A tal Jericoacoara

10 entre 10 Brasileiros sonham conhecer Jericoacoara, pros íntimos, Jeri, não é  mesmo?

Você já foi? Se sim, siga aqui e mate as saudades… Se a resposta é não, confira!!

Jijoca de Jericoacoara, pra quem não sabe, é o município localizado no Ceará para aonde estamos viajando nesse post. Jericoacoara é o nome da vila aonde você vai ficar hospedado.

E é essa vila que tem um charme especial, algo que vicia, uma “vibe” diferente. Eu nunca tinha ido em um lugar sem iluminação pública, sem asfalto… Você anda na areia mesmo (moças, não levem saltos, pls!!) e as luzes das pousadas e restaurantes vão guiar seus passeios. As pessoas são calmas e atenciosas, a comida deliciosa, as pousadas charmosas, a praia linda, os passeios, incríveis! Jeri é um destino completíssimo seja entre família, amigos ou um destino a dois! Não perca!

20151007_143419

COMO CHEGAR EM JERICOACOARA – CEARÁ

Para chegar em Jeri, você tem algumas opções:

  • Partindo de Fortaleza via CE-485: foi o caminho que fiz. Esse é o mais rápido, vai pela estrada, mas ainda assim, prepare-se para as 4:30 de viagem e, quando você chegar… ainda não chegou! Eu explico: você vai até Jijoca com o carro ou ônibus e quando chegar lá você vai pegar um outro transporte que vai te deixar na vila passando por dunas chamado Jardineira. Esse transporte nada mais é que um carro 4 x 4.
  • Partindo de Fortaleza via praias: essa opção é legal para quem não vai ter tempo de conhecer o litoral Cearense como eu já havia feito. Você vai passando pela costa em várias praias em um 4×4. Muitas agências fazem. Eu recebi a indicação do Diego, e contratei para nos levar via estrada, gostei e vou repassar: 88 999002717. No  caminho, você vai conhecer algumas praias que eu já fui e contei como foi: Cumbuco, Lagoinha e Mundaú e Flecheiras. É um passeio que dura o dia inteiro, mas que o Ricardo Freire do Viaje na Viagem não indica. Nesse link ele comenta as opções de ida à Jeri, assim como eu aqui! Como o mestre não indica, então pensei em um opcional: porque nao alugar um carro e ir dormindo cada dia em uma dessas praias principais? Cumbuco, Lagoinha, Flecheiras e Amontada? No final você deixa seu carro estacionado em Jijoca e parte para Jeri!
  • Saindo do Maranhão pela Rota das Emoções: essa viagem deve ser top e quero fazer em breve. Ela passa pelos Lençóis e pelo delta do Rio Parnaíba. Nesses destinos, o site Rota Combo pode te ajudar. Você pode também só passar pelo Parnaíba ou só pelos Lençóis. Veja o que mais se adapta ao seu caminho.
  • Helicóptero: bom, isso é meio surreal para um viajante acessível, mas a opção existe.
  • Avião: essa opção ainda não existe, mas está previsto para 7 de abril de 2017 o início da operação de vôos regulares para o Aeroporto Internacional de Jericoacoara. Já ouvi algumas pessoas dizendo que vão esperar para ir à vila somente assim, mas se eu fosse você eu ia enquanto tempo, pois é certo de que o charme não será o mesmo.

O QUE FAZER EM JERICOACOARA – CEARÁ

São tantas opções que eu perdi a conta! Aí fiz uma listinha.

Claro que você vai querer conhecer as famosérrimas Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso. Elas não ficam na vila, você terá que contratar o passeio de buggy ou quadriciclo.

  1. A Lagoa Azul, apesar do nome, tem suas águas esverdeadas e um restaurante mais simples, estilo barraca de praia.

lagoa-azul-7

love-jeri2. A Lagoa do Paraíso é mais famosa e linda, tem água azul clarinha e um belíssimo de um receptivo. O Alchymist Beach Club tem um mirante, uma linda varanda e conta com festas a noite, consulte a programação antes de ir. O clube é caro, e eu fiquei com a impressão que são bem atendidos mesmo os que bebem espumante, mas você pode levar seu lanchinho, sua bolsinha térmica ou consumir por lá mesmo!

lagoa-do-paraiso
Lagoa do Paraíso em Jericoacoara

3. No caminho, seu buggy vai parar na Árvore da Preguiça, uma liiinda árvore que teve preguiça de se levantar! rs Ou seja, em razão dos ventos do mar, ela ficou curvada, como se estivesse deitada. Por isso, árvore da preguiça.

20151008_100355
Árvore da Preguiça

4.Pedra Furada: é uma pedra com buraco no meio! Mas não é qualquer pedra, ela fica especial no pôr do sol. Eu fui até lá de charrete (ou seria uma carroça?!), que te deixa no topo de uma pedra próxima, de onde você tem a mesma visão dessa foto que inicia o post. A partir daí você tem que descer, mas é bem rapidinho. Fomos à tarde e o sol favoreceu todas as fotos. A água batendo é linda! Claro, por lá sempre tem muita gente e fila para os clicks! O Book de casal é porque amamos muuuitas fotos!

pedra
Pedra Furada – Jericoacoara
untitled-design-6
A volta da pedra

5.Duna do pôr do sol: a mais famosa do Brasil. Eu estive em uma linda duna em Flecheiras, mas essa é diferente pois você assiste o sol se pondo no mar. É religioso: todos os dias no mesmo horário, você vê uma multidão subindo a duna, que fica à esquerda da praia de Jeri. Uns vão à cavalo, mas você sobe a duna rapidinho.

6.Por falar em praia, a de Jeri fica ali no fervo: todas as principais ruas da vila terminam nela. Quando eu fui, achei que a praia era feia pois ninguém falava nela. Mas não é não: é bonita, tem uma extensa faixa de areia e muitos praticantes de windsurf. Se você quer fazer aulas, lá pode ser o lugar. Existe um clube dedicado ao esporte na beira mar.

20151007_173837
Praia de Jericoacoara

7.Barra dos remédios. Eu não fui ainda, vai ficar pra próxima. Mas te indico pois vi lindas fotos e quero que você me conte quando for, vou precisar de dicas. Se trata de uma praia de rio ainda bem deserta na vizinha Camocim. É acessível somente de veículo 4 x 4. Se estiver em períodos mais chuvosos, melhor ainda!

8.Tatajuba: bom para ir com os pequenos pois tem um passeio de canoa para ver os cavalos marinhos e aprender sobre suas vidas. Esse passeio inclui conhecer os mangues secos e fazer o skibunda!

9.Samba da Benção: Eu já disse que cheguei em Fortaleza e fui ao samba. O mesmo eu fiz em Jeri, O samba acontece nos fundos da pousada Solar da Malhada, e enche! Você pode tomar cerveja e caipirinha. Meninas, BIZÚ: a fila do banheiro é gigante, então se encaminhe antes de ficar muito apertada.

10. Forró da Dona Amélia: Eu dormi no dia do forró, estava morta com farofa, então não consegui ir. Mas é muito famoso. Andando pelas barraquinhas na volta do por do sol, alguém deve te oferecer descontos. Acontece no restaurante Dona Amélia às quartas e sábados. Sabem o nome da rua do Dona Amélia? Rua do Forró!!! .

ONDE FICAR EM JERICOACOARA – CEARÁ

Essa é uma pergunta difícil de se responder. São tantas opções em um lugar tão pequeno!
Para decidir eu fui ao booking.com e filtrei meus resultados por nota acima de 9 (de acordo com as avaliações) e veio: a pousada mais bem avaliada de Jeri:
  •  Pousada O Refúgio: Gente, essa pousada é incrível.São apenas 3 quartos, todos com suas varandas para o café da manhã, ou seja, o café da manhã é servido por quarto e não para todos os hóspedes juntos. Cada quarto é super bem decorado, os banheiros são diferentes: um tem um pequeno jardim por dentro, o outro tem uma árvore. A pousada ainda conta com uma piscina e tem algo que pode ser desvantagem para alguns, mas para mim é vantagem total: ninguém fica lá no final da tarde e a noite. Isso quer dizer que não podemos pedir nada aos funcionários, mas temos algo bem importante pra mim: privacidade.

 

Se você quer gastar menos, ainda temos outras opções mais baratas e com cozinha, para economizar nas refeições:
  • Sweet Suítes Jerí está com preço muito bom e uma avaliação 9! Ainda tem cozinha…
  • O Bed and Breakfast Casamar tem terraço e cozinha comum, está bem avaliado no booking, o que quer dizer que quem foi, curtiu!
  • A simples e barata com piscina é a pousada Casa boa Vida. Mesmo simples, sua avaliação está em 9,4.
Jeri não é feito só de pousadas. Existem também alguns hotéis. O mais famoso deles é o Essenza, que tem as piscinas na varanda com vista para a duna e seu por do sol. A próxima vez que eu for à Jeri, quero tentar ficar uns dias por lá.
ONDE COMER EM JERICOACOARA – CEARÁ
Se a hospedagem foi um assunto difícil, imagine a alimentação. Pense no que você deseja comer e você encontrará em Jeri.
  • O meu local favorito foi a Creperia Naturalmente que fica na beira da praia. Eu nunca comi um crepe tão gostoso, tão bem feito. Apesar de eu estar em Jeri querendo conhecer todos os restaurantes possíveis e imagináveis, terminei indo lá umas 3 vezes!
20151009_214446
O crepe crocante da Naturalmente, a luz de velas!
  • A sanduicheria Laurus estava no 1º lugar do trip advisor e era bem em frente à minha pousada. Corri pra lá. Gostei do sanduíche e do atendimento, mas fui esperando o 1º lugar do Trip Advisor e não achei o sabor tããão fora do normal. Mas para quem gosta de um hambúrguer artesanal, como eu, pode ir que não tem erro. Eles tinham opção vegetariana no cardápio.
  • O restaurante Cantina Tropicana é um italiano Maravilhoso com decoração branquinha e tema praiano, o que explica o nome. Eles serviram tudo na própria frigideira, dando uma bossa ao prato. Meu namorado foi de nhoque e eu de risoto. Saímos de queixo caído e  o preço ainda por cima era ótimo!
20151009_152935
Meu divino risotto na Cantina Jeri
  • O restaurante Rústico e Acústico eu indico pro almoço. Isso porque ele tem uma decoração toda colorida e, quando o sol bate, fica ainda mais bonito. Servem de tudo e têm pratos executivos, um tempero bem caseiro. Indico muito!

20151007_140316

  • O restaurante da Dona Amélia, o mesmo do forró que eu falei ali em cima, também é famoso pelo seu cardápio, onde você encontra mais frutos do mar. Bem gostoso, decoração mais simples, fomos almoçar.
  • Jeri, verão… Não te lembra sorvete? Jeri tem uma sorveteria deliciosa. A Gelato & Grano também é linda por fora e por dentro.
O QUE MAIS SABER SOBRE JERICOACOARA – CEARÁ
  • Conforme já falei, meninas não levem salto. Até o tênis é um pouco complicado, pois o chão é de areia, então termina entrando areia no pé. Até nos restaurantes mais chiques de Jeri você será bem vindo de havaianas.
  • O sinal do celular não é muito bom, mas muitos lugares tem wi-fi. Exceto esse restaurante que preza a conversa tete-a-tete! rs

img-20151007-wa0016

  • Leve protetor solar, roupas leves, repelente.
  • E Jeri venta. Leve um casaquinho leve. Exemplo de roupa que saí para jantar:

20151008_232906

  • A vila tem um mercadinho, bem ao lado do restaurante Rústicos e Acústicos nos atendeu bem enquanto estivemos lá, mas só compramos petiscos prontos e bebidas. Se você vai cozinhar, se planeje para os pratos mais simples.
20151007_173644
Praia de Jericoacoara no entardecer

Quer saber os outros lugares que conheci no Ceará? Veja aqui o post sobre turismo em Fortaleza, aonde eu conto também do Beach Park, o texto que eu falo do dia incrível que eu passei em Mundaú e Flecheiras e terminou em um por do sol maravilhoso, e o post da linda praia de Lagoinha, aonde eu fiz um passeio de quadriciclo super legal.

Ainda falta contar de Morro Branco, com seu monumento às falésias e Canoa Quebrada. Vai vendo!
call-to-action

Me comenta???

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s