/ BRASIL, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro | Bairro a Bairro, Rio de Janeiro | Capital/ 10 comments

Bairro do Recreio dos Bandeirantes é um pouco afastado do burburinho da Zona Sul do Rio de Janeiro e um local ainda com cara de cidade do interior. Seus prédios, em sua maioria, obedecem ao perfil de no máximo 4 andares e sua praia lota no verão. Se você for ao RJ, garanta que vai passar pelo menos uma noite por lá e explore o seu entorno.

Praia do Recreio dos Bandeirantes

Praia do Recreio dos Bandeirantes

O Recreio tem uma oferta vasta de apartamentos por temporada, o que torna o bairro uma excelente opção custo benefício de hospedagem no RJ próximo à praia. Além disso, recebeu recentemente alguns hotéis como o Blue Tree Design, que tem bombado no Instagram!

Aqui vão algumas dicas:

O que fazer no Recreio dos Bandeirantes e entorno?

PRAIAS

Praia da Reserva

Praia da Reserva nós não sabemos bem em que bairro está classificada, mas ela liga a Barra ao Recreio. Recebe esse nome, pois é acompanhada por uma reserva biológica em toda a sua extensão. Separam a praia da reserva biológica uma auto pista, alguns quiosques e uma ciclovia. Como em sua extensão têm vagas limitadas e não passam ônibus, o Rio pode estar 40º no meio do carnaval e Reveillon juntos e ali não vai estar caótico.  Então, se você estiver no Recreio, pode andar um pouco e chegar até lá.

Praia do Recreio dos Bandeirantes

Praia da Reserva

Alguns dos quiosques da Reserva são mais transados que aqueles comuns da praia. Bem perto da Barra, o Pesqueiro é sucesso, atrai alguns famosos do mundo do futebol e costuma ter rodinha de samba. Perto do Recreio tem o novíssimo Pesqueirinho, que pegou carona no sucesso do que já falamos, mas que não se trata de filial. Ainda tem o Cavalo Marinho, que se localiza a uma distância pequena andando da praia do Recreio. Comer um pastel de camarão olhando o mar já é uma delícia, mas eles também servem refeições completas.

Praia do Recreio dos Bandeirantes

Ao final da Reserva, finalmente você chega ao Recreio, cuja praia é como as outras comuns do RJ: faixa de areia extensa, calçadão com quiosques, barracas que alugam cadeiras e guarda sóis e bonita em seu mar azul escuro. O que eu mais amo nela é o seu pôr do sol. Ela tem início após a praia da reserva e acaba no Pontal (do Leme ao Pontal…).

Praia do Recreio dos Bandeirantes

Fim de tarde na Praia do Recreio dos Bandeirantes

Ali no Pontal, você pode subir a pedra. É bem fácil e te rende uma bela vista! Alguns blogueiros queridos já fizeram esse passeio e dão aqui os seus relatos:

Macumba

Separada da praia do Recreio pela Pedra do Pontal, a Macumba não é a minha favorita por estar sempre lotadíssima!

Bizú: falando em Pontal, existe a possibilidade de fazer uma trilha por lá! Do topo, uma linda vista das praias da Barra da Tijuca, Recreio, Macumba e da bela faixa de areia que separa as duas praias e liga o calçadão ao início da trilha! Veja fotos e relatos nesse post!

Recreio dos Bandeirantes

Crédito: Blog de Boa na Trip

Grumari e Prainha

Após o Pontal, você encontra a praia da Macumba, paraíso dos surfistas no fim de tarde. Mas o melhor mesmo, vem depois da Macumba:

Grumari e Prainha são mais duas praias deliciosas, na minha opinião, as melhores do RJ. Por uma estradinha com uma vista sensacional você desce na primeira, atravessa e depois mais uma estradinha até a segunda. Por lá o estacionamento também é limitado, então, chegue cedo ou vá de bike!

Recreio dos Bandeirantes

Prainha!

A praia em si não tem ambulantes como nas outras do RJ em razão do seu restrito acesso. Entretanto, alguns quiosques mais legais podem te suprir. Tenha em mente que os preços nas praias do RJ são inflacionados. Logo, se tiver a oportunidade de carregar o seu cooler, faça e você vai me agradecer. Essa prática ficou muito comum entre os cariocas com a crise. Além disso, não aceitam pagar preço de turista para curtir a própria cidade.

Além delas, ainda tem a Praia de Abricó, uma das mais famosas praias de Nudismo do Brasil

Quer ler o relato de um tour por elas? Veja Aqui!

Bizú: Se for visitar algumas dessas praias no verão, trate de chegar cedo, pois elas tem vagas limitadas para os carros e costuma encher cedo! As vezes os guardas municipais nem deixam entrar

Praia ou Piscina do Secreto

No caminho da primeira praia, ainda na subida, você vai ver um mirante cheio de carros estacionados e poucas pessoas por lá. Aonde estão essas pessoas? No Secreto! A piscininha do Secreto é o último ponto turístico dos cariocas, começou a bombar junto com a Pedra do Telégrafo (aquela da foto segurando em uma pedra para não cair), pois a região está sendo muito mais explorada!

Recreio dos Bandeirantes

A Piscininha do Secreto

Bom, estacionando no mirante e descendo um pouco na direção Recreio, você vai passar pela entrada de uma trilha. Essa trilha está bem definida pois o Secreto já não é mais tão Secreto assim há muuuito tempo. Em menos de 10 minutos de caminhada, você enxerga a piscina natural lá embaixo cercada por pedras. Agora, desça com bastante cuidado e curta muito seu tempo lá.  O cenário fica ainda mais bonito com as ondas que batem nas pedras.

BIZÚ: Preste atenção à Maré, pois com a maré alta a piscina não fica tão rasa e fica até perigosa. Eu já escrevi um post detalhando como você consulta a tábua das marés para os passeios aonde você precisa que ela esteja baixa.

Por falar em perigo, por favor, não suba na pedra que separa a piscina do alto mar. Já imaginou se ali bate uma onda que te desequilibra?

VEJA TAMBÉM: VEM AO RIO? CONHEÇA CADA CANTO DO MAIS CHARMOSO BAIRRO CARIOCA!

BAIRROS VIZINHOS

Barra da Tijuca

Um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro fica coladinho no Recreio. Sendo assim, você pode conjugar as visitas.

A Barra da Tijuca tem vários atrativos e merece um post só pra ela. Veja aqui nossas dicas!

Guaratiba

A vizinha, Guaratiba, é um bairro ainda mais afastado do centro do RJ. Eles costumam receber mais turistas locais (os próprios cariocas) do que turistas de fora.

São os cariocas que gostam de fazer passeios diferentes, viver os dias de sol, explorar a cidade e atraídos pelos seus restaurantes de frutos do mar.

Guaratiba está ficando cada vez mais charmosa. Não deixe de conhecer esse bairro em nosso post especial!

Vargem Grande e Pequena

Saindo um pouco da beira da praia, existem dois bairros que ficam ali pertinho onde você pode se esbaldar de comer! São inúmeras opções de restaurantes delíciosos nos bairros de Vargem Grande e Pequena, aonde também fica o parque aquático Rio Water Planet.

As vargens são áreas que realmente se parecem com cidades pequenas, o trânsito é mais tranquilo… Se você quer saber um pouco mais sobre Vargem Grande, veja diquinhas aqui!

Por ali, indicamos alguns lugares:

  • Gepetto: o cardápio tem de tudo, mas gostamos mesmo de escolher uma das picanhas que o compõe.
  • Dom Pascual: um lugar extremamente romântico, que une restaurante e pousada! Acesso um pouco complicado
  • Espaço Dom: dos mesmos donos, Mas na Rua principal. A carne é o carro chefe desse restaurante. Somos fãs de lá!
  • Tô na Mata Gastrolounge: bar e restaurante rústico e charmoso! Imperdível!

COMPRAS NO RECREIO DOS BANDEIRANTES 

O melhor shopping do Bairro é o Américas Shopping. São várias lojas âncora, praça de alimentação, boliche, pista de patinação no gelo e cinemas.

Depois, temos também o Recreio Shopping, um lugar bem bonitinho, mas que ficou um pouco prejudicado após a inauguração do Américas Shopping. De qualquer forma, lá você encontra loja outlet da Nike (já compramos tênis com preços ótimos), Outback, Praça de Alimentação e Cinema.

Para comprinhas baratas, indicamos a Rua do Arquiteto. Ela fica no Terreirão, uma parte mais simples do bairro do Recreio. Na verdade, o Terreirão é uma comunidade, mas por lá não chegou a violência do RJ, então você pode ir tranquilo! Gostamos muito das lojas de festas, descartáveis, bijoux, roupa íntima e itens de informática. Lugar bom para bater perna mesmo!

Se você gosta mesmo de compras, a vizinha, Barra da Tijuca, está cheia de shoppings para todos os públicos!

 

10 Comments

  1. Existem praias maravilhosas nesse bairro do Rio de Janeiro. É uma delícia tomar um banho de mar no final da tarde. Obrigada pelas dicas incríveis!

  2. Faz um tempo já que fomos a última vez para o Rio de Janeiro, adoro e conheço quase todas as praias que você comentou neste post. Parabéns pela seleção.

  3. um lugar super gostoso de passear!! tantas praias lindas e programas incriveis!! adorei o post!!

  4. Não conhecia a região, mas uma reserva perto da praia é muito bom, para além de ser mais tranquilo (o que eu adoro). Um dia ainda quero passar o reveillon desse lado do oceano.

  5. Nunca tinha pensado na possibilidade de me hospedar no Recreio! Vou avaliar essa possibilidade na próxima visita ao Rio!

  6. ahh eh entao eh ai q fica aquele lugar lindo que todo mundo tira foto na meio das praias! q lugar encantador!!

  7. Rio de Janeiro tem lugares tão lindos né? E as vezes ficamos só naqueles mais conhecidos e esquecemos de explorar os arredores… Adorei o post e saber de mais opções para próxima vez que for ao RJ! =)

  8. O Rio de Janeiro, como sempre, lindo e repleto de lugares para explorar!
    Nunca estive no Recreio do Bandeirantes, mas já namoro algum tempo essa trilha da Pedra do Pontal… de ver em fotos no Instagram! haha! A vista de lá parece ser demais! Amo essa mistura de morro e mar do Rio, perfeição total! ♥
    Adorei as dicas, agora além dessa trilha, quero conhecer o resto! ^^

  9. Eu não conheço nada do RJ, cada lugar lindo, né? As fotos ficaram maravilhosas. 🙂

  10. Eu amei esse post porque ele mostra lugares nada óbvios na Cidade Maravilhosa. Excelente trabalho!

O que você achou??