Argentina | Buenos Aires | Córdoba | Destinos | Intercâmbio

Já pensou em fazer Intercâmbio na Argentina?

07/02/2017
Intercâmbio é uma experiência incrível, não é mesmo? Muitos viajam e voltam, não só com o inglês na bagagem, mas sendo uma nova pessoa. Mas… só inglês? Não! Apesar de o Brasileiro ter mais costume de estudar inglês, o seu intercâmbio pode ser para onde bem imaginar!!  Conheça como foi o meu Intercâmbio na Argentina.
Eu tive a possibilidade de fazer esse intercâmbio 2 vezes: a primeira eu fui para a Argentina estudar Espanhol e na segunda eu fui para a Austrália estudar inglês.
Foram, respectivamente a primeira e a segunda vez que saí do país, uma das primeiras vezes em um avião. Poupanças raspadas na família e aproveitei uma boa fase da economia. Sim, foi antes da crise!
Hoje eu vou te contar como foi a minha viagem para a Argentina.
Bom, aqui no Brasil eu organizei tudo através da  World Study. Cheguei a verificar o preço de contratar a escola diretamente, mas não fazia diferença e eu não ia contar com o apoio de uma empresa Brasileira.
O atendimento por lá foi tão bom que repeti a contratação na minha ida para a Austrália. Todos os meus amigos aos quais indiquei a empresa elogiaram bastante! Eu tratei meus dois cursos com a Bel, que ainda está por lá (bbastos@worldstudy.com.br).
A escola de referência na Argentina era a COINED e eles estão por toda a América do Sul, nas principais cidades.
Como eu ia fazer um curso de 4 semanas, decidi dividí-lo e acho que foi uma excelente escolha: foram duas semanas em Córdoba e duas em Buenos Aires. Um mês em cada uma delas seria cansativo, eu acho.
BIZU: se você vai fazer um intercâmbio só para estudar e isso não incluir trabalho, divida seu curso em mais de uma cidade. Dessa forma, você pode conhecer a cidade mais a fundo após as aulas e fazer os bate-voltas nos dias de folga do seu curso!

COMO É ESTUDAR ESPANHOL EM CÓRDOBA – ARGENTINA?

Córdoba é uma cidade adorável, a segunda maior da Argentina. A cidade concentra muitos estudantes, é bem universitária. Quando estive lá, em fevereiro, esses estudantes estavam em suas cidades. Por isso, os boliches (nights, noitadas ou baladas) estavam meio vazios. Eu achava muito engraçado uma cidade tão grande ser tão pouco movimentada nesse sentido.
Mas a COINED pensou nisso: tinha um funcionário, o querido Mariano, cuja função durante o dia eu não entendia bem, mas a noite era entreter os alunos! Tinham programações diárias e nos divertíamos muito! Nessas duas semanas fiz amigos para a vida toda!
Intercâmbio na Argentina
Intercâmbio na Argentina: Coined
A COINED se localiza no centro, em uma casa com piscina (sim, é muito quente no verão, muito abafado mesmo), computadores para que os alunos naveguem, professores bem acolhedores. Das 4 escolas de idiomas que eu já frequentei nos meus intercâmbios, a COINED de Córdoba foi a melhor disparada e eu explico o porque: as aulas eram uma mistura daquelas aulas padrões das escolas de idiomas tradicionais com aulas de história. Então, fazíamos passeios ao Centro Histórico, fomos em um museu que funciona aonde era um presídio da época da ditadura militar, assístíamos filmes argentinos e os professores contavam muitas histórias. Eu adorava ir para a aula e nem lembrava que eu estava estudando. Evoluí muito em duas semanas, pois havia entrado no primeiro nível, o mais básico que a escola dispunha. A equipe era atenciosa e disponível!
coined
Intercâmbio na Argentina: COINED em Cordoba
Eu me hospedei em uma casa de estudantes que tinha convênio com a COINED. Vi pessoas que tiveram muita sorte e outras que não gostaram muito de suas hospedagens, mas eu AMEI a casa de Maida (minha casa).  Maida não morava na casa, só passava lá de vez em quando. Os cômodos eram amplos, de vizinhos, tínhamos lojas como sorveteria, mercado e padaria, logo, tínhamos tudo por perto. Além disso, a noite, podíamos fazer festa pois o barulho não incomodava a ninguém. É verdade que a casa de Maida não era perto do centro, mas a cidade não é enorme, então, sem sofrência!
As dicas específicas da cidade eu vou passar em um post específico e detalhadinho!
COMO É ESTUDAR ESPANHOL EM BUENOS AIRES – ARGENTINA?
Buenos Aires é querido por 9 entre 10 Brasileiros! Agora imagine 15 dias por lá, estudando e explorando? Foi o que fiz!!
Me hospedei em um apartamento de estudantes na Hipolito Yrigoyen, bem no fervo do centro, pertinho da COINED.  O prédio era daqueles antiguinhos, o elevador era daqueles antigos de grade (porta pantográfica), super bonitinho. O apê era legal, mas o meu quarto especificamente não tinha uma parede até o teto, então a qualidade do sono não agradou.
A escola, por incrível que pareça, estava lotada de Europeus. A proporção de Brasileiros matriculados era bem menor que em Córdoba. Eu achava que seria exatamente o contrário. A galera Europeia não era muito aberta a novas amizades. Dessa forma, foi mais difícil enturmar com os não brasileiros na unidade Porteña!
coined-bs
Intercâmbio na Argentina – COINED Buenos Aires
Bom, a escola era muito boa, mas o Espanhol ensinado foi bem mais comercial. Explico: se você fizesse espanhol aí na sua cidade provavelmente seria bem parecido. A escola de Córdoba seguia o mesmo livro, a diferença era o mix com história Argentina que tivemos a oportunidade de conviver. Mesmo assim, nas tardes de segunda, você também ganha uma tour a pé pelo centro e conhece os marcos mais importantes da cidade.
Em ambas as escolas você tem a opção do curso padrão, pelas manhãs, ou intensivo, com aulas de manhã e a tarde. Você também pode combinar com aulas de tango! Elas têm duas vantagens que acho importantes: cozinha com acesso livre para refeições (o que permite economizar) e turmas pequenas.
*Esse post NÃO é patrocinado.
call-to-action

Only registered users can comment.

  1. Eu nunca fiz um intercambio, mas se fizesse, queria fazer um assim como o seu.

    O que achei interessante é você dizer que tem piscina, sempre imaginei toda a Argentina como um país frio, que coisa não!!

  2. Intercâmbios são formas incríveis de se vivenciar uma nova cultura e se integrar a um novo país, adorei seu relato!

  3. Acho que eu também ia preferir um curso com conteúdos culturais. Já fiz um curso de verão na China, pois estou a aprender mandarim e foi muito interessante porque eles também intercalaram as aulas com visitas e mesmo programas de lazer com os alunos chineses.
    Abraço
    Ruthia d\’O Berço do Mundo

  4. Adorei o post, tenho muita vontade de fazer intercâmbio, e nunca tinha pensado em fazer na América Latina, vou estudar isso.

  5. Que privilégio poder fazer dois intercambios para aperfeiçoar duas linguas diferentes! Show de bola, parabens! Eu fiz um de 1 ano em Londres, mas fui para estudar (mestrado). É a melhor experiência da vida! beijao

  6. Adorei a dica, sou doida pra fazer um intercâmbio, e acredito que Córdoba foi super interessante e cheia de atrativos, e Buenos Aires sou suspeita já fui algumas vezes super adoro, restaurantes, passear nos parques, os shows de tango e tudo mais que a cidade tem …

  7. Uau!!! Lembrei dos meus tempos de república… Intercâmbio nunca fiz, mas deve ser bem parecido! Este contato com o novo é muito enriquecedor!

  8. Que experiencia incrível… sou filhinha de mamãe e nunca tive coragem para fazer intercâmbio. Mas me arrependo de não der feito.belas dicas. Post top

  9. Ando pensando muito em realizar um intercâmbio na América Latina. Obrigada pela indicação. Quando fiz para o Canadá, ficava até mais barato fechar com uma agência brasileira do que pagando direto.

  10. Nossa, que legal! Acredita que nunca havia passado pela minha cabeça em estudar espanhol em intercâmbio?! ainda mais na Argentina.. Uma super experiencia não é??

  11. Sempre tive uma frustraçãozinha por não ter feito um intercâmbio na minha adolescência. Hoje em dia, podemos dizer, que estou fazendo um intercâmbio cultural (com a minha viagem pela América do Sul) e, sem dúvidas, é uma experiência única.

    Muito bom compartilhar esse seu relato. Tomara que consiga atingir muitas pessoas!!

O que você achou??