O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA: 8 DICAS!

Sabe aquela música do Caetano? “Brilho da Lua, ooo, noite é bem tarde, penso em você, fico com saudades…” ? O nome dela é Lua e Estrela!
Sabe aquele símbolo de Lua e Estrela famosérrimo de uma praia no interior do Ceará?
Sabe aonde eu quero chegar? CANOA QUEBRADA

A praia é tão especial que Caetano resolveu homenagear em sua música. E nós vamos homenagear aqui também!

A cidade de Aracati fica a cerca de 2hrs de viagem da capital. Eu consegui tirar o hotel em Fortaleza com milhas. Por isso, como eu já contei no post com dicas de turismo em Fortaleza, fiquei hospedada na capital e fiz vários bate e voltas partindo de lá. O único lugar que eu fiquei mais dias foi Jericoacoara, de onde eu dou 10 dicas.

Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA
Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA – Saiba por que Canoa Quebrada foi batizada com este nome.

A sinalização para Canoa Quebrada está bem clara e é bem fácil chegar lá. No centrinho de Canoa você vai ser abordado por 1 milhão de guias, e isso me incomoda um pouco.

Chegamos com fome, pois já tínhamos passado uma boa parte da manhã em Morro Branco e seu lindíssimo monumento às falésias. Por isso, a missão foi logo conseguir um bom lugar e correr para almoçar.

O local escolhido não poderia ter sido melhor: paramos na Barraca de Praia Chega Mais, que tem uma piscina linda com vista pro mar.  A barraca fica meio afastada do centro, mas tinha serviço de praia e refeições bem servidas. Escolhemos ela pelo panfleto que recebemos assim que estacionamos na Broadway, e a foto da piscina conquistou o grupo! rs

Canoa Quebrada (3)
Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA; Barraca de Praia Chega Mais

O mar não é clarinho, ou não estava quando visitei Canoa, mas o cenário como um todo é muito bonito e vale a pena se ver.  Não atoa, Canoa Quebrada foi descoberta e adotada por Hippies na década de 70.

O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA – CEARÁ: 8 SUPER DICAS!

  1. A praia principal é rodeada por falésias, que formam um paredão rosado bem bonito de se ver. Dali até o RN são 75km de litoral para você aproveitar as suas praias. Para conhecê-las, você pode fazer o passeio com o carro mais famoso do nordeste: o buggy. Esse passeio tem como destino a praia de Ponta Grossa e passa por muitas outras no caminho, como Quixaba e Retirinho. Eu escolhi não fazê-lo, pois estava com vontade de deitar na areia e ficar, mas o pessoal do Férias Brasil detalha cada praia da região.
Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA
Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA: A extensa  faixa de areia e as falésias ao fundo.

 2. A outra opção de passeio é a segunda mais famosa do nordeste: o quadriciclo! Eu contei aqui dos passeios de quadriciclo que fiz em Lagoinha e depois em Flecheiras, assim, você pode ter uma ideia. O passeio de quadriciclo de Canoa é mais parecido com o de Flecheiras, pois ele tem como destino as dunas.

3. Nas dunas, você que é radical pode descer de uma enorme tirolesa ou esquibunda e aproveitar a visão! Daí é só voltar aqui e contar sua experiência, pois eu morro de medo! rs

4. A passarela de madeira é uma passagem por cima da praia para admirá-la e corre em paralelo com a famosa Broadway. Perdi um tempo por lá admirando a grandiosidade do mundo. O mais legal da passarela é que os parapentes passam pertinho, da até para conversar!

Untitled design
Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA: Passarela ótima para observação do mar

5. Assim, vamos ao próximo item da lista. Se você observar o céu todo colorido e quiser voar de parapente, basta ir ao final da passarela e você pode encontrar os instrutores. Eu não voei, mas lembro que o preço do passeio era bem acessível.

Canoa Quebrada (29)
Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA: Vôo de Parapente.

6. Logo ali, descendo uma escadaria de madeira que dá acesso à faixa de areia você vai encontrar e tirar fotos no famosérrimo símbolo de lua e estrela esculpido nas falésias. Pela extensa faixa de areia é difícil de acreditar, mas o mar chega ali na época de ressaca e pode destruir tudo! Quanto às fotos, as vezes tem fila, temos que ser pacientes! Se você fizer o passeio de buggy, você chega mais perto de um outro símbolo de lua e estrela esculpido.

Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA
Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA: o símbolo de lua e estrela esculpido.

7. A Broadway, ou Dragão do Mar, é a principal rua da vila. É lá que tudo acontece: bares, pequenas boates, restaurantes e bistrôs…

Eu não cheguei a passar a noite na região, pois fiz um bate e volta desde Fortaleza, mas eu gostaria de passar a noite para curtir a rua. Em sua entrada, mais um símbolo de lua e estrela, mas dessa vez não era esculpido em areia, veja abaixo que lindo!

Se você gosta da vida noturna, eu li que nos dias de lua cheia costumam ocorrer luais nas barracas de praia. A sua pousada vai te informar melhor que eu sobre isso!

Canoa Quebrada (31)

8. De bônus a charmosa capela de Canoa, que fica no fim da Broadway. Quem sabe você não casa por lá?

DCIM100GOPROGOPR2099.
Descubra O QUE FAZER EM CANOA QUEBRADA: A fofa igrejinha da vila.

ONDE COMER EM CANOA QUEBRADA – CEARÁ

Eu contei lá em cima que comi na barraca Chega Mais. Achei o preço justo, os pratos bem servidos, mas demoraram para sair. A grande vantagem é que você pode curtir uma praia, aonde eles disponibilizam espreguiçadeiras, ou ficar na piscina. A barraca não é perto do centrinho, mas estávamos de carro e não demorou mais do que 10 minutos. Não só a Chega Mais como as outras barracas espalhadas pela praia da aldeia oferecem refeições.

A Broadway tem um sem número de opções para fazer refeições, desde os mais charmosinhos até os mais basicões PFs.

 

ONDE FICAR EM CANOA QUEDRADA – CEARÁ

Se você não fez o bate e volta desde Fortaleza e quer curtir os encantos da Broadway a noite, você pode reservar uma pousada por lá. Existem opções com piscina e vista pro mar com preços bem acessíveis. Veja só:

  • O Blue Day e a Pousada da Lucinha tem quartos simples, baratos e hiper bem avaliados;
  • A pousada Vila Beija Flor é pé na areia e alguns quartos têm vista para o mar
  • Os chalés do Otto e Karina são espalhados em um lindo jardim, tem piscina e cozinha, o que eu acho que facilita muito para economizar na sua viagem!
  • Pousada e Hotel Presidente encanta pela piscina, bons reviews e a aconchegante decoração do quarto
  • E, por último, a pousada do Toby tem seu ponto alto na sua cobertura (literalmente e não! rs) com piscina e vista privilegiada para a praia!

Se você gostou de Canoa Quebrada, não espere para conhecer mais do litoral Cearense. Estive nas paradisíacas praias de Flecheiras e Mundaú, conheci Lagoinha, um dos principais cartões postais do Ceará, e dei 10 dicas do que fazer em Jericoacoara. Também dei dicas de pousadas e restaurantes e ainda contei o que fazer em Fortaleza. Vai lá conferir!!!!

call-to-action

Comments

  1. Adriana Mendonca

    Já estive em Canoa Quebrada há muitos anos atrás e achei maravilhoso! Lembro que fui de passagem e a visita durou pouco. Certamente quando voltar tentarei ficar mais tempo pra aproveitar melhor. Belas dicas! Um abraço!

  2. Gê Azevedo

    Muito boas as suas dicas! Canoa Quebrada é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer no nordeste e lendo seu post eu vi que tenho que apressar isso rsrs.

  3. Pingback: Ceará – Opções de roteiro que se adequam ao seu perfil – DESTINOS & AFINS…

  4. Julia Salce

    Ai que saudades do Ceará… Canoa Quebrada é tuuudo de bom, né? ótimas dicas! Ainda mais com esses passeios, eu ia amar saltar de parapente (apesar do medinho), fazer skibunda (hahahha adoro, super divertido) e passear por essa praia lindíssima! Tá rolando kite surf por ai tb? O Ceará é bacana para a prática da atividade porque venta bastante… se tiver, maridão vai querer ir! Rsrsrs

  5. isabelle

    Já fui algumas vezes para o nordeste, mas ainda não consegui visitar nada do Ceará, acredita?! Tenho muita vontade de conhecer Canoa Quebrada e Jeri, então espero poder seguir todas essas dicas em breve!!

  6. FLAVIA ZENKE

    Eu amei Canoa Quebrada que tem um charme só.. os bares, restaurantes e as pousadas são fofas. Amei fazer o passeio de bugre com muita adrenalina. Ótimas dicas que vocês deram

  7. Danielle

    Quando fui a Canoa Quebrada, era mais complicadinho chegar lá. Fico feliz em saber que a logística local melhorou. Lendo o seu post, me deu uma vontade de voltar e conhecer a famosa rua Broadway.. kkk… na minha época, só tinha praias, praias e mais praias.. kkkk… não que eu esteja reclamando, até pq, amoooooo praia! mas é sempre bom visitar outros pontos no lugar tb. Vendo as fotos, me lembrou um pouco de Arraial DÀjuda. Adorei as dicas. Beijos

  8. Paulo Venoso Costa

    Gostei, quero conhecer Canoa Quebrada e aqui vi umas ótimas dicas, quero fazer o passeio de buggy e esse de parapente, gostei mais ainda quando disse que o valor era bem acessível rsrs, interessante a origem do nome de canoa quebrada nem imaginava ahahaha

  9. Igor Augusto

    Embora tenha visitado Fortaleza muitas vezes, nao fui a Canoa Quebrada. Definitivamente o que eu mais gostaria de fazer nesse lugar seria.. o esquibunda! Hahah! Fizemos em umas dunas em Concón, no Chile (sim, no Chile, risos), e foi ÓTIMO! Claro, o passeio de buggy também tá na lista. Valeu pelo post!

  10. Elaine

    Esse lugar é tão lindoooo =D Lembro que quando eu fui a minha comida demorou muito pra chegar rsrs aprendi que tem que pedir a comida logo de manhã e falar o horário que quer recebê-la =)

  11. Alexandre Nunes

    Bom demais. Canoa Quebrada fica a menos de 1 hora da minha cidade, que privilégio né ? Olha, voce curtiu muito bem o seu dia lá! Fez de tudo :). Dicas super úteis pra quem vai conhecer esse nosso Paraíso. Valeu demais pelo post. Abraços

  12. Glaucia

    Nossa, eu adorei as dicas. Acho que não tem tempo ruim pra visitar lá,né? Tô só esperando uma promoção de passagem saindo do Rio e fazer tudo que vc indicou

O que você achou??