Descubra Nova Friburgo na Serra Fluminense

Você certamente já ouviu falar em Friburgo na Suíça. E em Nova Friburgo, no Brasil? A cidade fica na serra Fluminense e está em contagem regressiva para seus 200 anos. Nós fomos lá conhecer e vamos te dar algumas dicas de o que fazer em Nova Friburgo!

Charme da Serra em Nova Friburgo RJ

Primeira colônia não portuguesa a existir no Brasil, a região da qual falaremos nesse post foi assim escolhida pelo seu clima mais próximo do Europeu, pois está há cerca de 850m acima do nível do mar.

Por isso, dependendo da época que você for visitar a cidade, leve seu casaco. Fomos no início de setembro e pegamos  temperaturas de 18° a 20° de dia e  10° a 12° a noite.

Parte da economia da cidade é movimentada pelas confecções de lingeries. Assim, partimos para o nosso primeiro tópico das dicas de Friburgo, para os íntimos!

Compra de Lingerie

Sendo mulher ou homem, não torça o nariz para essa opção de passeio que estou lhe propondo.  Junto à rodoviária sul, bem na entrada da cidade, você vai encontrar infinitas opções de lojinhas. Fiz a festa não só com lingeries, mas também com roupas para dormir e  ginástica. Homens acharão para si cuecas e meias, mas vale uma passadinha para comprar presentes para as mulheres de sua vida. #fikadika rs

Já que você está na entrada da cidade, pode visitar os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Eu sei que eles merecem um final de semana só para eles, mas para despertar essa vontade, você precisa conhecer o centrinho com seus próprios olhos. Foi o que fizemos.

Lumiar e São Pedro da Serra

Vista de Lumiar em Nova Friburgo

São cerca de 30km de estrada sinuosa desde as lojinhas de lingerie, mas vale a pena. O centrinho de Lumiar tem restaurantes charmosos e um laguinho fotogênico.

O distrito é cheio de cachoeiras e esse é o motivo pelo qual eu quero voltar logo e dedicar um final de semana só pra ele. Almoçamos ao som de blues e partimos para a vizinha São Pedro da Serra.

Ainda menor que Lumiar, São Pedro tem uma pracinha com aquela receita infalível de charme. Casinhas coloridas, lojinhas, coreto e chafariz são os ingredientes que me fizeram tirar 1001 fotos!

Lojinhas em São Pedro da Serra – Nova Friburgo 

Paramos no Cacau da Serra, uma cafeteria de esquina e comemos um delicioso brownie com sorvete.  Uma pena pois já era hora de voltar à Friburgo.

Café Cacau da Serra em Lumiar - Nova Friburgo
Café Cacau da Serra em São Pedro da Serra – Nova Friburgo 

Pedra do Cão Sentado

Nova Friburgo não é só compras, pelo contrário! Gosta de natureza? Então vai fazer a trilha da Pedra do Cão Sentado. Siga as placas indicativas para o parque de Furnas.

BIZÚ: A entrada do parque é exatamente ao lado do pedágio. Nós fomos com GPS e ele nos indicou uma subida de estrada de terra um pouco antes. Não é ali!

Pagamos em setembro de 2017 R$ 12,00 por pessoa. Tem uma lanchonete bem simples e um laguinho com espaço para arvorismo logo em cima. Não escolhemos nenhuma dessas opções e partimos para a trilha.

Trilha para a Pedra do Cão Sentado em Nova Friburgo

A trilha é toda bem delimitada, eu havia lido que é leve. Não é levinha, vamos considerar um leve para moderada pois sobe bastante. Fizemos em 40 mins com algumas paradas para respirar e fotografar. Se você quer se comparar conosco, não estamos em boa forma física. Meu noivo com problemas no joelho não tem ido à academia e eu só vou para a aula de dança! Rs

As subidas são em escadas de pedras ou madeira, então é quase impossível errar o caminho.

Quase chegando lá, um lugar chamado Catedral: lindas pedras aonde você passa entre elas.

Trilha para a Pedra do Cão Sentado em Friburgo RJ

E no topo, vista da cadeia de montanhas e do Cão Sentado! Eu adorei conhecer o bichinho, dei até um beijinho nele!

Pedra do Cão Sentado em Nova Friburgo 

Praça do Suspiro

Cansado de andar? Você ainda pode conhecer a Praça do Suspiro. É lá que fica a igrejinha antiga da cidade, o letreiro de Nova Friburgo e o ponto de partida do teleférico da cidade.

Lá no alto do teleférico, uma estação com boliche, museu do corpo humano e vista pra cidade. Meu hotel ficava no meio do caminho entre o centro e a estação do teleférico, então, escolhemos não subir. Mostro a vocês algumas fotos e deixo o link de um vídeo incrível que o @fabiocoxta fez de lá de cima!

Topo do Teleférico de Nova Friburgo RJ

Pico da Caledônia

Outra opção sensacional de passeio é o Pico do Caledônia. Pelo que li, você pode subir de carro ou a pé.

Se escolher a primeira opção, vá de 4×4 ou tenha ciência de que terá que deixar o carro em algum momento e finalizar a subida a pé. Se for de 4×4, você chega até quase o topo. Dali será inevitável subir uma escadaria para apreciar a vista. Segundo alguns relatos, em dias limpos é possível ver até a ponte Rio Niterói. O pico é o segundo mais alto do estado, atrás apenas das Agulhas Negras.

Se escolher ir a pé, são cerca de 3 horas de caminhada.

Não fomos pois o tempo não estava legal. Vai ficar para a próxima!

Nova Friburgo Country Club

O que fazer em Nova Friburgo Country Club – RJ

Um Oasis dentro de Nova Friburgo, foi essa a sensação que tivemos ao entrar no clube. Seus jardins ficam abertos para os não sócios e o único preço a se pagar foram R$ 8,00 de estacionamento (setembro de 2017). Chafariz, laguinho, ponte, gramado, aves, vista para a montanha… Como não se apaixonar por essa combinação de itens? Vimos por lá ensaios pré wedding e o cenário realmente combina! Nós tentamos fazer o nosso Selfie ensaio rs:

O que fazer em Nova Friburgo Country Club – RJ
O que fazer em Nova Friburgo Country Club – RJ

Vou deixar as fotos, que vão falar por si só!

O que fazer em Nova Friburgo Country Club – RJ

Essas foram as minhas sugestões para um final de semana em Friburgo!  Você ainda pode conhecer o parque dos Três Picos, o parque municipal ou o Museu a céu aberto. Foi a uma dessas atrações? Nos conte



— 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Cristina Carvalho Lima

Comments

  1. Zelinda Arêas

    Olha, que vergonha eu sendo carioca e não saber nem da metade dessas coisas. Só sabia sobre a questão de roupas íntimas. Adorei o post e as dicas, principalmente do Cão Sentado. Muito curioso 😉

  2. Alessandra

    Que cidade graciosa, adoro estes lugares com clima de Serra. Ótimos estes passeios por trilha, é o que mais gosto nas viagens. Parabéns pelo post.

  3. Luiza Cardoso (olhosdeturista)

    Ai que delícia de cidadezinha!
    Já tinha ouvido falar de Nova Friburgo, mas não sabia que ela tenha da altitude dela e nem dessas trilhas!
    Adorei as dicas sobre as lingeries! rss! Bom saber! ^^
    Amei a sua foto na pedra do cão sentado hahaha e a da ruazinha com a mapa toda fechada! Linda demais!!
    Mto bom o post, fiquei com mta vontade de ir para lá também! =)

O que você achou??