Centro de Santiago
Chile | Santiago

Conheça o Centro de Santiago: um roteirinho de 1 dia!

08/11/2017

Vai fazer uma viagem à Santiago? Vai usar a cidade apenas como stopover para o sul ou rumo ao deserto de Atacama? Não importa qual seja o seu plano, tire um dia para conhecer o centro de Santiago e ainda gaste muito pouco!

Santiago tem um centrinho bem histórico, que eu achei limpo e organizado. Como em todas as viagens, eu adoro programar meus passeios, mas também me perder nesses lugares. Por isso, passei em prédios lindos que eu nem sei o nome!

Não li relatos de roubo e me senti segura no geral, sem abrir mão do cuidado básico, pois espertos existem em qualquer lugar.

 

Centro de Santiago: Troca de Guarda
Centro de Santiago: Troca de Guarda

O PALÁCIO DE LA MONEDA

Meu passeio pelo Centro de Santiago começou pelo Palácio de La Moneda, a sede do governo Chileno. Eu indico que você também comece por lá, pois é de manhã (pontualmente às 10hrs) que você vai conseguir assistir a troca de guarda.

Se você quiser, pode fazer também a visita guiada pelo Palácio. O blog  Nós no Chile tem um post todinho voltado para o relato dessa visita!

Bizú: A troca de guarda do La Moneda não é diária, acontece a cada 2 dias. Quando programar sua viagem,  já tenha em mente o dia da troca de guarda que você pensa em assistir. Veja nesse site o calendário e programe-se!

A melhor forma de se chegar ao Palácio é de metrô, Estação La Moneda (Saída pra Calle Teatinos). Isso porque ele fica bem no centro da cidade, aonde as pessoas estão se locomovendo normalmente para ir trabalhar enquanto você está turistando. O metrô é cheio, mas muito bem organizado e me atendeu durante toda a minha estadia na cidade. Ele cobre uma grande área. Super indico a sua utilização!

Voltando à troca, eu adorei a cerimônia, que durou menos de 1hr. Nunca assisti a Inglesa, a mais famosa do mundo, mas achei essa bem legal.

Saindo dali, você pode aproveitar e ir para o outro lado do La Moneda e conhecer seu subsolo, aonde tem um Centro Cultural com entrada gratuita. Quando fomos, um dos temas expostos era o Brasil, achei bem interessante. Por lá também tem um café que estava bastante frequentado também por locais!

O Palácio oferece visitas guiadas que precisam ser agendadas. Veja aqui no Blog Meus Roteiros de Viagem como encaixar essa visita em seu dia pelo Centro de Santiago.

Se você gostaria de conhecer a sede do governo chileno, veja também como é esse passeio na sede do Governo Brasileiro. Conheça a visita guiada ao Palácio do Planalto, em Brasília!

 

 

Centro de Santiago do Chile: Museu de Arte Pré Colombino
Centro de Santiago: Museu de Arte Pré Colombino

 

O MUSEU DE ARTE PRÉ COLOMBINO

 

Após a troca de  guarda, basta subir a Calle La Moneda até a Calle Banderas, caminhando até o número 361. Em cerca de 10 minutos já encontrará o Museu de Arte Precolombino, que funciona em um prédio construido em 1805.

O acervo da época pré Colombo é enorme. Não sou aficionada em arte, mas achei o local como um todo muito interessante.

Alguns salões são escuros, então a melhor foto que tenho é da escada do Museu, que tem um mapa enorme, bem legal!

BIZÚ: Esse museu tem um site (acesse aqui!) extremamente rico, com todas as informações sobre as obras e

Centro de Santiago do Chile: Museu de Arte Pré Colombino
Museu de Arte Pré Colombino

os audioguias para baixar gratuitamente e ouvir durante a sua visita. Isso tudo separado por sala e por regiao! Fiquei imensamente surpresa com tantos recursos!

O museu cobra entrada em valor de  4.500 pesos (cerca de R$23,00) e abre de terça a domingo.

 

 

 

 

 

 

 

 

PLAZA DE ARMAS

Bem pertinho dali você já encontra a Plaza de Armas. É ao redor dessa praça que você vai encontrar o lindo Museu Histórico Nacional. Adorei a arquitetura, ele tem um pátio aberto por dentro.  Fomos em um domingo e a entrada era gratuita!

Ainda na Plaza de Armas está a Catedral Metropolitana, que estava com sua fachada em reforma na nossa visita. Ainda assim, colocaram um painel simulando o  que ela seria e eu entendi que o passeio promete ser bom!

Ali no entorno encontramos o Café con Piernas, vimos a citação no Viaje na Viagem e ficamos bem curiosos. De qualquer forma, concordo com a opinião do Ricardo Freire: é deprê! Estava frio, andávamos bem aquecidos, mas as garçonetes atrás do balcão atendiam com as pernocas de fora, coitadas! A parte debaixo do balcão é de vidro, o que o torna uma verdadeira vitrine. Não achei legal!

Bom, você andou muito e merece almoçar! Almoçamos aleatoriamente em um dos restaurantes da Plaza de Armas, e apreciamos o movimento por lá.

CERRO SANTA LUCIA

Depois do almoço você precisa fazer digestão, correto? Então caminhe alguns quarteirões até o lindíssimo Cerro Santa Lucia. O objetivo é chegar em seu mirante, no topo, mas aproveite o caminho. A começar pelos portões e escadarias, sabemos que estamos entrando em um local histórico e bem conservado. Além de lindo, ele tem uma outra grande vantagem: sua entrada é gratuita!

Centro de Santiago do Chile: Cerro Santa Lucia
Centro de Santiago do Chile: Cerro Santa Lucia
Centro de Santiago do Chile: Cerro Santa Lucia
Centro de Santiago do Chile: Cerro Santa Lucia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegando no primeiro nível, a Terraza Neptuno é de enlouquecer: linda e com uma fonte belíssima! Após muitas e muitas fotos (quem resiste?), podemos continuar a nossa subida.

A segunda parte do Cerro, um pouco mais acima, tem uma praça arborizada onde você pode descansar e admirar uma parte da vista. Quando fomos, havia uma barraquinha com venda de água e refri. Se você não levou nada para se hidratar, aproveite a chance, pois se você pretende chegar ao mirante, mais escadas virão.

BIZÚ: Existe um elevador que é gratuito, ele não chega até o mirante, que fica no último nível de escadarias do Santa Lucia, mas ele te facilitará em uma parte da subida. Nós utilizamos as escadas mesmo.

A última parte, finalmente, é o mirante! Eu era apaixonada por qualquer ponto de Santiago de onde fosse possível ver aquela linda cadeia de Montanhas toda salpicada de neve, então eu amei! O local é um pouco apertado e estava cheio, mas valeu a visita.

OUTRAS ATRAÇÕES NO CENTRO DE SANTIAGO

 

Acabado o passeio, você ainda poderá visitar o Museu Nacional de Belas Artes que fica no Parque Forestal, bem ali pertinho. Achei aquela região charmosa, com arte de ruas e cafés. Aos domingos, uma feira lota o local!

Já cansou de andar??  O Centro de Santiago ainda abriga o Mercado Central, a Biblioteca Nacional, o Museu de Artes Visuales, o Palácio Lha Alambra, a esquina Paris Londres e outras construções lindas de se admirar!

Achei a região um super passeio, cheia de construções lindas! Amei me perder por lá!

 

 

 

 

Only registered users can comment.

  1. Programa super completo para um dia! Visitei Santiago, mas acabei gastando dois dias no centro. A vista do Cerro Santa Lucia é realmente imperdível. Estive no verão e tinha grande visibilidade, mas pelas fotos, vejo que com o tempo frio fica ainda mais bonito!

  2. Adorei o post. Fomos para Santiago em setembro e foi ótimo para matar as saudades. O Cerro Santa Lucia é um dos meus lugares prediletos de lá, o mirante lá em cima é meio apertadinho mesmo, mas vale super a pena.

  3. Adorei o post! Dicas ótimas pra conhecer Santiago! Assistir a troca da Guarda deve ser bem legal!

O que você achou??