Os Saltos de Petrohue em Puerto Varas
Chile | Chile | Puerto Varas

Passeios em Puerto Varas: Saltos de Petrohue e Vulcão Osorno!

15/01/2018

Passeios em Puerto Varas

Após uma semana em Bariloche e região, terminamos nossa lua de mel muito bem: no Chile. Estávamos ansiosos para conhecer seus mais famosos pontos turísticos: os Saltos de Petrohue, O vulcão Osorno e de Bônus, o Lago Todos Los Santos.  Veja aqui a excursão que engloba esses três Passeios em Puerto Varas

Nosso passeio será na área de preservação ambiental mais antiga do Chile: o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales. Criado em 1926, ele faz fronteira com a Argentina e é rodeado por três vulcões: O Osorno, o Puntiagudo e o Tronador.

Diferente da primeira fase da nossa viagem, decidimos não alugar carro para poder curtir sem tanta responsabilidade. Por isso, fizemos contato prévio com Partner Reps Chile, uma empresa de Brasileiros no Chile que auxilia em toda a sua viagem pelo país, de Norte a Sul.

O atendimento foi todo em português. Nos falamos bastante por whats app e ficou fácil de entender o que incluía cada tour e agendar dia e horário. Sem surpresas negativas na hora da viagem, né?

A empresa nos buscou no hotel certinho no horário marcado. O nosso maior medo em excursões é o ônibus ser velho e ter aquele cheiro de mofo desconfortável, sabe? Qual não foi nossa surpresa ao ver um ônibus com bancos de couros, limpíssimo? 

O guia era chileno, porém tinha um ótimo conhecimento do vocabulário em português.

Após buscarmos alguns companheiros de viagens em seus hotéis, paramos em um mirante beira lago para admirar a paisagem ainda antes de sairmos da cidade.

Passeios em Puerto Varas
Mirante na Saída da cidade

Logo depois, partimos rumo à primeira parada de nosso tour: Os Saltos de Petrohué.

Passeios em Puerto Varas: Saltos de Petrohué

Os Saltos de Petrohue são um conjunto de pequenas quedas d´agua de um tom lindo de turquesa emolduradas pelo Vulcão Osorno! É preciso pagar uma entrada para o complexo que tem boutique, artesanato e lanchonete além, é claro, do acesso às quedas.

Uma caminhada de menos de 5 minutos nos leva a essa visão incrível!

Passeios em Puerto Varas
Passeios em Puerto Varas: Saltos de Petrohue

No mesmo espaço ainda existe o Sendero de los Enamorados. O funcionário do parque me disse que eram precisos cerca de 15 minutos de caminhada para essa trilha (Sendero = trilha!). Como nosso guia nos deu apenas 20 minutos para apreciar os Saltos, não deu tempo de conhecer esse trecho. Se você fez o caminho dos Enamorados, nos conte no comentário como é!

Passeios em Puerto Varas
Trilhas nos Saltos de Petrohue

Todos esses caminhos são em passarelas de madeira, bem definidas. Por isso, não se preocupe, a caminhada é simples.

BIZÚ: Aproveite essa parada para ir ao banheiro, pois você vai demorar para ter outra oportunidade!

Passeios em Puerto Varas: Lago Todos Los Santos

Poucos Kms depois da entrada para os Saltos, chegamos ao Lago que da origem àquelas quedas d´agua. O Lago Todos Los Santos compõe a última parte do Cruce Andino. É mais um lago belíssimo com uma visão incrível da cordilheira e seus vulcões. Por ali, é possível contratar passeios de barco.

Passeios em Puerto Varas
Passeios em Puerto Varas: Lago todos Los Santos

Apesar de ser um belo local, o que vimos de estrutura por ali foi um píer para chegada e saída de barcos e uma grande área de estacionamento. O local não possui muita estrutura turística de banheiros e lanchonetes.

Havia também um hotel 4 estrelas, o Petrohue Lodge que parecia ser lindo e aconchegante. Nosso guia explicou que, apesar de ser um excelente hotel, ele não é muito aberto para os turistas que estão por ali somente de passagem. Eles cobram caro para o uso do banheiro, por exemplo!

Vale lembrar que o Lago fica dentro de um parque nacional, o Vicente Perez Rosales

Como o astro da nossa excursão era o Vulcão Osorno, ficamos às margens do Todos Los Santos por cerca de 10 minutos. Depois, embarcamos de volta em nosso ônibus!

 

Passeios em Puerto Varas: Vulcão Osorno

O belo vulcão Osorno foi realmente a estrela dessa passagem pelo Chile. Ele tem um formato cônico parecido com o do Monte Fuji e aquela neve em seu topo que o torna ainda mais lindo.

Os primeiros dias em Puerto Varas haviam sido chuvosos, o que nos impediu de ver o vulcão. Aquele, entretanto, deixava a montanha totalmente à mostra. Estávamos doidos para subir.

Passeios em Puerto Varas
Osorno encoberto ao fundo!

A subida, apesar de muito sinuosa, foi mais tranquila que a ida para Valle Nevado em Santiago. O maridão não precisou de remédios para enjoo, o que manteve a viagem romântica!

O caminho tem uma vista linda e a base mais ainda! A chegada tem um estacionamento, lojinhas, lanchonete e bilheteria para comprar a subida no teleférico. O teleférico existe, pois, no inverno, o Osorno se torna um centro de esqui da região. São dois trechos que compõem o trajeto.

Passeios em Puerto Varas

No verão, havia um pouco de neve, mas não o suficiente para esquiar. Como eu já contei quando falei sobre Bariloche, eu adoro teleféricos e vistas. Por isso, subimos o primeiro trecho, o único que funcionava.

Nesse dia, animada com o sol, eu coloquei uma blusa mais fina por baixo do casaco. Senti um pouco de frio no teleférico, que é aberto, pois ventava bastante. Aliás, em todas essas cidades da região dos Lagos Argentinos e Chilenos que visitamos, ventava muito, o que deixava a temperatura um pouco desconfortável. Por isso, aconselho um casaquinho corta vento ou uma blusinha mais grossa que a bata que resolvi vestir!

A visita durou cerca de 1:30. O tempo foi bem suficiente para brincar na neve e admirar as paisagens.

Se você quiser, pode fazer um circuito de tirolesas. Em algumas delas, você “voa” em direção à vista da cidade de Puerto Varas, muito lindo!

Passeios em Puerto Varas
Corajoso descendo na tirolesa

Passeios em Puerto Varas e no Chile: A Partner Reps Chile

Destinos & Afins fez essa excursão a convite da Partner Reps Chile. Nosso compromisso, entretanto, é o de refletir inteiramente a nossa opinião e relatar como a excursão ocorreu para que você possa fazer a sua escolha!

Contatos Partner Reps Chile:

Atendimento em Português!!!!

Whats app: (+56) 98157-7961

Email: cheldo.oliveira@partnerreps.com

Para acompanhar as dicas detalhadas e promoções desses e outros Passeios em Puerto Varas e no Chile, sigam a Partner Reps Chile nas redes sociais! A Partner te leva para conhecer lugares incríveis no Chile, de Norte a Sul!

Facebook

Instagram

Only registered users can comment.

  1. Que cenários mais incríveis são esses? Nossa…adorei o lugar e o seu relato…ah, e felicidades pelo casório…que venham muitas outras viagens.

  2. Sou louca pra explorar mas a região dos lagos chilenos e adorei o roteiro de vocês com a Partner Reps Chile, muito bom quando temo um bom atendimento e podemos resolver tudo antecipadamente.

  3. Escolha perfeita para uma lua de mel, estivemos aí em 2009 e achei super romântico, indico sempre aos amigos. Adorei seu post, foi bom matar a saudade dessas paisagens lindas, quero voltar!! Bjs

  4. Que lugar MARAVILHOSO. O que é essa paisagem com o vulcão e seu topo de neve?! Lindo demais. Adorei o teleférico, deve proporcionar vistas lindas. Não conhecia essa região entre Argentina e Chile, mas não vejo a hora de visitá-la.

O que você achou??