Brasilia

Os principais Pontos Turísticos de Brasília

05/12/2017

A Capital Federal nunca esteve na minha lista de destinos, mas foi uma viagem a trabalho que me fez ter uma grata surpresa… Continue lendo e descubra aonde ficam os principais Pontos Turísticos de Brasília!

Como eu moro no RJ, conhecer uma cidade tão planejada quanto essa já foi em si uma novidade a parte, mas há atrações dentro e fora do plano piloto muito interessantes.

OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE BRASÍLIA

A Esplanada dos Ministérios

Também conhecida como  Eixo Monumental é onde fica o fervo político e cultural da cidade. É o local onde tudo começou em Brasília e você também pode iniciar seu passeio por lá. Por isso, nesse post, vamos te explicar os detalhes dessa avenida, repleta de atrações.

Para conhecer tudo, separe pelo menos 1 dia inteiro. Dependendo do que você gosta de fazer ou de quantas visitas guiadas você marcar, pode precisar voltar em outro momento para conseguir conhecer tudo!

Pontos Turísticos de Brasília
Vista diurna da Torre de TV, um dos principais Pontos Turísticos de Brasília

Um bom lugar para se começar a visita é a Torre de TV de Brasília. Ela fica bem no meio do Eixo Monumental. Caso tenha tempo, aconselho ir em dois momentos: dia e noite.  Durante o dia, você vê o eixo em 360º com mais clareza, entende onde ficam os lugares que lhe interessam a visita antes de ir.

A noite, atente-se, pois o último elevador é as 18:30, você vai conferir a beleza das luzes acesas e ainda tem o show da fonte de luz, logo abaixo da torre. O show começa as 18:30 e dura 12 mins. Fiquei lá em cima por algum tempo e desci para assistir o restante.

A torre tem 230 metros de altura, mas o mirante fica a 75 metros do solo. Para saber dias e horário de funcionamento, consulte esse site,

Em frente à torre fica um dos dois letreiros “Eu S2 Brasília”.  Eu adoro tirar foto com esses letreiros e fico super feliz que estejam na moda mundo afora! Se você quer saber onde fica o outro, ainda vou escrever outro post sobre lugares especiais em Brasilia!

Pontos Turísticos de Brasília
O Clássico Letreiro que virou febre pelo mundo!

Ao descer as escadas rolantes logo ali atrás, você já estará na feirinha da torre.  Não explorei muito ela, pois não sou consumista… Mentira, sou muito consumista! Mas não deu tempo de explorar!

A PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Imagino que sua curiosidade esteja voltada ao centro das decisões políticas do nosso país. É na Praça dos Três Poderes que se encontra o Palácio do Planalto, Congresso Nacional, STF e algumas atrações turísticas. Aqui no blog já publicamos um post explicando a Praça dos Três Poderes para ninguém se perder na visita.

Se você tem curiosidade de conhecer o local onde trabalha o presidente da República, eu contei como é a visita guiada ao Palácio do Planalto nesse outro post. Nele eu também explico como você pode agendar a sua.

Depois que você conheceu cada detalhe da Praça dos Três Poderes, indico outra visita guiada.

O PALÁCIO DO ITAMARATY

Essa é a que eu considero a mais imperdível de todas: Palácio do Itamaraty. Fui e recomendo a visita. No post eu conto como agendar e como funciona.

A CATEDRAL DE BRASÍLIA

Saindo do palácio, siga na calçada na direção contrária à dos carros. Você vai passar pelos prédios dos ministérios até chegar à Catedral de Brasília ou Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida.

Linda por dentro e por fora, a Catedral foi o primeiro monumento construído em Brasília, em 1958. O que mais me chamou a atenção foi o “teto”, um vitral dos mais lindos que já presenciei!. Olhando para ela, não é difícil concluir que o projeto foi feito pelas mãos de Niemeyer. Existe uma curiosidade que se você falar algo encostado na parede, a pessoa que está do outro lado, também encostada na parede, vai ouvir. Não testei pois estava sozinha, então me contem nos comentários!

Qualquer que seja sua religião, não deixe de conhecer os vitrais dessa bela obra de arte que é a Catedral. Não atoa, o mais conhecido dos pontos turísticos de Brasília.

Para saber os horários de visitação e missa, visite o site oficial da Catedral de Brasilia.

O MUSEU NACIONAL DE BRASÍLIA

Um pouco mais à frente o Museu Nacional Honestino Guimarães também tem sua arquitetura assinada por Oscar Niemeyer e é e forma de cúpula. As exposições que passam por lá são temporárias. O museu fica bem ao lado da Biblioteca, a qual eu não visitei! Apesar de sua arquitetura por si só valer a paradinha, é interessante parar e admirar suas exposições. A entrada é gratuita

Um pecado enorme é o Museu não dispor de um site organizado informando sua programação. Se você quiser saber o que admirar no Museu Nacional de Brasília, acompanhe sua página no Facebook.

O MEMORIAL JK

Em seguida, indico conhecer O Memorial JK. Ele fica um pouco mais afastado dos outros pontos turísticos que indicamos aqui, lá depois da torre de TV. Você vai precisar caminhar um pouco ou pegar um táxi/Uber.

O museu foi criado e administrado pela dona Sarah Kubitschek, esposa de Juscelino. Os funcionários contam que ela esteve à frente do local até às vésperas de sua morte. O Memorial JK reúne inúmeras lembranças de seu marido Juscelino e do planejamento e construção da capital Brasília. O meu espaço preferido foi a biblioteca, aonde se encontra, além a coleção completa da Barsa, a coleção de Shakespeare.  Fiquei emocionada com esses tesouros, mas infelizmente não podemos tocá-lo.

Para mim, essa parte faz com que o memorial tenha se tornado um dos principais Pontos Turísticos de Brasília!

Ao final da sua visita você ainda encontra uma lojinha de souvenir. Saindo do Memorial, nos fundos, um belo carro antigo que foi usado por JK!

O pessoal do Blog Pé na Estrada conta com um pouco mais de detalhes sua visita pelo Memorial JK. Para horário de funcionamento, veja o site oficial.

O pôr do sol por ali foi sensacional!

BIZÚ: Próximo ao Memorial JK, o planetário será uma excelente parada se você estiver com crianças. A entrada é gratuita e o filminho que assisti, uma graça. Além disso, tem um museu pequeno, mas interessante. Ali você encontra até a roupa do astronauta brasileiro Marcos Pontes. O corredor de vidro é um lugar legal para foto estilo “blogueirinha”.

Depois de andar tanto, você deve estar cansado, mas valeu a pena, não é mesmo?

O Eixo Monumental ainda tem o estádio, ginásio, centro de convenções, teatro nacional… Mas todos eles abrem e funcionam conforme programação. Quando estiver planejando sua viagem, não deixe de consultar a programação. Os Pontos Turísticos de Brasília não param por aí! Se aqui você leu um resumo dos principais passeios, veja aqui idéias de lugares diferentes para se conhecer em nossa capital!

Only registered users can comment.

  1. Essa avenida larga é digna de qualquer cidade de primeiro mundo. O que mais me fascinou entre as opções apresentadas foi essa biblioteca, ou não fosse eu um ratinho dos livros. É linda. Mas como sou fã do Niemeyer, acho que vou gostar muito de visitar toda a cidade.
    Abraço

  2. Que ótimas dicas! Uma amiga está se mudando para Brasilia mês que vem, por isso, com certeza vou lá em 2018. Vou me basear nesse post para montar o roteiro.

  3. A primeira vez que fui a Chapada dos Veadeiros, visitei Brasília, e desde então, se tornou parte do roteiro todas vez que voltei pra Chapada. Sentar de frete para o Lago Paranoá, comer um peixe e tomar uma gelada não tem preço nessa cidade!

  4. oi Aninha… eu acho que Brasília pode mesmo surpreender pela quantidade de opções bacanas para um visitante apreciar. Eu já estive na cidade 2 vezes e passei pelos lugares que você cita. Acho que todo viajante deveria visitar pelo menos uma vez nossa capital federal, não concorda?! bjs

  5. Olha, eu gosto muito de Brasília, muito por Niemeyer, muito pela organização e opções turísticas. É óbvio que Brasília sofre de uma certa rejeição por conta “daqueles” que vivem por lá, mas o fato é que uma tremenda injustiça, porque Brasília é bem legal!

  6. Olha só… eu tive o privilégio de conhecer Brasília numa viagem a trabalho também, manhãs em reuniões e as tardes turistando kkkkk. Os locais que mais gostei foram a torre de TV e a impressionante catedral, que encanta a todos com sua arquitetura. Preciso voltar um dia p conhecer melhor. Abraços

  7. Sensacional! Eu tinha a maior programação para conhecer Brasília quando fui na Chapada dos Veadeiros, mas deu tudo errado hauahuahuah, me encantei tanto com a chapada que não deu tempo para conhecer a cidade satélite. Adorei as suas dicas e detalhes das suas visitas

  8. Ano passado realizei o sonho de conhecer Brasília… Mas não consegui ir ao Palácio do Itamaraty, que também tinha muita vontade. A catedral eu não cheguei a entrar… fiquei mais na Praça dos Três Poderes mesmo. Mas sempre é tempo de voltar a Brasília, fazer uma nova visita e conhecer o que ainda não deu tempo, não é mesmo? Bjs

  9. Adorei o post, as dicas e as fotos maravilhosas! Quero muito conhecer Brasília e vou anotar essas dicas para quando eu for visitar a cidade.

  10. Amei todas as fotos! Como é legal ver minha cidade pelos olhos do turismo. Principalmente gostei das fotos do memorial JK. O pôr do sol de brasília é uma atração a parte né?

  11. Nunca estive em Brasilia mas posso dizer que adorei as fotos que colocaste. Sou um apaixonado pelo urbanismo e arquitetura e essa Esplanada dos Ministérios é simplesmente fabulosa! Achei engraçada a arquitetura do Museu Nacional. Boa partilha, abraço!

  12. Não conheço Brasilia, mas tenho muita vontade. Acho incrível o fato de ser uma cidade toda planejada (coisa incomum no Brasil). Obrigada pelas dicas, Brasilia tem mesmo muito a oferecer!

  13. Nossa capital é linda demais. E com certeza esses pontos turísticos que você mencionou tem que fazer parte de todos os roteiros para quem vem conhecer Brasília. Essa cudade é encantadora e tem o céu mais incrivel q já vi.

  14. Que coincidência! Tenho uma amiga que vai a Brasília e terá um dia livre para conhecer a Capital. Já vou passar para ela esse roteiro completíssimo para servir como guia da visita. Super obrigada.

O que você achou??