Conheça Santo Antônio do Pinhal, a linda vizinha de Campos do Jordão

Quem não gosta de um destino de serra romântico para explorar no meio do ano? Baseado nisso, eu estou escrevendo algumas postagens de lugares extremamente gostosos para se curtir no friozinho, tanto a dois, mas também em família! Venha descobrir Santo Antônio do Pinhal!

Já falamos sobre São Bento do Sapucaí e agora vamos falar da vizinha, que pode ser conjugada com Campos do Jordão, pois também são bem próximas!

Santo Antônio do Pinhal é a cidade típica que gostamos de conhecer. Tem um centrinho delicioso com lojinhas e restaurantes, muitas opções de atrativos turísticos e várias pousadas gostosas.

 

Vamos falar aqui de algumas opções bacanas para quem vai passar um ou dois dias na cidade:

  • A estação Eugênio Lèfevre é aonde chega o trem que vem de Campos de Jordão. Chegue você na cidade de trem ou de carro, essa pode ser a sua primeira parada, pois fica bem na entrada. Lá, você vê a estação com cara de antiguinha, anda sobre os trilhos, come o delicioso bolinho de bacalhau da lanchonete (acredite, eu não gosto de Bolinho de Bacalhau, mas gostei desse), e sobe o mirante que dá para o Vale, aonde você pode ver as cidades de Tremembé e Taubaté. Como eu parei ali de manhã bem cedinho, a vista estava 100% encoberta pelo nevoeiro, mas quando eu desci a serra, pude ver uma parte da vista e acho que vale a pena!
20170414_115747[1]
Brincando nos trilhos da Estação Eugênio Levefre – O que fazer em Santo Antônio do Pinhal
  • Descendo bem pouco em direção ao Centro, você já se depara com placas para o Jardim dos Pinhais Eccoparque. Trata-se de um parque com 8 opções diferentes de jardins temáticos. Você vai conhecer desde o clássico Jardim Japonês, que lá eu acho que deixou a desejar, até um jardim de dinossauros. Sim, você não leu errado! O parque é lindo, tem uma vista maravilhosa e o atendimento foi muito legal, com destaque para a Shirley da recepção. O único porém é que falta comunicação visual nos jardins. Se você não faz a visita guiada, você fica confuso sem saber para que lado fica o que. Já contamos um pouco aqui sobre o Amantikr em Campos do Jordão e a ideia é a mesma, mas eu curti bastante o Ecoparque no geral.

 

  • Agora vamos ao Centro. Bem ao lado da principal igreja da cidade fica a subida para o Pico Agudo. A placa informa 8km até o topo. Assusta e tem trechos ótimos e trechos com pedras, mas fomos de carro 1.0 e chegamos bem, assim como muitos outros carros que você vê no estacionamento lá em cima. Do alto, a visão é de 360º. Existe uma rampa de salto e você pode contratar lá mesmo o seu passeio! Chegamos em um momento que estava encoberto, o que nos fez sentir voando, acima das nuvens!
20170414_152857[1]
Vista do Pico Agudo – O que fazer em Santo Antônio do Pinhal SP

Logo depois, o tempo foi abrindo e a vista da interminável cadeia de montanhas é linda!  De lá também é possível ver a Pedra do Bauzinho, Baú e Ana Chata, em São Bento do Sapucaí.

 

  • No bairro do Machadinho, um pouco afastado da cidade, a Bodega é um local temático de produção e venda de cachaças. Você pode provar todas que quiser e passear pelos jardins da Bodega. Achei o preço bom e o lugar muito legal. Lá também você acha doces em compota e eu perdi de comprar massa de macarrão artesanal.

 

  • O Mirante do Cruzeiro tem sua subida uma rua depois da rodoviária. Você vai encontrar placas por lá. Não fiz porque eu já tinha subido o Pico Agudo e me deparado com uma super vista! Além disso não sobrou tempo, mas acho que se você tiver tempo, vá sim, são visões diferentes.
  • O centrinho, como eu já disse é um lugar gostoso para se andar no fim de tarde. Tem duas pracinhas e um shoppingzinho. Tudo bonitinho, bem legal para descansar das andanças do dia. Fiquei louca nos queijos, doces e cachaças. A região também entrou no boom de cervejas artesanais. Você encontra muitas por lá.

 

AONDE COMER EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

Eu comi em dois restaurantes por lá e posso dizer que aprovo demais ambos:

  • O Ecoparque conta com um restaurante com uma linda varanda! Se você visitar o parque, tem um pequeno desconto nos pratos principais. Música ao vivo, atendimento ótimo… Só devo dizer que os nossos pedidos demoraram MUITO. Tivemos que reclamar mais de uma vez. Como a cidade estava com o festival de trutas, pedimos dois pratos distintos com o peixe: eu fui de risoto e meu namorado de truta com batata sauté. Uma delícia tudo!

 

  • Ao lado do Ecoparque, tem o restaurante Arco-íris que, como seu vizinho, fica em espaço aberto em meio à natureza. É o mais bem avaliado do Trip Advisor no momento dessa postagem!
  • No centro fica um restaurante delicioso que se chama Canto da Gula – Bistrozim da Montanha, que é o segundo mais bem avaliado do Trip Advisor no momento dessa Postagem e, na minha opinião, merece todas as honrarias. Comi o melhor bife ancho da vida. E a truta ao molho de pinhões também estava ótima. O serviço foi rápido e o preço muito justo! De entrada, pedimos uma casquinha de trutas que não gostamos muito. A decoração era super linda, cheia de detalhes e paredes coloridas. Todo a equipe foi atenciosa. Voltaria mil vezes para provar o restante dos pratos!
20170416_155738[1]
Restaurante Bistrozim da Montanha – O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

AONDE SE HOSPEDAR EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL – SP

Como eu contei, terminei me hospedando em São Bento do Sapucaí, uma cidade que eu adorei e dei várias dicas. Mas, andando por Pinhal, vi inúmeras pousadas fofinhas. Por isso, pesquisei no booking oportunidades com preços legais e bem avaliadas!

call-to-action

Comments

  1. Viajante em Série

    Adorei o post! Estive em Campos do Jordão há mais dez anos e cheguei a ir de carro até Santo Antonio do Pinhal, mas era um feriado e encontrei a rua principal com todos os estabelecimentos fechados. Acabei voltando, da entrada da cidade mesmo. Agora, vi que tenho que voltar! A cidade deve ter mudado nesse tempo e seu texto mostra muito bem as atrações!

  2. Mariliza Domingos

    Aninha, estava programando para ir na férias Julho, mas não deu. Adoreii o post, quero muito conhecer, adoro cidade serranas com aquele clima romântico rs… vou salvar aqui, gostei das dicas beijoss

  3. Mayara Rosa

    Mas menina que cidadezinha mais linda! Ótima dica primeiro lugar que vejo falar dela! Vista maravilhosa. Amei a foto na linha do trem! já quero uma igual!

  4. Alexandre Nunes

    Que legal… mais um opção pra quando for a Sao Paulo, ja conheço campos do jordao e gostei muito. A proxima sera Santo Antônio do Pinhal. Valeu pelo post… Abraços

  5. Glaucia

    Que cidade fofa!! Já tinha ouvido falar do nome, mas não sabia que era vizinha de Campos. Vou me organizar pra visitar ainda nesse inverno. Apaixonei!

  6. Igor Augusto

    Já tenho notado que cidade na Serra da Mantiqueira não tem erro. Os visuais são, frequentemente, esplêndidos. Gostei bastante do Pico Agudo. A sensação de estar cima das nuvens é massa demais.

  7. Priscilla Fujihara

    Sempre ouvi falar de Santo Antonio do Pinhal e nunca fui conhecer! Que charme de cidade, focamos sempre em Campos que acabamos não conhecendo as cidades lindas que rodeiam! Adorei as dicas!

    1. Post
      Author
  8. FLAVIA ZENKE

    Que lugar fofo! Amamos essas cidades interioranas e cheia de bossa com lojinhas de artesanato e vida pacata. Apenas conhecemos quando fizemos o passeio de trem de Campos do Jordão até aí, mas não rodamos pelo centrinho até porque a parada é bem pequena, só para fotos. Amei a dica!

  9. Liany Garves

    Ah adorei! É muito difícil ver alguém falar de Santo Antonio. A cidade começou meio que como dormitório pra quem não queria pagar tão caro nas hospedagens em Campos do Jordão mas hoje ela tem todo um charme e está crescendo cada vez mais. Acho muito importante exaltar uma cidade como essa. Parabéns pelo post.

O que você achou??