pode fazer aulas ou simplesmente alugar SUP ou Caiaque. Além disso, eles têm uns eventos bem legais como a remada da Lua Cheia. Já imaginou remar só sob a luz do luar? É lindo, vale a pena!

Veja  experiência da Aline e sua família na casa do Remo

Guaratiba

Crédito: Instagram Casa do Remo @casadoremo

Sítio Burle Marx

Um sítio que abriga o belo casarão onde já foi residência do paisagista. Mais famoso do Brasil. Uma delícia de passeio. Para se ter uma ideia, Burle Marx comprou esse terreno quando era uma plantação de bananeiras. Com o tempo, foi mudando toda a sua vegetação, combinando plantas Brasileiras com mudas que ele trazia de todos os lugares do mundo por onde viajava.

Barra de Guaratiba

Um dos lindos Jardins de Burle Marx em Barra de Guaratiba

O Sítio Burle Marx tem visitas guiadas a um custo baixo, mas só acontece se for previamente agendado. Fizemos com um grupo delicioso de blogueiros e instagrammers do RJ. Durante essas visitas, é possível conhecer a casa aonde morava o paisagista, com suas coleções e obras de arte, a capela do sítio, um espaço belíssimo para festas e outro para eventos! Para finalizar, terminamos no belo lago, aonde tiramos 1001 fotos e tivemos vontade de nunca mais sair de lá!

Restaurantes

Como prometemos, não podemos deixar de dar dicas de restaurantes que geralmente tem os frutos do mar mais fresquinhos da Região.

Em Barra de Guaratiba, nós recomendamos o restaurante Point de Grumari. Você pode acessá-lo subindo o acesso no final da praia de Grumari ou pelo outro lado, Guaratiba. O restaurante tem uma bela vista para a praia e a Restinga de Marambaia, aonde tem uma base militar e uma casa para uso da Presidência da República.

Barra de Guaratiba

A linda vista do Point de Grumari

No bairro ainda existem muitos outros excelentes locais para se comer frutos do mar como o Bira (E a experiência do Blog Todos os Rumos), Tia Penha, Tropicana, etc..

Aproveite todas as oportunidades para comer nessa região!

17 Comments

  1. Pingback: A ida à famosa Pedra do Telégrafo, em Barra de Guaratiba, vale a pena

  2. Que delícia esse bairro, realmente uma ótima opção para quem quer fugir das multidões, né? Pura natureza, adoraria conhecer! 😀

  3. Acredita que eu nunca tinha ouvido falar desses lugares? Que incrível! O Rio é cheio de surpresas lindas. Obrigada pela dica 😀

  4. Que tudo seu post! Sou carioca e amo dicas sobre a cidade que fujam do óbvio! Amei as dicas! Abraços!

  5. Adorei as dicas, fiquei com água na boca vendo essa cachaça 😅… em compensação, uma hora “fazendo fila” só pra tirar uma foto na pedra do telégrafo? Hã? Acho que eu ia fotografar o primeiro que visse pendurado lá e já ia tomar o rumo de volta hahaha
    Obrigada por compartilhar!

  6. Como conheço tão pouco do Rio!!! E que lugar interessante e com tantas opções. Fiquei com vontade de conhecer, principalmente, o Sítio do Burle Marx. Quem sabe em breve eu irei. Muito bom post

  7. Tenho muita vontade de conhecer melhor o Rio, principalmente esses cantinhos fora do óbvio! Muito bom que uma cidade como o Rio tenha sempre novidades tanto em atrações, restaurantes, atividades, etc… assim os turistas sempre tem motivos pra voltar!

  8. Que legal ler a respeito! Acredita que tenho ouvido falar dessa região nos últimos tempos mesmo? Eu só estive de passagem e preciso parar pra explorar mais. A parte das praias selvagens é que mais me agrada!!

  9. Estamos indo pro Rio daqui uns dias. Estava pensando em ir para a Barra de Guaratiba. Quais praias aconselha ? Acha a trilha para a pedra do telegrafo difícil/ puxada com crianças de menos de 4 anos ?

  10. Realmente essa região está bombando agora né! Eu quero muito conhecer em breve. É um contato com a natureza especial e tem muitas atrações diferenciadas. adorei

  11. Que legal o post sobre Barra de Guaratiba! Esse bairro ainda é muito pouco explorado, mas vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente entre os cariocas! Particularmente não sei se isso é bom ou ruim… eu gosto de lugares mais tranquilos e menos badalados! De qualquer forma é um local que vale conhecer!

  12. Começamos a fazer passeios por Barra de Guaratiba no início desse ano (tenho até vergonha de dizer isso sendo moradora da Barra) e nos encantamos com todos os lugares que exploramos.. Falta só o Alambique. Adorei ter a experiência da minha Família nesse post maravilhoso, obrigada!

  13. Acredita que não conheço essa parte do Rio! Sempre vi a fotos na pedra no teleggrafo mas não imaginava que tinha mais atividades, quero fazer standup no clubinho que visual incrível, no mangue uau.. experimentar a cachaça hum fiquei com vontade. Acrescentei no meu roteiro na prx ida ao Rio. Adorei a dica bjs

  14. Apesar de ser carioca, sempre ignorei Guaratiba, mas de uns tempos pra cá realmente tenho me surpreendido com as opçoes que a regiao oferece. As praias sao mais vazias, nao corremos o risco de arrastao hahahaha Boas dicas!!!!

  15. Tenho visto fotos lindas desse lugar e fiquei com muita vontade de conhecer. Quem sabe na próxima eu consiga ir. Qual horário você acha que é melhor pra tirar uma boa foto na Pedro do telégrafo?

  16. Uau, amei essa opção de destino, não conheço muitas coisas pelo Rio de Janeiro e confesso que esse tipo de viagem é o estilo que eu curto. Barra de Guaratiba já está na lista pra próxima viagem!! Quero fazer SUP com essas vistas incríveis.

  17. Pingback: Trilha da Pedra do Telégrafo em Barra de Guaratiba

O que você achou??