O que fazer em Fortaleza – Top Dicas!

Todo Brasileiro sabe que o Ceará é lindo, não é mesmo? As belezas naturais do estado correm, inclusive, internacionalmente. Por isso, o Ceará sempre esteve no meu roteiro de destinos… E é de lá que eu vou falar agora pra vocês! Então vamos turistar e descobrir O que fazer em Fortaleza!

Voei do RJ à Fortaleza via LATAM  a 10 mil pontos o trecho. Veja aqui um passo a passo para você começar a juntar milhas aéreas e viajar também!

A cidade tem uma praia central que é bem bonita de se ver, Iracema, mas que é impropria para o banho.

Entretanto, tem uma agitada vida noturna e, para quem não curte dormir a cada duas noites em uma cidade, ela fica no meio termo, tendo atrativos tanto no sentido Rio Grande do Norte quando no sentido Maranhão. Foi o que eu fiz: minha base foi Fortaleza (e o Ibis de sempre que eu resgato com milhas aéreas. Quer descobrir como viajar com milhas aéreas em 5 passos práticos? Clique aqui!), alugamos carro e fomos zanzando, cada dia em um lugar.  Quando eu voltar quero fazer diferente: ir de Carro até Canoa Quebrada e depois ir descendo e explorando melhor cada lugarzinho e suas pousadinhas também a noite.

Mas voltando à Fortaleza, eu sou Carioca e costumo ter sensação de segurança em todos os lugares, mas não foi o que eu senti especificamente na orla de Iracema. Vi vários grupos de meninos, fomos alertados por moradores na rua e pela equipe do hotel de que precisávamos ter cuidado na rua, por isso fiquei bem encucada. Mas para, falar a verdade, não vi nada acontecendo por lá.

A cidade é muito maior do que eu imaginava, foi fácil rodar de carro alugado, mas pegamos bastante engarrafamento na hora do rush. Para se chegar na zona hoteleira, não tem jeito, você passa por dentro da cidade. Alugamos o carro no próprio aeroporto, que é um pouco distante da cidade, então já valeu a economia do táxi. Como geralmente as lojas de aluguel de carro nos aeroportos são ao lado uma da outra, minha dica é pechinchar mesmo. Quando eles vêem que você está disposto a pesquisar preços, eles abaixam o valor da diária consideravelmente.

O QUE FAZER EM FORTALEZA

Se você quiser pegar praia sem se deslocar muito, vá à Praia do Futuro. Ali, a água é própria para o banho, a faixa de areia é bem extensa e você tem duas opções: aproveitar o sol na areia ou aproveitar as opções das barracas cheias de estrutura. Muitas têm piscina e playground para as crianças.  Sentamos na famosa Crocobeach. O atendimento foi bom, a comida estava ótima, bem servida e com um preço justo para um local turístico. Minha crítica é que as mesas ficam tão coladas uma na outra que a única opção é sentar nas cadeiras de plástico. Ou seja, se você quiser se estirar numa canga ou cadeira de praia enquanto sua família quer ficar nas mesinhas na sombra, não tem como conjugar os dois. De qualquer forma, eles têm uma programação extensa com música ao vivo e shows de humor.

Na MINHA opinião, a experiência foi válida naquele dia e só. No dia que eu fui a praia não estava linda, era apenas uma praia normal. Além disso, aquela estrutura de barracas não é o tipo que me agrade. As mesas são tão coladas umas nas outras que ouvimos a conversa do lado. De qualquer forma, lá na frente há uma faixa de areia e você pode aproveitar a praia de outra forma.

Ponte dos Ingleses – Fortaleza

O que fazer em Fortaleza
O que fazer em Fortaleza: Ponte dos Ingleses

A noite em Fortaleza foi bem curtida. Gostamos muito das imediações do Dragão do Mar, um centro cultural bem pertinho da praia de Iracema e não tão longe do hotel que nos hospedamos. Ali tem bar para todos os gostos: pizza, frutos do mar, sorveteria e barzinho temático de rock, a maioria com música ao vivo na calçada. Apesar de parecer caótica essa mistura de músicas ao vivo, funcionou tão bem que voltamos em uma outra noite. Ali não é um lugar turístico, então encontramos preços interessantes.

O que fazer em Fortaleza
O que fazer em Fortaleza: Pirata!

Se você vai estar por lá em uma noite de segunda-feira, não deixe de viver a Segunda Feira mais Louca do Mundo!! Esse é o nome da noite no Pirata Bar. Pode parecer um programa pega-turista, mas foi uma noite tão gostosa! Entre as atrações, duplas sertanejas, bandas de forró, apresentação de quadrilha, personagens diversos para tirar fotos…  Éramos dois casais todos gostaram tanto, que geralmente as meninas dançam e os seus respectivos enrolam, mas nesse dia os rapazes também dançaram a noite inteira! Saímos de lá quando as luzes se acenderam. Indico o caldinho de feijão com ovo de codorna. É super bem temperado, tem um preço excelente e é ótimo para ajudar a neutralizar o álcool caso você esteja bebendo.

20151002_213856
Mercado
20151002_213909
dos Pinhões

Como bons cariocas, ficamos sabendo de um samba/chorinho no Mercado dos Pinhões às sextas-feiras e já colocamos no roteiro. O taxista se assustou quando pedimos pra ir e, ao chegarmos entendemos: é o espaço da velha guarda.

Ainda assim, a música foi muito boa e o ambiente também, fica em um mercado antigo. A comida é bem simples, então, só vá por amor ao samba e ao chorinho!

BEACH PARK FORTALEZA!

Outra coisa que não podemos deixar de falar é do Beach Park, não é mesmo? O maior parque aquático do Brasil é fantástico. Não fica exatamente em Fortaleza, o nome da cidade é Aquiraz, mas gastamos uns 40mins para chegar. Caso queira ir à Fortaleza para aproveitar mais o parque, eles oferecem opções de hotel da própria marca Beach Park bem pertinho. Chegar ao parque foi bem fácil com o auxílio do GPS, o estacionamento foi na rua, mas havia flanelinhas. A entrada foi rápida e os ingressos comprados na hora. Eu não sou uma pessoa de esportes radicais e simplesmente odeio aqueles brinquedos que você despenca 90graus. Mesmo assim, curti vários toboáguas, piscina de ondas e até o brinquedo das crianças. O dia passa tão rápido que você não percebe, mas prepare o Dorflex, pois é no dia seguinte que você vai se lembrar de como subiu escadas! Minha crítica foi para a comida. Eles ao têm lanches e até um self service com comida de verdade, o que é raridade em alguns parques. Mas eu achei a comida sem graça, sem atrativo, (imagine algo meio bandeijão).  Como você também vai alugar armários para colocar suas coisas, você pode levar biscoitos que te ajudem a passar o dia e complementar a refeição que vai fazer por lá.

O que fazer em Fortaleza
O que fazer em Fortaleza: Relaxando no Beach Park

Fora o quesito alimentação, não tenho do que reclamar, o atendimento do parque foi muito bom, a limpeza dos banheiros também. O entorno é uma gracinha. Não deixe de olhar a  praia, vale a pena! Se você quiser fazer isso, o Beach Park tem um clube de praia logo ali na entrada. Chique!

O parque tem avisos com os níveis de emoção de cada atração, e realmente as atrações são para todos os gostos. O rio que rodeia o parque é bem tranquilo, ficamos por ali fazendo a hora do almoço. Alguns brinquedos tiram foto das caras das pessoas no momento da queda. Depois você pode comprar essas fotos no quiosque perto da entrada do parque. Como eu  disse, tenho pavor em cair, então preferi não comprar as fotos porque não fiquei muito fotogênica…  Isso porque fui nos que tinham uma queda bobinha! Eu tentei tirar foto da foto, mas a moça que vende ficou bem chateada e desligou a tela! rs

BIZU: no Beach Park, assim como na maioria dos parques do mundo, você pode encontrar muitas filas para curtir os brinquedos, principalmente se você curte os radicais. Então, se programe para sair de Fortaleza 1hr antes de abrir o parque de modo a chegar lá com ele abrindo e aproveitar até o fim do dia. Caso sua estadia em Fortaleza inclua dias da semana, coloque a ida ao parque em um desses dias, pois ele fica mais vazio. Confira no site o calendário, eles fecham para manutenção em algumas datas.

O Trip Advisor enumera em seu site as principais atrações de Fortaleza eleita pelos viajantes.

ONDE FICAR EM FORTALEZA

vista-ibis-iracema
Vista do IBIS

Bom, eu fiquei no Ibis em Iracema, ele não é na rua da praia, mas se você pedir um quarto alto, você tem vista para o mar! Achei a localização ótima pois por ali tem muitos restaurantes e vi hotéis também. Ao mesmo tempo, era uma distância pequena dali para o Dragão do Mar.

Além do Ibis, existem algumas opções bem interessantes de estadia na mesma região. São elas:

  • Apto Beira Mar Fortaleza –  Na praia de Mucuripe, entre Iracema e Futuro, vistão para o mar, bem avaliado e preço bom!
  • Algas Praia Hotel – Bem próximo à praia de Iracema. Simples, mas bem avaliado.Preço bom.
  • Hostel Aldeia Inn – Além dos tradicionais dormitórios que encontramos nos hostels, eles também oferecem quartos duplos e triplos com banheiros privativos. O Hostel é MUITO bem avaliado, tem churrasqueira e Wi Fi. Não fica tão próximo à praia.

ONDE COMER EM FORTALEZA

Como a gente pegou muuuita estrada, nas noites que não fomos aos lugares citados lá em cima, a ordem era comer qualquer coisa e dormir pesado. Mas, como não tem Cocobambu no RJ, fizemos questão de ir. Resultado: péssimo atendimento, precisando implorar para sermos atendidos. A comida estava gostosa e foi bem servida, o que estragou mesmo foi o atendimento.

call-to-action

Comments

  1. Pingback: 5 passos práticos para você começar a viajar com milhas aéreas – DESTINOS & AFINS…

  2. Pingback: Praia de Lagoinha – Ceará – DESTINOS & AFINS…

  3. Anna BaS2

    \”eu sou Carioca e costumo ter sensação de segurança em todos os lugares\”
    Você falou de um jeito.. tipo, senti muita sinceridade nisso.

    e se em algum lugar você não sentiu segurança, isso é algo que deve muito ser considerado (mesmo que depois vc nao tenha sentido mais) ^^ Paradoxo não!

    Você falou do lugar com comida boa e atendimento ruim… na minha ultima viagem degustei um lugar totalmente ao contrario: atendimento excelente e comida péssima.. Não sei qual dessas opções é a pior

  4. Aline DP

    Estou me programando para ir para Fortaleza, mas não me animo com a cidade. Vim procurando mudar minha visão, mas qd falou da segurança e da praia imprópria, voltei ao meu pensamento original. Fortaleza, pra mim, é uma base para o Beach Park e Jeri. Uma pena. =(

    1. Destinos & Afins...

      O post com o roteiro que eu fiz e com o roteiro que eu sugiro no Ceará eu ainda vou publicar. Mas vou te adiantando como eu faria hoje:
      Vai fazendo de baixo pra cima: começa de Canoa Quebrada e Morro Branco – 2 dias / Fortaleza com Beach Park e Praia do Futuro – 2 dias / Cumbuco – 1 dia / Lagoinha, Flecheiras e Mundaú – 2 dias (Lagoinha 1 dia e Flecheiras e Mundaú 1 dia) / Jeri 3 dias
      Total: 10 dias. Se sobrar dias, ouvi falar muito bem de Icaraizinho da Montada e Barra dos Remédios. Se faltar dias, eu tiraria Cumbuco, pois apesar de famosa não é linda!

      Todos esses lugares têm pousadinhas Legais e com preços em conta. Pode ser bem interessante esse roteiro!!

      Aqui os posts que já fiz:
      Jeri Publiquei agorinha
      Me encantei nessas praias Mundaú e Flecheiras
      Lagoinha Cartão postal total!

  5. Mapa na Mão

    Só tive a oportunidade de ir ao Ceará uma vez, quando desci de um cruzeiro, e fomos para a Praia do Cumbuca. Fiquei com aquele sentimento de quero mais. E lendo agora este post, aumentou, hehehehe. Abraço!

  6. Pingback: A tal Jericoacoara – DESTINOS & AFINS…

  7. viajarcorrendo

    Oi Aninha, tudo bem? Cara, quando o post abriu e li Fortaleza, pensei: \”ai meu Deus, o que eu vou comentar de um lugar que não gostei?\”. Tive uma impressão muito ruim por conta do que você citou no texto: a segurança! Não consegui descansar enquanto estava pela cidade justamente por isso (e eu também sou do Rio, estou super escaldada, massssss…). Fui a vários locais, mas sempre havia essa tensão. Então, a cidade em si não me passou boas impressões. No entanto, os passeios fora da capital foram excelentes!!!
    Para finalizar, que bom que você conseguiu aproveitar até que bem a cidade!!!!
    Parabéns pelo post.
    Abraços,
    Carolina

  8. Klécia Cassemiro

    Ah, meu Nordeste amado! Saudades de Fortaleza! Saudade do fim de tarde em Iracema! Não fui no Beach Park mas fiz um circuito de praias que apaixonei! Lindo demais, especialmente Canoa Quebrada!

  9. Pingback: O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA – CEARÁ: 8 SUPER DICAS! – DESTINOS & AFINS…

  10. Pingback: Ceará – Opções de roteiro que se adequam ao seu perfil – DESTINOS & AFINS…

O que você achou??