Conheça Mundaú e Flecheiras: dois paraísos no Ceará

Esse foi um dia marcante da minha viagem pelo litoral Cearense! Vou te contar o porquê:
Eu pesquiso e leio muuuiiiiito sobre minhas viagens, leio os blog e seus valiosos comentários e, em um único comentário no Férias Brasil, li sobre a praia de Mundaú. E lá fomos nós 4, com o carro alugado, meio que sem saber que já estávamos no meio do caminho pra Jeri, aonde fomos no dia seguinte. Enfim, isso faz parte da vida da viajante!

Bem, foi dessa forma que Mundaú entrou no meu roteiro do Ceará: uma pessoa disse que era uma linda praia. Éramos 4 e os 3 amigos concordaram com o meu roteiro (feito em excel, dia a dia rs) então, fomos!

Chegando pertinho, da estrada você vê o mar!

DCIM101GOPROG0993069.
Chegando em Mundaú 🙂

Depois de 2hrs e 15 mins de estrada a partir de Fortaleza, chegamos a um lugarejo tipo fantasma na cidade de Trairi. Ninguém nas ruas, mas fomos entrando. As poucas pessoas que vimos eram senhores de idade ou crianças e todos olhavam pra dentro do carro. Era um dia de semana no meio de setembro, baixa temporada total! Mundaú é tão familiar nessa época, que todos sabiam que não éramos dali. Enfim chegamos no fim: um cais, um rio e uma praia. Ali era o encontro do rio com o mar.

20151006_131502
Rio Mundaú

A água era o mais azul que vi no Ceará (exceto Lagoa do Paraíso em Jeri!!) Tinha só uma barraquinha vendendo algumas coisas para beber e mais nada, mais ninguém. Uma linda praia deserta.
Mundaú não é tão anônimo: foi citada por José de Alencar em seu romance Iracema:
“Com o segundo sol chegaram às margens do rio, que nasce na quebrada da serra e desce a planície enroscando-se como uma cobra. Suas voltas contínuas enganam a cada passo o peregrino, que vai seguindo o tortuoso curso; por isso foi chamado Mundaú.”

O QUE FAZER EM MUNDAÚ – CEARÁ
Além de curtir a bela praia, você pode também curtir seu rio. Do cais saem passeios que sobem o rio e mostram os manguezais. Procure também pelos passeios nas Piscinas Naturais, mas veja antes os horários de maré baixa na Tábua das Marés (entenda aqui como interpretar a Tábua das Marés).
A vila também é famosa por suas rendeiras. Acho que o horário que chegamos lá não facilitou, por isso não vimos as coisas abertas. Pegar uma praia, claro, deve ser sua primeira opção!!

20151006_134929
Praia de Mundaú – Ceará
20151006_132008
Praia de Mundaú

O QUE COMER EM MUNDAÚ – CEARÁ
Aproveitamos muito Mundaú, mas a fome bateu e realmente não havia NADA por ali e é aí que entra a praia de FLECHEIRAS e sua bela duna do pôr do sol.

FLECHEIRAS:
Distante 16 km de Mundaú, e ligadas pela estrada beira mar da foto do início do post, Flecheiras era bem mais habitada: pousadas, pracinha, restaurantes pé na areia. Foi aonde almoçamos e passamos o resto do dia.

Mesmo Flecheiras sendo mais movimentada, a praia também era calmaria. Essa é a grande vantagem de tirar férias em baixa temporada: é tudo seu! Não era tão bonita quanto à vizinha, mas aproveitamos, vimos muitos casarões de praia e o dono da barraca explicou que ali é um destino dos bem afortunados de Fortaleza nas férias, aonde ficam suas casas de praia.

20151006_152639
Praia de Flecheiras
20151006_145815
Praia de Flecheiras no Ceará

Já no fim do dia, quando parecia que ainda não teríamos nenhuma reviravolta num dia tranquilo e delicioso, chegaram uns guias e nos ofereceram um passeio de quadriciclo. No último post eu contei que amo quadriciclo e que foi o meu passeio na praia de Lagoinha.

Dessa forma, não resistimos! O passeio não era na praia, era em dunas não muito longe de onde estávamos e de onde poderíamos ver o pôr do sol. Eu nunca tinha subido e descido dunas em um quadriciclo. Assim, achei o passeio bem diferente. O por do sol era lindo assim como todo o cenário das dunas, aonde já foi gravado o programa No Limite. Atrás de um parque eólico que deu todo o charme ao momento.

Senta que lá vem foto:

20151006_171512
Duna do Pôr do Sol em Flecheiras
img-20151006-wa0037
Duna do Pôr do Sol em Flecheiras – Ceará

Quando voltamos, ainda tivemos tempo de ver o sol terminar de cair direto da praia. É ou não um sonho?

20151006_172436
Praia de Flecheiras
20151006_172321
Turismo em Flecheiras

O QUE FAZER EM FLECHEIRAS – CEARÁ:

Além da Duna do Pôr do Sol aqui em cima, aonde você pode chegar de quadriciclo ou andando, é possível também visitar a Pedra das Índias, com uma vista panorâmica da praia.

ONDE COMER EM FLECHEIRAS – CEARÁ:

Eu simplesmente não me lembro do nome da barraca onde comi, só me lembro da senha do WI-FI: “mengo2009” (entendedores entenderão! rs)

ONDE FICAR EM MUNDAÚ E FLECHEIRAS – CEARÁ:

  • Hotel Villa Albergaria: lindo e bem próximo à Praia de Guajirú, vizinha de Flecheiras;
  • A Pousada Kalunga tem apartamentos com uma mini cozinha e vista pra piscina;
  • Pousada Lisboa é bem avaliada, perto da praia, igreja e praça de São Pedro.

call-to-action


27 comentários sobre “Conheça Mundaú e Flecheiras: dois paraísos no Ceará

  1. Que lugar lindo… que fotos belas. Esse cantinho parece ser um paraíso.nosso país país é magnifico … falta tanto pra conhecer… adorei a dica.

    Curtir

  2. Nossa, fotos fantasticas desse lugar! Deixou uma vontadezinha de dar uma passa ai! Curti muito mesmo as dicas e as fotos. MInha namorada sempre da um pulo em Fortaleza, talvez eu va e aproveite para conhecer!

    Curtir

  3. Tem como não amar o Ceará? Me diz! Que paraíso!! Amei seu roteirinho e também amo viajar fora de temporada. Além de pegar preços melhores, os atrativos são mais “exclusivos” hahaha
    Obrigada por compartilhar!!
    Beeijo!

    Curtir

  4. Tem como não amar o Ceará? Me diz! Que paraíso!! Amei seu roteirinho e também amo viajar fora de temporada. Além de pegar preços melhores, os atrativos são mais “exclusivos” hahaha
    Obrigada por compartilhar!!

    Curtir

  5. Maravilhoso! Amo destinos assim e que presentão assistir o pôr do sol nas dunas. Me lembrou de Lençóis Maranhenses. Quem sabe quando eu for para Jeri, posso passar umas noites por Mundau e Flecheiras também, seria ótimo!

    Curtir

  6. Aninha, que lugar mais lindo, já fomos uns 3 vezes para Fortaleza e não conhecemos!! E esse por do sol, que incrível! Preciso conhecer Mundaú, Flecheiras, Jeri e acredite, também não conheço Canoa Quebrada! Acho que está na hora de voltar pro Ceará!!!!

    Curtir

  7. Uma vez em Fortaleza também aluguei um carro e fui embora, as paisagens e praias são lindas e desertas, não me lembro bem mas acho que fui também nessa praia mundaú, porque era exatamente isso parecia cidade fantasma, agora flexeiras se superou que por-do-sol é esse fantásticooooo!!!!!!

    Curtir

  8. Meninaaaa, que delícia de lugar hein! Ainda não conheço o Ceará, tô morrendo de vontade programar uma viagem pra lá! Suas dicas serão muito preciosas. Bjsss. Ps. Tb quero fazer o passeio de quadriciclo rsrs

    Curtir

Me comenta???

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s