Brasilia

Visita Palácio do Planalto: Conheça por dentro!

28/09/2017

O PALÁCIO DO PLANALTO

É aqui que tudo acontece! É aqui o local onde as decisões mais importantes do Brasil são tomadas, sendo elas boas ou ruins.

A VISITA GUIADA

O Palácio do Planalto é o lugar onde o presidente da República trabalha. Apoiando ou não o governo, você precisa visitar esse prédio! As visitas só podem ser guiadas e acontecem nas manhãs de domingo (até às 14hrs) mediante agendamento prévio e em grupos de cerca de 30 pessoas.

Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto: Área Externa

Antes de qualquer coisa você deverá deixar seus pertences em um armário e poderá levar a chave consigo.

Depois, os visitantes são convidados a assistir um vídeo com algumas informações de segurança e rota de fuga ali mesmo na área aberta, quase embaixo da rampa.

Se estar ali no lindo saguão já é demais, imagine o que ainda está por vir! Para acessar o salão térreo, passamos em detectores de metais tipo os de aeroportos.

Agora sim nossa visita começa!

Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto: Salão Interno

OS AMBIENTES DO PALÁCIO

Logo na entrada, uma parede com a foto de todos os ex presidentes. Esse é o momento de abstrair e pensar que você está ali pelo conhecimento!  Todos os espaços são muito amplos e decorados com móveis assinados por grandes artistas. No segundo andar, o primeiro ambiente é a sala da imprensa, aonde acontecem algumas das coletivas do governo.

Depois, o salão principal do andar, no mesmo molde do salão do térreo, mas com uma vista da praça dos Três Poderes e dos soldados que ficam ali estatelados parados por algumas horas acompanhando o movimento.

Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto: Sala de Imprensa

Agora, entramos em uma sala de reuniões menor, com mesas e cadeiras dispostas em formato de U com lugar para todos os governadores dos estados do Brasil. Ao lado do Presidente, os governadores da Bahia e do Rio de Janeiro, as primeiras capitais do Brasil.

Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto: Sala dos Estados

Subindo, chegamos a uma sala aonde o presidente recebe líderes de outras nações.

Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto: sala de líderes de estado

Por último, finalmente, o visitante tem a oportunidade de espiar o gabinete da presidência da República. Digo espiar pois existe uma fita que impede a entrada do público à sala, restringindo a observação da porta.

Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto: gabinete da presidência

Como todos querem olhar, forma-se uma fila e você terá apenas alguns segundos para olhar e fotografar acompanhado por um segurança do Palácio, tanto ali como em toda a visita.

Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto: gabinete da presidência

O trajeto dura cerca de 40 mins e eu achei muito interessante conhecer um ambiente assim.  Se você estará na capital, não deixe de agendar pelo site do Planalto!

Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto: obra de arte
Visita Palácio do Planalto
Visita Palácio do Planalto

Gostou de conhecer o Palácio do Planalto? Já pensou em conhecer a casa do presidente? Você também pode! Veja aqui como!!!

Only registered users can comment.

  1. Que bacana ler sobre essa visita! Apesar de ja ter ido a Brasília várias vezes , nunca visitei esse lugar cheio de história.
    Obrigada pela dica!

  2. Nunca pensei em visitar Brasilia, por todos os problemas que nós conhecemos. Mas, como você descreveu, precisamos abstrair e pensar no conhecimento. Achei esse post fantástico e mudou minha opinião em visitar a nossa capital. Queria saber se pode entrar com câmera, ou as fotos que você tirou foi tudo de celular?

    1. Oi Cleber! Eu tirei com o celular, mas pode entrar com câmera pois tem a mesma função, né?
      Outro passeio extremamente imperdível é o do Itamaraty!
      Estou fazendo uma série de posts sobre Brasília… acompanhe e você vai mudar sua opinião e correr para conhecer a capital rapidinho! Já saiu o da Praça dos três poderes

  3. É bom mesmo deixar os seus pertences trancados no armário, porque a quantidade de ladrões que andam por aí está fora do gibi. Depois falam do Rio de Janeiro.
    Embora o Palácio do Planalto seja muito bonito, anda muito mal frequentado. Me contento em conhecê-lo através do seu post, que está muito bem escrito e detalhado. Parabéns!

  4. Que interessante! Quando fui para a Chapada do Veadeiros, estava programado eu conhecer essa parte de Brasília, mas não consegui. Seu post, só me deixou com mais vontade..kkkkk. Quero muito!

  5. Fazemos tanta questão de visitar palácios e parlamentos nas nossas viagens internacionais que às vezes esquecemos que, apensar de tanta corrupção, nossa arquitetura também merece ser admirada!

  6. Muito interessante! Engraçado que já visitei a sede de governos de alguns países no estrangeiro, mas ainda não fiz essa visita ao Palácio do Planalto. Só estive em Brasília rápido e a trabalho, mas sinto que tenho que voltar para explorar todas essas atrações da cidade. Ótimo post!

  7. Miga você tomou muito cuidado nesse passeio né? a quantidade de ladrões nesse lugar é impressionante rs… Brinks! haha.. acho super válido esse passeio e conhecer um pouquinho mais. Acredita que não sabia que podia ser visitado internamente. Vivendo e aprendendo com a Aninha. Parabéns pelo post bjs

  8. Nasci em Brasília e nunca visitei. A gente às vezes esquece de nossa cidade, né?É uma vergonha só, risos. Tenho de arranjar um tempinho para fazer essa visita guiada. Obrigado pelas dicas!

  9. Uau!! Eu vou à Brasília a cada dois meses e nunca turisto por lá! Achei incrível saber disso e vou ver se consigo encaixar essa visitinha guiada na minha próxima viagem para lá!!

  10. Amo ler posts sobre Brasília, minha cidade natal e que tem muita coisa para ser vista além da corrupção que os outros estados mandam para cá. Ainda não fui no Planalto e fiquei morrendo de vontade de conhecer!

  11. Estive em Brasília ano passado, mas foi a trabalho e não deu tempo de fazer muita coisa, exceto ficar o dia inteiro dentro do Congresso Nacional rsrs… legal saber dessw tour guiado, quem sabe da próxima vez não da tempo de fazê-lo!! bjs

  12. Que legal! Eu não sabia que era possível fazer essa visita!! E esse lugar ainda te essa arquitetura linda que conquista ainda mais…

  13. Não sabia que podia conhecer o Palácio do Planalto. Achei super interessante ver de perto onde tudo acontece. Boa dica!

O que você achou??